Questões Militares
Sobre ética jornalística em jornalismo
Foram encontradas 36 questões
Há uma diretriz que recomenta que “os jornalistas, comunicadores e todos aqueles que atuam no processamento da informação que a EBC oferece ao público tem o dever de evitar o partidarismo, a pregação religiosa, o tom promocional e qualquer finalidade propagandística. A informação deve refletir a verdade dos fatos.” Ela corresponde
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre a objetividade no jornalismo.
( ) O mito da objetividade é ainda uma das bases do jornalismo contemporâneo.
( ) A ideologia jornalística tem, na objetividade, um fator central da sua atividade e situa o jornalista como uma espécie de juiz da realidade.
( ) A separação entre comments (comentários, opiniões) e news (notícias) inibiu a perpetuação do mito da objetividade jornalística.
( ) A legitimidade e a credibilidade, construídas no desempenho da profissão, conferem aos jornalistas a noção de serem fiéis reprodutores da realidade.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
De acordo com as orientações do Manual de Radialismo da Radiobrás (EBC), analise as afirmativas a seguir:
I. As assessorias de imprensa devem ser limitadas à condição de fontes de informação. É papel dos jornalistas enriquecer as pautas sugeridas por elas, retirando o caráter comercial ou unilateral da sugestão e perceber as tentativas de valorização ou supressão de informações.
II. As citações empregadas nas matérias que não tenham sido obtidas em primeira mão pelos jornalistas devem ser atribuídas às suas fontes originais. Nomes de empresas, instituições, produtos e pessoas devem ser, sempre que possível, omitidos.
III. Se alguém, que seja parte importante da discussão que é objeto de uma cobertura, se recusa a participar da reportagem, é importante que se diga que a pessoa foi procurada, mas preferiu não falar. O jornalista ou radialista, então, pode dar uma breve explicação sobre o contexto e a opinião já conhecida dessa pessoa sobre o assunto em pauta. Nesse caso, deve ficar evidente a data e o contexto em que tal informação foi concedida inicialmente.
Assinale
HOHLFELDT, Antonio Carlos. GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Revista Observatório, [s.l.], v. 4, n. 3, p.726-758, 29 abr. 2018. Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O jornalista deve exercer sua profissão de maneira ética, preocupando-se de que modo a notícia será interpretada.
II. Os fatos devem ser comunicados à sociedade sem impedimentos de qualquer tipo.
III. Existe credibilidade em relação ao conteúdo jornalístico por parte dos consumidores de notícias.
Assinale
Zarzalejos, José Antonio . Comunicação, Jornalismo e ´fact-checking´. In: Revista UNO: A era da pós - verdade: realidade versus percepção. Disponível em: <http://www.revista - uno.com.br/numero - 27/>. Acesso em: 24 de jun. 2019
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na era da pós-verdade, o jornalismo deve concentrar-se não apenas em narrar os fatos, mas também em realizar o factchecking.
PORQUE
II. A disseminação de fake news confunde as pessoas na distinção do que é real e do que é falso, e os resultados do crescimento desse fenômeno são uma ameaça ao jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
O mundo acordou para o termo fake news e agora muito do que se lê, ouve e partilha nos meios de comunicação e nas redes sociais facilmente se enquadra neste âmbito. Fenômeno “recente e volátil”, as fake news são há muito uma preocupação dos agentes que estudam o campo da notícia e que nele trabalham mas complexificaram-se num contexto favorável a práticas de desinformação: as notícias falsas ecoam num ambiente propício à falsidade, explicam Schudson e Zelizer, ao referirem-se ao atual panorama mediático, em que tudo pode ser encenado e espetacularizado e a ideia da normalidade da falsificação se banalizou.
FERNANDES SILVA, A. Porque é que
as fake news se transformaram em protagonistas do jornalismo
contemporâneo? Comunicação
Pública, [s. l.], v. 14, n. 26, p. 1–14
, 2019 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a
seguir:
I. A disseminação de notícias falsas exerce um impacto direto nas disputas eleitorais e tem a capacidade de acentuar a polarização política.
II. Apesar de as notícias falsas serem um fenômeno antigo, as redes sociais e as novas tecnologias potencializaram as práticas de desinformação.
III. As fake news podem ser propagadas de maneira intencional, objetivando a manipulação das opiniões.
Assinale
O jornalismo é uma prática social que se distingue das outras pelo compromisso ético peculiar e pela dupla representação social: jornalistas podem ser vistos, de maneira ampla, como intermediários no tráfego social da informação ou, de maneira estrita, como agentes a serviço de causas consideradas nobres. A razão dessa duplicidade é histórica e suas consequências ganham relevância numa época em que as narrativas impostas se sobrepõem e determinam os fatos.
LAGE, N. Conceitos de Jornalismo e Papéis
sociais Atribuídos aos Jornalistas. Pauta
Geral - Estudos em Jornalismo, [s.l.], v. 1,
n. 1, p.20-25, 30 jun. 2014.
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No conceito amplo, que os críticos chamam de neutro, jornalismo é atividade de natureza técnica caracterizada por compromisso ético. O jornalista deve saber selecionar o que interessa e é útil ao público (o seu público, o público-alvo).
PORQUE
II. Em qualquer organização em que atue, o jornalista deverá empenhar-se pela mais ampla difusão dos fatos de interesses público, pela confiabilidade dos dados, relatos e análises de terceiros que divulga e pelo respeito à pluralidade de interesses que conflitam na sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.