Questões Militares Sobre estruturas e funções da assessoria de comunicação em jornalismo

Foram encontradas 49 questões

Q1668672 Jornalismo

Leia o texto a seguir.


Um bom assessor de imprensa é aquele que reconhece os limites éticos de sua atuação e não os ultrapassa. Não mente, não engana, não ameaça, não oferece vantagens a jornalistas em troca da inserção de reportagem positiva sobre seu cliente. Seu compromisso principal é sempre o de auxiliar o assessorado no contato com a imprensa, em busca da notícia correta.

Tendo por base o texto exemplificado, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca do papel de uma assessoria de imprensa.

( ) Reposicionar a marca da organização ou a imagem da personalidade junto à opinião pública, dissimulando o que ela é e o que pretende.

( ) Estabelecer práticas junto à imprensa que sustentem o posicionamento de marketing do cliente ou dos produtos no mercado.

( ) Fortalecer a imagem e as ações de comunicação, já desenvolvidas pelo assessorado, de modo a formar uma "massa crítica" favorável à imagem, a partir de informações positivas divulgadas na mídia.

( ) Defender o assessorado de acusações infundadas ou de problemas que de fato existem, porém que chegaram ao conhecimento público e que precisam ser esclarecidos.


A sequência correta é

Alternativas
Q1668670 Jornalismo

Leia o texto a seguir.


Na tentativa de abrir espaços positivos na mídia, o assessor deve criar oportunidades, mas jamais deve perder de vista que seu papel é representar o assessorado. Quando a crise bater, também estará nas mãos do assessor indicar se seu cliente precisa apenas encontrar a melhor forma de responder às críticas da imprensa ou se deve rever sua atuação por completo. Depois da situação de emergência, todos precisarão dedicar atenção para que outras situações semelhantes possam ser prevenidas. Em negócios de alto risco, pela própria natureza das atividades, planos de gerenciamento de crise devem estar prontos para serem acionados em determinados momentos. Na maior parte dos casos, a espinha dorsal da empresa é o bom relacionamento com a imprensa. Para que o plano dê certo, é preciso ter desenvolvido, ao longo de sua história, relacionamentos sustentáveis com diversos públicos.


A esse respeito, avalie as ações que respaldam a gestão estratégica de um assessor de imprensa em comunicação organizacional para períodos de crise.

I. Antes, durante e depois da crise, o bom assessor precisa estabelecer práticas positivas para que as notícias sejam publicadas com isenção e reconhecimento dos esforços da organização.

II. O profissional dos tempos atuais deve abrir mão de se reconhecer como um articulador estratégico e ser apenas um instrumento de divulgações de seu assessorado.

III. Uma organização que mantém uma relação aberta e profissional com jornalistas certamente sairá com a imagem menos arranhada da crise.

IV. Em meio às estratégias, o bom assessor é aquele que estabelece e executa práticas que levam à veiculação de informações corretas.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1120984 Jornalismo
Assessoria de imprensa é uma das atividades de comunicação corporativa que visa à conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento entre marcas e jornalistas de veículos de comunicação. Entenda-se por mídia espontânea a menção positiva de uma marca em conteúdo de caráter editorial. A conquista de mídia espontânea pode ter como finalidade tanto menções edificantes à marca quanto o gerenciamento de menções negativas, como ocorre em crises envolvendo empresas.
POLITI, Cassio. O que é assessoria de imprensa? 2017. Disponível em: <https://www.comuniquese.com.br/blog/o-que-e- assessoria-deimprensa/>. Acesso em: 24 jul. 2019.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As menções sobre as empresas como conteúdo editorial não são de decisão dos veículos de comunicação.
II. A comunicação corporativa e a assessoria de comunicação são área distintas.
III. Menções positivas sobre seus clientes-empresas são objetivadas pelos assessores de imprensa.
Assinale
Alternativas
Q1120965 Jornalismo
Com relação ao gerenciamento e à condução de políticas e canais de comunicação no ambiente corporativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q854263 Jornalismo
O newsletter é considerado uma ferramenta eficaz de comunicação, quando
Alternativas
Q854262 Jornalismo
No relacionamento com as mídias, são expectativas comportamentais do assessor de imprensa para com os veículos de comunicação, EXCETO:
Alternativas
Q854259 Jornalismo

Em situações de crise são condutas apropriadas ao relacionamento com as mídias:


I. Evitar o contato direto com a imprensa, procurando manter as fontes protegidas do assédio e da exposição negativa.

II. Produzir e disponibilizar aos repórteres um completo levantamento da situação com dados, números e informações atualizadas.

III. Elaborar um texto informativo para a imprensa com, no máximo, duas páginas, descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa.

IV. Utilizar palavras alarmistas ou negativas, a fim de ampliar o efeito negativo da ocorrência com o objetivo de comover e sensibilizar a opinião pública para o problema.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q811674 Jornalismo

Classifique os meios abaixo em Meio de Comunicação de Massa (M) ou Meio de Comunicação Empresarial (E) e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Rádio.

( ) Fôlder.

( ) HOUSE ORGAN.

( ) Jornal.

( ) Cinema.

Alternativas
Q802606 Jornalismo
De acordo com Duarte (2011), assinale a opção que apresenta um erro na distribuição de releases pelas assessorias de i mprensa.
Alternativas
Q802604 Jornalismo
Com relação ao gerenciamento de crises em mídias sociais, segundo Ramalho (2010), assinale a opção correta.
Alternativas
Q802600 Jornalismo
De acordo com Forni (2013), há três níveis básicos ou processos interligados que compõem a gestão de crises: a gestão de risco, a gestão de comunicação de crise e a gestão de crise propriamente dita. A gestão de risco compreende:
Alternativas
Q802528 Jornalismo
Segundo Duarte (2011), os jornalistas e os relações públicas de uma empresa ou órgão podem agir de várias formas. Com relação aos tipos de assessoria de imprensa, pode-se afirmar que a assessoria:
Alternativas
Q802525 Jornalismo
Com relação às atividades desempenhadas por um pauteiro, segundo Barbeiro e Lima (2013), assinale a opção correta.
Alternativas
Q737765 Jornalismo
Qual é o principal instrumento utilizado pelos assessores de imprensa que contém o registro do que se passa nos gabinetes ministeriais, nos recintos das empresas, no interior das instituições civis, antecipando-se à iniciativa dos repórteres e oferecendo uma notícia pronta para veiculação?
Alternativas
Q737758 Jornalismo
Qual a denominação do profissional que, em assessorias de imprensa de maior porte, dedica-se, exclusivamente, ao acompanhamento dos noticiários de rádio e televisão para captar informações a respeito do assessorado ou outras que possam interessá-lo?
Alternativas
Q706867 Jornalismo
Em relação aos canais de comunicação externos, os que enfrentam, entre seus problemas mais comuns, a pouca legibilidade e o hermetismo conceitual na área técnico-financeira são os(as)
Alternativas
Q706865 Jornalismo

A influência das estruturas organizacionais no desenvolvimento do trabalho de uma assessoria de imprensa é muito grande.

Imagem associada para resolução da questão

No caso do organograma que representa uma estrutura funcional burocrática, analise.

I. A assessoria insere-se de forma integrada com total interação entre os profissionais de comunicação e os integrantes dos demais setores da organização.

II. Essa estrutura necessita de uma assessoria altamente especializada, com reserva absoluta aos profissionais de comunicação, mas com atuação geralmente distante dos demais setores.

III. Possui naturalmente uma comunicação que se desenvolve em rede com grande expressividade de forma a viabilizar a construção de uma identidade para a organização, já que perpassa por todas as direções do tecido organizacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q706863 Jornalismo
O media training é uma técnica muito importante ministrada pelos assessores de imprensa aos assessorados que terão contato com os veículos de comunicação. Um instrumento importante a ser apresentado aos assessorados neste treinamento é o guide paper que terá a função de
Alternativas
Q706862 Jornalismo
Segundo Wilson da Costa Bueno, no artigo denominado “Publieditoral, a estratégia que afronta a ética” (http://www.comunicacaoempresarial.com.br), “a imprensa brasileira tem, gradativamente, incorporado uma prática danosa, infelizmente muito festejada por agências de comunicação e organizações: o publieditorial”. De forma radical, Bueno afirma que “nessa intenção de lesar o cidadão, não está apenas o anunciante (ou a agência que o representa), mas também o veículo, que se dispõe a ceder a ‘sua cara’ para que o anunciante (que o remunera) se aproprie do seu leitor. Logo, trata-se de um crime duplo, um complô comercial que agride a cidadania e a independência editorial dos meios de comunicação”. A ferramenta de comunicação, muito usual nas assessorias de imprensa, que é tratada por Bueno neste artigo, pode ser definida como o
Alternativas
Q706861 Jornalismo
O release, um dos instrumentos mais utilizados numa assessoria de imprensa, abre o caminho formal de contato entre a assessoria de imprensa e a redação de um veículo. Sobre seus tipos, é correto afirmar que o
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: B
6: D
7: C
8: A
9: E
10: A
11: E
12: C
13: A
14: C
15: A
16: A
17: C
18: B
19: D
20: C