Questões Militares Comentadas sobre comunicação organizacional integrada em jornalismo

Foram encontradas 12 questões

Q1775599 Jornalismo
De acordo com Carvalho (in Farias, 2013), por vezes, imagem e reputação corporativas são entendidas como sinônimos, porém possuem características distintas e interdependentes. Assinale a opção que apresenta uma característica da imagem corporativa.
Alternativas
Q1668664 Jornalismo
Sobre o novo cenário do espaço público na contemporaneidade, em que a comunicação assume papel fundamental nas organizações, é correto afirmar que
Alternativas
Q706867 Jornalismo
Em relação aos canais de comunicação externos, os que enfrentam, entre seus problemas mais comuns, a pouca legibilidade e o hermetismo conceitual na área técnico-financeira são os(as)
Alternativas
Q706856 Jornalismo
Os problemas mais comuns deste canal de comunicação interno são o fato de serem pouco envolventes e explicativos, incompletos e muito normativos. Trata-se do(a)
Alternativas
Q688628 Jornalismo
De acordo com Nogueira (1999), a formação e manutenção de um conceito favorável sobre uma empresa, depende, além de clientes atuais e potenciais, de um outro grupo caracterizado pelo autor como o “primeiro dos círculos concêntricos de projeção da imagem de uma empresa”. A que grupo o autor se refere?
Alternativas
Q688624 Jornalismo
Segundo Nogueira (1999), embora ausente das definições correntes, a principal tarefa do trabalho de comunicação organizacional é a de
Alternativas
Q675874 Jornalismo

Por mais sólida e moderna que seja nenhuma empresa está imune aos momentos de crise. As ocorrências negativas fazem parte da dinâmica das organizações. Podem surgir tanto em consequência de catástrofes, de acidentes involuntários ou de erros humanos ou das más gestões. Muitas vezes, dependendo da situação, dos fatos, uma organização pode se tornar alvo da mídia. Pode ser uma greve, que reivindica melhores salários e condições de trabalho e que interrompe serviços, ou um acidente que resulta na morte de um ou mais funcionários, por exemplo. A empresa, os serviços que presta e o que acontece no dia-a-dia dos trabalhadores passarão a ser temas de pautas jornalísticas. Duarte (2003) afirma que é preciso considerar que os meios de comunicação são elementos chave nos conflitos de poder. Então, segundo este autor, nos momentos de crise, que atitudes devem ser tomadas?

I. É preciso decisão estratégica de como comunicar durante e depois da crise. Saber conduzir este processo constitui basicamente o êxito ou o fracasso na condução de uma crise. É fundamental esclarecer o seu público.

II. Tem que ser ágil, publicar nota paga nos jornais e emissoras de rádio e TV, tentar “abafar”, omitir o acontecido ou ainda evitar qualquer aparição ou declaração à imprensa, para que não haja maior exposição.

III. A imprensa acompanha os desdobramentos dos fatos. Então, basta que a empresa seja extremamente competente para solucionar os transtornos de um acidente. Não existe a necessidade de se explicar ao público.

IV. É preciso agir rapidamente. Hoje com a facilidade de acesso aos meios de informação, o noticiário na TV, no rádio e na internet é instantâneo. Quase no mesmo instante em que o fato ocorre, torna-se público.

Alternativas
Q675868 Jornalismo

A partir do início da década de 80, com um mercado de consumo consolidado, o fim do regime militar e o ressurgimento da democracia, o movimento sindical, a liberdade de imprensa e uma maior exigência quanto aos direitos sociais e dos consumidores, é possivel afirmar que

I. empresas e instituições passam a sentir uma necessidade de comunicação com a sociedade e seus diversos segmentos e a imprensa é identificada como um grande instrumento para informar e obter uma imagem positiva.

II. organizações passam a buscar profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e para produzir instrumentos de comunicação como boletins, jornais, revistas, vídeos e rádios internas.

III. a comunicação deixa de ser “perfumaria” para as organizações, ganhando as entranhas da administração pública e privada e extrapolando os limites dos tradicionais ‘jornaizinhos’ internos para assumir o status de um complexo vinculado à estratégia negocial.

IV. além de uma alternativa ao desemprego, muitos profissionais optaram pelas assessorias devido às condições de trabalho – horário fixo, menor estresse e maior salário.

Alternativas
Q675867 Jornalismo

No Brasil, as atividades de relações públicas se desenvolveram a partir de 1964. Com as RPs surgiu a prática de assessoria de imprensa que, tanto no meio público quanto no privado, atraiu muitos jornalistas. Desvinculada da Administração e inserida, como carreira e área de estudo, nos cursos de Comunicação, a atuação das assessorias passou a ter grande desenvolvimento. Com isso, é possível afirmar que

I. foi um processo estimulado pela estratégia de propaganda do governo militar.

II. a Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp) tornou-se modelo para governos estaduais e municipais, assim como para empresas de grande porte e as estatais.

III. passado o regime militar, somente nos anos 80, jornalistas passam a atuar como assessores de imprensa dentro dos departamentos de relações públicas.

IV. a prática de assessoria de imprensa, já consolidada no espaço político, passa a ganhar espaço nas organizações privadas. Uma das assessorias pioneiras foi o Setor de Imprensa da Volkswagem do Brasil que tornou-se fonte de consulta de jornalistas das grandes redações do país.

Alternativas
Q675862 Jornalismo

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

As instituições tem utilizado cada vez mais os serviços das assessorias de comunicação, na tentativa de aprimorar o fluxo de informações com seu público interno e externo. O objetivo é estabelecer políticas e estratégias que englobam iniciativas nas áreas de ________________, ______________ e _______________________.

Alternativas
Q586904 Jornalismo
O clipping é uma atividade rotineira das assessorias que busca a identificação de citações sobre a organização ou temas de seu interesse na mídia. Sobre este instrumento é correto afirmar:
Alternativas
Q245534 Jornalismo
A demanda de informações pela sociedade é cada vez mais generalizada, tornando o cenário de divulgação de informações, cada vez mais amplo e competitivo. Neste cenário, sobre atividades típicas da assessoria de imprensa e da publicidade, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Uma assessoria de imprensa e uma agência de publicidade são responsáveis pela comunicação institucional de um produto ou organização.

( ) A publicidade trabalha com a promoção de serviços e produtos, mas sua divulgação é sempre paga.

( ) A assessoria de imprensa trabalha com material redacional, que não é pago, podendo ser veiculado ou não.

( ) Tanto assessoria de imprensa quanto publicidade trabalham com marketing e comunicação, encarados como processos sistemáticos e contínuos.

( ) Tanto a assessoria de imprensa quanto a publicidade objetivam incrementar vendas, favorecendo o desenvolvimento dos negócios.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: B
5: B
6: A
7: D
8: D
9: B
10: C
11: D
12: A