Questões Militares Sobre assessoria de comunicação integrada em jornalismo

Foram encontradas 22 questões

Q1120965 Jornalismo
Com relação ao gerenciamento e à condução de políticas e canais de comunicação no ambiente corporativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q854263 Jornalismo
O newsletter é considerado uma ferramenta eficaz de comunicação, quando
Alternativas
Q854262 Jornalismo
No relacionamento com as mídias, são expectativas comportamentais do assessor de imprensa para com os veículos de comunicação, EXCETO:
Alternativas
Q854259 Jornalismo

Em situações de crise são condutas apropriadas ao relacionamento com as mídias:


I. Evitar o contato direto com a imprensa, procurando manter as fontes protegidas do assédio e da exposição negativa.

II. Produzir e disponibilizar aos repórteres um completo levantamento da situação com dados, números e informações atualizadas.

III. Elaborar um texto informativo para a imprensa com, no máximo, duas páginas, descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa.

IV. Utilizar palavras alarmistas ou negativas, a fim de ampliar o efeito negativo da ocorrência com o objetivo de comover e sensibilizar a opinião pública para o problema.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q802611 Jornalismo
De acordo com Bueno (2015), com relação às métricas em mídias sociais, assinale a opção correta.
Alternativas
Q802600 Jornalismo
De acordo com Forni (2013), há três níveis básicos ou processos interligados que compõem a gestão de crises: a gestão de risco, a gestão de comunicação de crise e a gestão de crise propriamente dita. A gestão de risco compreende:
Alternativas
Q802528 Jornalismo
Segundo Duarte (2011), os jornalistas e os relações públicas de uma empresa ou órgão podem agir de várias formas. Com relação aos tipos de assessoria de imprensa, pode-se afirmar que a assessoria:
Alternativas
Q706865 Jornalismo

A influência das estruturas organizacionais no desenvolvimento do trabalho de uma assessoria de imprensa é muito grande.

Imagem associada para resolução da questão

No caso do organograma que representa uma estrutura funcional burocrática, analise.

I. A assessoria insere-se de forma integrada com total interação entre os profissionais de comunicação e os integrantes dos demais setores da organização.

II. Essa estrutura necessita de uma assessoria altamente especializada, com reserva absoluta aos profissionais de comunicação, mas com atuação geralmente distante dos demais setores.

III. Possui naturalmente uma comunicação que se desenvolve em rede com grande expressividade de forma a viabilizar a construção de uma identidade para a organização, já que perpassa por todas as direções do tecido organizacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q706856 Jornalismo
Os problemas mais comuns deste canal de comunicação interno são o fato de serem pouco envolventes e explicativos, incompletos e muito normativos. Trata-se do(a)
Alternativas
Q688636 Jornalismo
A Assessoria de Comunicação, que amplia o conceito de Assessoria de Imprensa, é composta por vários profissionais. Dentre eles, exceto os profissionais de
Alternativas
Q688628 Jornalismo
De acordo com Nogueira (1999), a formação e manutenção de um conceito favorável sobre uma empresa, depende, além de clientes atuais e potenciais, de um outro grupo caracterizado pelo autor como o “primeiro dos círculos concêntricos de projeção da imagem de uma empresa”. A que grupo o autor se refere?
Alternativas
Q688624 Jornalismo
Segundo Nogueira (1999), embora ausente das definições correntes, a principal tarefa do trabalho de comunicação organizacional é a de
Alternativas
Q688621 Jornalismo
Segundo Mafei (2004), o clipping como ferramenta técnica, deve ser bem estruturado, por isso deve
Alternativas
Q675870 Jornalismo

A preocupação cada vez maior por parte das organizações ou instituições em melhorar a imagem perante o público fez crescer o número de assessorias de imprensa, de departamentos de comunicação e a atuação de jornalistas fora das redações. De acordo com Duarte (2003), é possível afirmar que

I. a presença de jornalistas oriundos da imprensa contribuiu para “maior profissionalização dessas atividades e melhor entrosamento entre as empresas e os grandes jornais”.

II. a boa atuação de uma assessoria aumenta a visibilidade pública da organização, mas não traz efeitos mercadológicos ou políticos.

III. assessores tornaram-se efetivo posto de apoio de repórteres e editores ao agirem como intermediários qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e imprensa.

IV. hoje não existem mais fontes que relutam em acreditar no assessor de imprensa e já não desconhecem mais o seu papel e suas possibilidades de ação.

Alternativas
Q675868 Jornalismo

A partir do início da década de 80, com um mercado de consumo consolidado, o fim do regime militar e o ressurgimento da democracia, o movimento sindical, a liberdade de imprensa e uma maior exigência quanto aos direitos sociais e dos consumidores, é possivel afirmar que

I. empresas e instituições passam a sentir uma necessidade de comunicação com a sociedade e seus diversos segmentos e a imprensa é identificada como um grande instrumento para informar e obter uma imagem positiva.

II. organizações passam a buscar profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e para produzir instrumentos de comunicação como boletins, jornais, revistas, vídeos e rádios internas.

III. a comunicação deixa de ser “perfumaria” para as organizações, ganhando as entranhas da administração pública e privada e extrapolando os limites dos tradicionais ‘jornaizinhos’ internos para assumir o status de um complexo vinculado à estratégia negocial.

IV. além de uma alternativa ao desemprego, muitos profissionais optaram pelas assessorias devido às condições de trabalho – horário fixo, menor estresse e maior salário.

Alternativas
Q675867 Jornalismo

No Brasil, as atividades de relações públicas se desenvolveram a partir de 1964. Com as RPs surgiu a prática de assessoria de imprensa que, tanto no meio público quanto no privado, atraiu muitos jornalistas. Desvinculada da Administração e inserida, como carreira e área de estudo, nos cursos de Comunicação, a atuação das assessorias passou a ter grande desenvolvimento. Com isso, é possível afirmar que

I. foi um processo estimulado pela estratégia de propaganda do governo militar.

II. a Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp) tornou-se modelo para governos estaduais e municipais, assim como para empresas de grande porte e as estatais.

III. passado o regime militar, somente nos anos 80, jornalistas passam a atuar como assessores de imprensa dentro dos departamentos de relações públicas.

IV. a prática de assessoria de imprensa, já consolidada no espaço político, passa a ganhar espaço nas organizações privadas. Uma das assessorias pioneiras foi o Setor de Imprensa da Volkswagem do Brasil que tornou-se fonte de consulta de jornalistas das grandes redações do país.

Alternativas
Q675862 Jornalismo

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

As instituições tem utilizado cada vez mais os serviços das assessorias de comunicação, na tentativa de aprimorar o fluxo de informações com seu público interno e externo. O objetivo é estabelecer políticas e estratégias que englobam iniciativas nas áreas de ________________, ______________ e _______________________.

Alternativas
Q675855 Jornalismo

As Assessorias de Imprensa não são as principais fontes de informação, mas tem importante participação na relação de diversos setores da sociedade com os meios de comunicação. Faz parte do papel do assessor.

I. Assessores de comunicação são a ponte entre o jornalista e o entrevistado, entre veículo de comunicação e a empresa – pública ou privada – e a função é facilitar o acesso de jornalistas às informações relativas a produtos ou serviços de seus clientes.

II. Decidir e comunicar aos jornalistas as perguntas que podem ser feitas aos seus clientes e a maneira como eles devem responder aos questionamentos.

III. Os Assessores de imprensa podem sugerir pautas, abordagens, temas de reportagem para os meios de comunicação. Mas é fundamental que o assessor saiba distinguir que informações são de interesse da empresa e quais as que podem interessar ao público em geral.

IV. Definir se a cobertura de temas polêmicos devem continuar ou não no dia seguinte e a maneira como deve ser feita a abordagem.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297379 Jornalismo
Apesar das criticas, o release ainda continua sendo um dos instrumentos de comunicação mais produzidos pela assessoria de imprensa. Sobre sua tipologia, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297375 Jornalismo
Com base na Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais - FENAJ, quando a assessoria de imprensa tem por prática agrupar resumos das notícias mais significativas para a organização, que tenham sido publicadas em jornais ou revistas, inserindo transcrições de trechos de maior importância, realiza-se uma taxação denominada

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: E
6: E
7: C
8: C
9: B
10: B
11: B
12: A
13: A
14: D
15: D
16: B
17: C
18: B
19: C
20: C