Questões Militares
Sobre sociologia da comunicação em comunicação social
Foram encontradas 13 questões
De acordo com Marcondes Filho (2014), correlacione os tipos de comunicação aos seus conceitos e assinale a opção correta.
TIPOS DE COMUNICAÇÃO
I- Existencial
II- Fática
III- Intercultural
IV- Urbana
V- Organizacional
CONCEITOS
( ) A sociedade é um sistema ambientalmente sensível, mas operacionalmente fechado.
( ) Os participantes são conscientes de que o outro é diferente e reconhecem mutuamente sua alteridade.
( ) Não pode ser prescrita nem reencenada, pois é sempre única.
( ) Admite que as organizações são redes de comunicação, marcadas por efetividade, viabilidade, êxito ou fracasso.
( ) Tem o papel de harmonizar o comportamento dos homens, construindo novos laços e sentimentos.
( ) O contexto vivido é fonte material de produção e comunicação de criações alegóricas. É como um processo de estar em relação que vai além da sinalização e da informação.
Analise as afirmatias abaixo .
Segundo Martino (2014), é quase impossível identificar um lugar no cotidiano onde não haja a presença da indústria cultural. Sobre as características da indústria cultural, é correto afirmar que
I - o artista criador é substituído pela linha de produção com uma divisão do trabalho cultural em partes cada vez mais compartimentadas.
II - o espaço para o experimentalismo é amplo, pois o fato de não agradar ao público contraria a lógica da produção .
III- o lucro orienta a produção, e o espaço da criação individual é eliminado em virtude da lógica da produção coletiva .
Assinale a opção correta.
Segundo Castells (1999), assistimos a um novo ressurgimento religioso em todo o mundo, de que o fundamentalismo constitui um aspecto bastante distinto. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. O fundamentalismo religioso corresponde a uma dupla desconstrução, individual e coletiva, que articula cultura, religião e política.
II. O fundamentalismo religioso corresponde a um conjunto de crenças e experiências de caráter religioso que se assenta num processo individual de conversão a uma fé ou crença, como ponto de partida para a reconstrução da sociedade.
III. O fundamentalismo religioso corresponde à construção de uma identidade coletiva, baseada na assimilação da palavra de Deus, pelos indivíduos que se integram a uma determinada crença religiosa.
IV. O fundamentalismo religioso corresponde à construção de uma identidade coletiva pela identificação do comportamento individual e das instituições sociais às normas oriundas da lei de Deus, interpretadas por uma autoridade que atua como intermediário entre Deus e a humanidade.
V. O fundamentalismo religioso corresponde à construção de uma
identidade assentada em padrões de submissão coletiva, às normas que
regulam uma determinada crença religiosa.
I. O jornalismo é concebido como uma instituição social a serviço das elites, em sua relação com as massas, ou a serviço da democracia, funcionando como um fórum de questões.
II. O jornalismo é concebido como uma instituição social veiculadora das mais diferentes ideias, mas capaz de se transformar numa arma para as forças políticas.
III. O jornalismo é concebido como uma instituição social capaz de forjar a subjetividade do homem moderno.
IV. O jornalismo é concebido como uma instituição social que se constitui enquanto um instrumento de controle social.
V. O jornalismo é concebido como uma instituição social que se constitui enquanto um quarto poder.