Questões Militares
Comentadas sobre assessoria de comunicação integrada em jornalismo
Foram encontradas 11 questões
A partir do início da década de 80, com um mercado de consumo consolidado, o fim do regime militar e o ressurgimento da democracia, o movimento sindical, a liberdade de imprensa e uma maior exigência quanto aos direitos sociais e dos consumidores, é possivel afirmar que
I. empresas e instituições passam a sentir uma necessidade de comunicação com a sociedade e seus diversos segmentos e a imprensa é identificada como um grande instrumento para informar e obter uma imagem positiva.
II. organizações passam a buscar profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e para produzir instrumentos de comunicação como boletins, jornais, revistas, vídeos e rádios internas.
III. a comunicação deixa de ser “perfumaria” para as organizações, ganhando as entranhas da administração pública e privada e extrapolando os limites dos tradicionais ‘jornaizinhos’ internos para assumir o status de um complexo vinculado à estratégia negocial.
IV. além de uma alternativa ao desemprego, muitos profissionais optaram pelas assessorias devido às condições de trabalho – horário fixo, menor estresse e maior salário.
No Brasil, as atividades de relações públicas se desenvolveram a partir de 1964. Com as RPs surgiu a prática de assessoria de imprensa que, tanto no meio público quanto no privado, atraiu muitos jornalistas. Desvinculada da Administração e inserida, como carreira e área de estudo, nos cursos de Comunicação, a atuação das assessorias passou a ter grande desenvolvimento. Com isso, é possível afirmar que
I. foi um processo estimulado pela estratégia de propaganda do governo militar.
II. a Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp) tornou-se modelo para governos estaduais e municipais, assim como para empresas de grande porte e as estatais.
III. passado o regime militar, somente nos anos 80, jornalistas passam a atuar como assessores de imprensa dentro dos departamentos de relações públicas.
IV. a prática de assessoria de imprensa, já consolidada no espaço político, passa a ganhar espaço nas organizações privadas. Uma das assessorias pioneiras foi o Setor de Imprensa da Volkswagem do Brasil que tornou-se fonte de consulta de jornalistas das grandes redações do país.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
As instituições tem utilizado cada vez mais os serviços das assessorias de comunicação, na tentativa de aprimorar o fluxo de informações com seu público interno e externo. O objetivo é estabelecer políticas e estratégias que englobam iniciativas nas áreas de ________________, ______________ e _______________________.
As Assessorias de Imprensa não são as principais fontes de informação, mas tem importante participação na relação de diversos setores da sociedade com os meios de comunicação. Faz parte do papel do assessor.
I. Assessores de comunicação são a ponte entre o jornalista e o entrevistado, entre veículo de comunicação e a empresa – pública ou privada – e a função é facilitar o acesso de jornalistas às informações relativas a produtos ou serviços de seus clientes.
II. Decidir e comunicar aos jornalistas as perguntas que podem ser feitas aos seus clientes e a maneira como eles devem responder aos questionamentos.
III. Os Assessores de imprensa podem sugerir pautas, abordagens, temas de reportagem para os meios de comunicação. Mas é fundamental que o assessor saiba distinguir que informações são de interesse da empresa e quais as que podem interessar ao público em geral.
IV. Definir se a cobertura de temas polêmicos devem continuar ou não no dia seguinte e a maneira como deve ser feita a abordagem.
( ) Uma assessoria de imprensa e uma agência de publicidade são responsáveis pela comunicação institucional de um produto ou organização.
( ) A publicidade trabalha com a promoção de serviços e produtos, mas sua divulgação é sempre paga.
( ) A assessoria de imprensa trabalha com material redacional, que não é pago, podendo ser veiculado ou não.
( ) Tanto assessoria de imprensa quanto publicidade trabalham com marketing e comunicação, encarados como processos sistemáticos e contínuos.
( ) Tanto a assessoria de imprensa quanto a publicidade objetivam incrementar vendas, favorecendo o desenvolvimento dos negócios.