Questões Militares de Comunicação Social - Sociologia da Comunicação

Foram encontradas 13 questões

Q1002532 Comunicação Social

De acordo com Marcondes Filho (2014), correlacione os tipos de comunicação aos seus conceitos e assinale a opção correta.


TIPOS DE COMUNICAÇÃO

I- Existencial

II- Fática

III- Intercultural

IV- Urbana

V- Organizacional


CONCEITOS

( ) A sociedade é um sistema ambientalmente sensível, mas operacionalmente fechado.

( ) Os participantes são conscientes de que o outro é diferente e reconhecem mutuamente sua alteridade.

( ) Não pode ser prescrita nem reencenada, pois é sempre única.

( ) Admite que as organizações são redes de comunicação, marcadas por efetividade, viabilidade, êxito ou fracasso.

( ) Tem o papel de harmonizar o comportamento dos homens, construindo novos laços e sentimentos.

( ) O contexto vivido é fonte material de produção e comunicação de criações alegóricas. É como um processo de estar em relação que vai além da sinalização e da informação.

Alternativas
Q1002531 Comunicação Social
Castells (2017) discorre sobre a sociedade interativa e apresenta o estudo do sociólogo da internet: Wellman. Para os autores, uma distinção fundamental na análise da sociabilidade é entre os laços fracos e fortes criados pela Rede. Com base nesses pressupostos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1002494 Comunicação Social
Dentro da revolução tecnológica da informação, qual cenário não corresponde à “Visão Apocalíptica”, proposta por Torquato (2015), de possíveis efeitos da nova cultura civilizacional sobre o campo da comunicação?
Alternativas
Q912040 Comunicação Social
As primeiras escolas de comunicação surgiram nos Estados Unidos e, com elas, vários modelos teóricos foram desenvolvidos ao longo do século XX para compreender as relações entre a comunicação e a sociedade. De acordo com Martino (2014), sobre esses modelos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q912039 Comunicação Social
De acordo com Mauro Wolf (in Pena, 2013), a passagem dos efeitos limitados para os efeitos cumulativos implica a substituição do modelo transmissivo da comunicação por um modelo centrado no processo de significação. “A influência da mídia é admitida na medida em que ajuda a estruturar a imagem da realidade social, a longo prazo, a organizar novos elementos dessa mesma imagem, a formar opiniões e crenças novas." A ação da mídia no conjunto de conhecimentos sobre a realidade social forma a cultura e age sobre ela. Para Noelle Neumann (in Pena, 2013), citado por Wolf, essa ação tem três características básicas:
Alternativas
Q830912 Comunicação Social
Segundo Lemos (in KUNSCH, 2016), a pesquisa em comunicação organizacional e em relações públicas tem avançado em relevância e abrangência e requer do pesquisador muita perspicácia e intuição para identificar questões emergentes no dia a dia das organizações e no ambiente em que elas atuam. Sendo assim, assinale a opção correta.
Alternativas
Q830911 Comunicação Social
O clássico esquema tricotômico de comunicação representado por fonte (a pessoa que fala), mensagem (o discurso que pronuncia) e receptor (a pessoa que escuta) foi apresentado por
Alternativas
Q830900 Comunicação Social
Segundo Gaye Tuchman (Apud PENA, 2013), é possível estabelecer uma sistematização das notícias de acordo com o tipo de matéria. Para Pena (2013), é uma maneira de pôr ordem no espaço e no tempo e diminuir os efeitos da imprevisibilidade. Assinale a opção que apresenta um desses tipos de matéria e sua correta definição.
Alternativas
Q802599 Comunicação Social

Analise as afirmatias abaixo .

Segundo Martino (2014), é quase impossível identificar um lugar no cotidiano onde não haja a presença da indústria cultural. Sobre as características da indústria cultural, é correto afirmar que

I - o artista criador é substituído pela linha de produção com uma divisão do trabalho cultural em partes cada vez mais compartimentadas.

II - o espaço para o experimentalismo é amplo, pois o fato de não agradar ao público contraria a lógica da produção .

III- o lucro orienta a produção, e o espaço da criação individual é eliminado em virtude da lógica da produção coletiva .

Assinale a opção correta. 

Alternativas
Q802518 Comunicação Social
Segundo McLuhan (1964), a expressão "o meio é a mensagem" representa
Alternativas
Q646252 Comunicação Social

Segundo Castells (1999), assistimos a um novo ressurgimento religioso em todo o mundo, de que o fundamentalismo constitui um aspecto bastante distinto. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O fundamentalismo religioso corresponde a uma dupla desconstrução, individual e coletiva, que articula cultura, religião e política.

II. O fundamentalismo religioso corresponde a um conjunto de crenças e experiências de caráter religioso que se assenta num processo individual de conversão a uma fé ou crença, como ponto de partida para a reconstrução da sociedade.

III. O fundamentalismo religioso corresponde à construção de uma identidade coletiva, baseada na assimilação da palavra de Deus, pelos indivíduos que se integram a uma determinada crença religiosa.

IV. O fundamentalismo religioso corresponde à construção de uma identidade coletiva pela identificação do comportamento individual e das instituições sociais às normas oriundas da lei de Deus, interpretadas por uma autoridade que atua como intermediário entre Deus e a humanidade.

V. O fundamentalismo religioso corresponde à construção de uma identidade assentada em padrões de submissão coletiva, às normas que regulam uma determinada crença religiosa.

Alternativas
Q266999 Comunicação Social
Analise as afirmativas sobre imagem corporativa e, em seguida, marque a afirmativa correta.
Alternativas
Q245522 Comunicação Social
As teorias sociais da imprensa, nos séculos XIX e XX, descrevem o jornalismo como um produto das relações de força que configuram o poder. Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O jornalismo é concebido como uma instituição social a serviço das elites, em sua relação com as massas, ou a serviço da democracia, funcionando como um fórum de questões.

II. O jornalismo é concebido como uma instituição social veiculadora das mais diferentes ideias, mas capaz de se transformar numa arma para as forças políticas.

III. O jornalismo é concebido como uma instituição social capaz de forjar a subjetividade do homem moderno.

IV. O jornalismo é concebido como uma instituição social que se constitui enquanto um instrumento de controle social.

V. O jornalismo é concebido como uma instituição social que se constitui enquanto um quarto poder.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: C
5: E
6: C
7: D
8: C
9: E
10: E
11: D
12: D
13: D