Questões Militares Comentadas sobre assessoria de imprensa no jornalismo em jornalismo

Foram encontradas 43 questões

Q2120382 Jornalismo
De acordo com Duarte (2011), qual é o nome da técnica utilizada pelos assessores de imprensa para confirmar o recebimento do release ou o encaminhamento do assunto na redação?
Alternativas
Q2120369 Jornalismo
De acordo com Forni (2019), o gerenciamento de crises possui dois lados fundamentais e decisivos do ponto de vista da imagem. Um deles é administrar o fato gerador e o outro é:
Alternativas
Q2120367 Jornalismo
De acordo com Duarte (2011), qual material tem "a saudável capacidade de abastecer permanentemente as redações com uma oferta de notícias que, de outra maneira, não seriam identificadas"?
Alternativas
Q1668673 Jornalismo

Preencha corretamente as lacunas.


A comunicação se fortaleceu e se tornou estratégica dentro das organizações. Ao não ser mais tolerada pela imprensa e pela opinião pública, a frase “não tenho nada a declarar” passou a influir negativamente nos negócios da corporação. Tornou-se necessário intensificar o ________________________________ entre os meios de comunicação e a sociedade, facilitando o acesso dos jornalistas aos clientes e auxiliando-os a ter um canal de comunicação aberto com ________________________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas é

Alternativas
Q1668672 Jornalismo

Leia o texto a seguir.


Um bom assessor de imprensa é aquele que reconhece os limites éticos de sua atuação e não os ultrapassa. Não mente, não engana, não ameaça, não oferece vantagens a jornalistas em troca da inserção de reportagem positiva sobre seu cliente. Seu compromisso principal é sempre o de auxiliar o assessorado no contato com a imprensa, em busca da notícia correta.

Tendo por base o texto exemplificado, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca do papel de uma assessoria de imprensa.

( ) Reposicionar a marca da organização ou a imagem da personalidade junto à opinião pública, dissimulando o que ela é e o que pretende.

( ) Estabelecer práticas junto à imprensa que sustentem o posicionamento de marketing do cliente ou dos produtos no mercado.

( ) Fortalecer a imagem e as ações de comunicação, já desenvolvidas pelo assessorado, de modo a formar uma "massa crítica" favorável à imagem, a partir de informações positivas divulgadas na mídia.

( ) Defender o assessorado de acusações infundadas ou de problemas que de fato existem, porém que chegaram ao conhecimento público e que precisam ser esclarecidos.


A sequência correta é

Alternativas
Q1668670 Jornalismo

Leia o texto a seguir.


Na tentativa de abrir espaços positivos na mídia, o assessor deve criar oportunidades, mas jamais deve perder de vista que seu papel é representar o assessorado. Quando a crise bater, também estará nas mãos do assessor indicar se seu cliente precisa apenas encontrar a melhor forma de responder às críticas da imprensa ou se deve rever sua atuação por completo. Depois da situação de emergência, todos precisarão dedicar atenção para que outras situações semelhantes possam ser prevenidas. Em negócios de alto risco, pela própria natureza das atividades, planos de gerenciamento de crise devem estar prontos para serem acionados em determinados momentos. Na maior parte dos casos, a espinha dorsal da empresa é o bom relacionamento com a imprensa. Para que o plano dê certo, é preciso ter desenvolvido, ao longo de sua história, relacionamentos sustentáveis com diversos públicos.


A esse respeito, avalie as ações que respaldam a gestão estratégica de um assessor de imprensa em comunicação organizacional para períodos de crise.

I. Antes, durante e depois da crise, o bom assessor precisa estabelecer práticas positivas para que as notícias sejam publicadas com isenção e reconhecimento dos esforços da organização.

II. O profissional dos tempos atuais deve abrir mão de se reconhecer como um articulador estratégico e ser apenas um instrumento de divulgações de seu assessorado.

III. Uma organização que mantém uma relação aberta e profissional com jornalistas certamente sairá com a imagem menos arranhada da crise.

IV. Em meio às estratégias, o bom assessor é aquele que estabelece e executa práticas que levam à veiculação de informações corretas.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1668669 Jornalismo

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Jornalistas que recebem sugestões de pautas falaciosas tendem a não reconhecer nesse cliente uma fonte merecedora de confiança, pois este parece preocupado exclusivamente com os próprios interesses; e é capaz de fazer da mídia um mero instrumento a seu dispor.


PORQUE


II. O bom assessor tem muito de um bom repórter. Apura criteriosamente informações sobre o assessorado, busca dados que compõem uma notícia, procura fontes confiáveis para averiguar a abordagem que tem em mente.

Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as

Alternativas
Q706867 Jornalismo
Em relação aos canais de comunicação externos, os que enfrentam, entre seus problemas mais comuns, a pouca legibilidade e o hermetismo conceitual na área técnico-financeira são os(as)
Alternativas
Q706863 Jornalismo
O media training é uma técnica muito importante ministrada pelos assessores de imprensa aos assessorados que terão contato com os veículos de comunicação. Um instrumento importante a ser apresentado aos assessorados neste treinamento é o guide paper que terá a função de
Alternativas
Q706862 Jornalismo
Segundo Wilson da Costa Bueno, no artigo denominado “Publieditoral, a estratégia que afronta a ética” (http://www.comunicacaoempresarial.com.br), “a imprensa brasileira tem, gradativamente, incorporado uma prática danosa, infelizmente muito festejada por agências de comunicação e organizações: o publieditorial”. De forma radical, Bueno afirma que “nessa intenção de lesar o cidadão, não está apenas o anunciante (ou a agência que o representa), mas também o veículo, que se dispõe a ceder a ‘sua cara’ para que o anunciante (que o remunera) se aproprie do seu leitor. Logo, trata-se de um crime duplo, um complô comercial que agride a cidadania e a independência editorial dos meios de comunicação”. A ferramenta de comunicação, muito usual nas assessorias de imprensa, que é tratada por Bueno neste artigo, pode ser definida como o
Alternativas
Q706861 Jornalismo
O release, um dos instrumentos mais utilizados numa assessoria de imprensa, abre o caminho formal de contato entre a assessoria de imprensa e a redação de um veículo. Sobre seus tipos, é correto afirmar que o
Alternativas
Q706860 Jornalismo

Associe as duas colunas relacionando os instrumentos utilizados numa assessoria de imprensa com suas respectivas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) Press kit

(2) Follow up

(3) Mailing list

(4) Clipping


( ) conjunto de materiais e informações sobre o assessorado para serem distribuídos à mídia.

( ) compilação de matérias veiculadas na mídia do assessorado ou que seja de seu interesse.

( ) relação dos veículos de comunicação para divulgação, com todos os dados para o contato.

( ) ação posterior à divulgação que visa confirmação do recebimento do material já enviado.

Alternativas
Q706844 Jornalismo
No desenvolvimento de um trabalho numa assessoria de imprensa, o profissional que buscar junto à mídia uma entrevista do tipo dialogal/temática para seu cliente está optando por uma entrevista
Alternativas
Q688636 Jornalismo
A Assessoria de Comunicação, que amplia o conceito de Assessoria de Imprensa, é composta por vários profissionais. Dentre eles, exceto os profissionais de
Alternativas
Q688632 Jornalismo
Segundo Mafei (2004), situações de crise que se configuram, “por excelência”, como um problema de comunicação são as que envolvem
Alternativas
Q688629 Jornalismo
De acordo com Nogueira (1999), o bom relacionamento da empresa com a mídia, para além das vantagens que proporciona, representa também uma
Alternativas
Q688622 Jornalismo
Baseando-se em Mafei (2004), pode-se afirmar que o press release
Alternativas
Q688620 Jornalismo
Pode-se considerar como uma crítica pontual de Mafei (2004) ao modo como os assessores concebem o clipping, o fato deles
Alternativas
Q688607 Jornalismo

Nos termos de Nogueira (1999), estabelecer e manter um bom relacionamento com a mídia é de fundamental importância para as empresas, pois ela

I. garante a multiplicação dos públicos, daí a importância de se manter uma interface positiva com a mídia.

II. influencia fortemente as decisões de todos os outros setores da opinião pública a respeito de uma empresa.

III. insiste em sustentar o elo entre o mundo real e o mundo publicado nos jornais, visto que ela se interessa pelo sentido histórico dos acontecimentos.

IV. irradia pontos de vista a respeito de uma empresa sobre os demais setores da opinião pública, que pode absorvê-los ou não.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q675874 Jornalismo

Por mais sólida e moderna que seja nenhuma empresa está imune aos momentos de crise. As ocorrências negativas fazem parte da dinâmica das organizações. Podem surgir tanto em consequência de catástrofes, de acidentes involuntários ou de erros humanos ou das más gestões. Muitas vezes, dependendo da situação, dos fatos, uma organização pode se tornar alvo da mídia. Pode ser uma greve, que reivindica melhores salários e condições de trabalho e que interrompe serviços, ou um acidente que resulta na morte de um ou mais funcionários, por exemplo. A empresa, os serviços que presta e o que acontece no dia-a-dia dos trabalhadores passarão a ser temas de pautas jornalísticas. Duarte (2003) afirma que é preciso considerar que os meios de comunicação são elementos chave nos conflitos de poder. Então, segundo este autor, nos momentos de crise, que atitudes devem ser tomadas?

I. É preciso decisão estratégica de como comunicar durante e depois da crise. Saber conduzir este processo constitui basicamente o êxito ou o fracasso na condução de uma crise. É fundamental esclarecer o seu público.

II. Tem que ser ágil, publicar nota paga nos jornais e emissoras de rádio e TV, tentar “abafar”, omitir o acontecido ou ainda evitar qualquer aparição ou declaração à imprensa, para que não haja maior exposição.

III. A imprensa acompanha os desdobramentos dos fatos. Então, basta que a empresa seja extremamente competente para solucionar os transtornos de um acidente. Não existe a necessidade de se explicar ao público.

IV. É preciso agir rapidamente. Hoje com a facilidade de acesso aos meios de informação, o noticiário na TV, no rádio e na internet é instantâneo. Quase no mesmo instante em que o fato ocorre, torna-se público.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: B
5: C
6: C
7: C
8: A
9: B
10: D
11: C
12: C
13: B
14: B
15: B
16: A
17: A
18: C
19: B
20: D