Questões Militares Sobre agenda setting em jornalismo

Foram encontradas 8 questões

Q2120361 Jornalismo
De acordo com Giovandro Marcus Ferreira (Apud Hohfeldt, 2015), o agenda setting e a espiral do silêncio são duas faces de uma mesma moeda. Ambas trabalham com a perspectiva massificante sob a égide da imposição dos mass media sobre os indivíduos. A respeito das referidas teorias, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1120968 Jornalismo
A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda.
SOUSA, Ana Caroline da Silva Ribeiro; ROCHA, Liana Vidigal. Agenda-Setting e Twitter: um estudo da relação entre teoria e prática. In: SOUZA, Rose Maria Vidal de; MELO, José Marques de; MORAIS, Osvando J. de. Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologia de Ensino. São Paulo: Intercom, 2014. p. 261-290.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Teoria do Agendamento, a mídia sugere quais temas devem fazer parte da agenda pública. Além disso, os veículos jornalísticos são a única fonte de informação da audiência.
II. O público pode agendar a mídia, com base em demandas para que ela dê visibilidade a temas que lhe interessam. A esse tipo de agendamento, dá-se o nome de contra-agendamento.
III. Os consumidores de produtos midiáticos tendem a considerar mais importantes os temas veiculados. Ou seja, os meios de comunicação agendam nossas conversas.
Assinale
Alternativas
Q675860 Jornalismo

Considerando a hipótese do agenda-setting, conforme Wolf (2006), informe (F) para as ideias falsas e (V) para as verdadeiras e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os mass media descrevem a realidade mas não apresentam ao público uma lista destacando sobre o que é necessário ter uma opinião e discutir.

( ) Em consequência da ação dos jornais, da TV e de outros meios de informação, o público sabe ou ignora, dá atenção ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas tendem a incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu conteúdo.

( ) O público tende a atribuir importância aos acontecimentos, problemas e pessoas de acordo com a ênfase atribuída a eles pelos mass media.

( ) Segundo McCombs (1976), o caráter fundamental da agenda parece, frequentemente, ser estruturado pelos jornais, ao passo que a televisão reordena ou ressistematiza os temas principais da agenda.

Alternativas
Q646244 Jornalismo

As relações com os meios de comunicação ou relações com a imprensa baseiam-se em três princípios articulados. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Tais princípios referem-se: à atualidade da informação; à proximidade dos eventos relatados; e à implicação dos sujeitos nos fatos divulgados.

II. Tais princípios referem-se: às características da notícia institucional; às coberturas pré-programadas das editorais dos veículos; e a relacionamentos pessoais com editores e jornalistas.

III. Tais princípios referem-se: à veiculação de publicidade nos veículos; à segmentação dos veículos (públicos-alvo); e a interesses compartilhados entre fonte de informação e empresa jornalística.

IV. Tais princípios referem-se: ao enquadramento; a subsídios informativos que facilitem a cobertura noticiosa; e à construção da agenda midiática.

V. Tais princípios referem-se: à relevância dos acontecimentos relatados; aos critérios de noticiabilidade; e a rotinas da produção noticiosa

Alternativas
Q646222 Jornalismo
Sobre a Hipótese da agenda-setting é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297374 Jornalismo
Nos estudos de Noelle Neumann para a agenda setting, as características básicas que compõem a ação dos veiculos de comunicação sobre a realidade social, formadora cultural,são

Alternativas
Q266987 Jornalismo
Charaudeau (2007) observa que as ideias preconcebidas sobre as mídias se esquecem da dimensão simbólica em que elas atuam, pois os indivíduos regulam o sentido social através de seus sistemas de valores. Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, aquela que apresenta idéias préconcebidas sobre as mídias.

I. As mídias são um quarto poder e, portanto, manipulam as consciências.
II. As mídias impõem a sua agenda, construindo o espaço público.
III. As mídias informativas são transparentes, pois se utilizam de técnicas imparciais, especialmente no jornalismo.
IV. As mídias manipulam os fatos tanto quanto manipulam a si mesmas.
V. As mídias informativas falsificam a realidade, pois suas técnicas e tecnologias não são imparciais.
Alternativas
Q245518 Jornalismo
As pesquisas em Comunicação e em Jornalismo utilizam diferentes metodologias, provenientes das mais diversas áreas de conhecimento. Sobre procedimentos metodológicos de pesquisa em Comunicação e Jornalismo, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Os procedimentos metodológicos dos chamados Estudos Culturais são muito utilizados para a pesquisa sobre recepção, pois eles enfatizam o caráter ativo deste processo, diferente do que ocorre com outras metodologias de estudo da recepção da comunicação.

II. A Análise de Discurso é uma metodologia de origem francesa utilizada para analisar as mídias, inclusive no Brasil. A pesquisadora e professora Eni Orlandi da UNICAMP é uma das maiores críticas desta corrente metodológica.

III. A Semiologia e a Semiótica são noções que servem para nomear metodologias idênticas que se voltam para a pesquisa das imagens.

IV. A expressão Análise de Conteúdo é utilizada para designar uma corrente de pesquisa que prioriza os estudos comparativos quantitativos, como, por exemplo, a medição de materiais jornalísticos para analisar o posicionamento da imprensa acerca de determinados temas.

V. A Agenda Setting e as teses acerca do enquadramento (framing) têm sido utilizadas no Brasil e em outros países para pesquisas na área de Comunicação / Jornalismo e Política.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: D
5: E
6: A
7: B
8: E