Questões Militares Comentadas sobre ética jornalística em jornalismo

Foram encontradas 18 questões

Q2120386 Jornalismo
Com relação á conduta ética do jornalista, Barbeiro (2013) afirma que:
Alternativas
Q1668671 Jornalismo
Sobre o código de ética jornalístico, é correto afirmar que é dever do jornalista
Alternativas
Q706866 Jornalismo
O Código de Ética do Jornalista Brasileiro estabelece que as transgressões às suas regulamentações serão apuradas, apreciadas e julgadas pelas comissões de ética dos sindicatos e, em segunda instância, pela Comissão Nacional de Ética. Estas comissões são formadas por cinco membros
Alternativas
Q706864 Jornalismo

O cuidado com as informações deve ser uma prerrogativa de todo profissional de imprensa que eticamente não pode divulgar notícias que

I. estejam vinculadas a seus interesses pessoais ou lhe tragam algum tipo de vantagem econômica.

II. possuam caráter mórbido, sensacionalista, estando em desacordo com os valores humanos, em especial, nas coberturas de crimes ou acidentes.

III. tenham, em hipótese alguma, sido alcançadas de formas inadequadas, com a utilização de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q688618 Jornalismo
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, é responsabilidade do profissional jornalista
Alternativas
Q688617 Jornalismo
Baseando-se no previsto pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, quanto ao direito à informação, pode-se afirmar que a
Alternativas
Q675872 Jornalismo

“Diversos autores tem se dedicado a estudar a atuação das assessorias de imprensa, a relevância para o mercado e a condição ética do trabalho exercido por jornalistas fora das redações”. Com base nas ideias defendidas por Duarte (2003), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

( ) O jornalista tem o compromisso ético de apreender a verdade factual, tomando-a como um bem social, e ser um crítico observador da realidade. O fato de trabalhar numa empresa não jornalística “não implica numa adesão a uma única versão dos fatos, mas sim na especialização dos assuntos pertinentes à instituição assessorada”.

( ) O jornalista, por ter se preparado para atuar em veículos de comunicação, pode enfrentar constrangimentos e dilema como assessor. De um lado, a ligação com o marketing e demandas por visibilidade, e por outro, a responsabilidade como comunicador, a ligação com a prática jornalística que defende o direito do público à informação e à verdade.

( ) A experiência dos assessores em redações e nos princípios éticos e técnicos do jornalismo não ajuda a estabelecer padrões de comportamento esperados de ambos os lados, com enfoque no interesse público.

( ) Não pode, o assessor de comunicação ou imprensa, sugerir abordagens, fatos, eventos ou mesmo produzi-los para que possam ocupar espaço na mídia.

Alternativas
Q675850 Jornalismo

Assinale as alternativas que apontam para uma conduta jornalística ética.

I. Nas reportagens investigativas, o jornalista deve buscar fontes oficiais e não necessariamente precisa apresentar provas que comprovem a denuncia.

II. O jornalista tem o dever ético de duvidar sempre.

III. O jornalista deve ir além da busca dos dois ou mais lados da notícia. Ele precisa investigar os fatos relatados.

IV. A lei permite a divulgação de imagem, nome, apelido, endereço ou parentesco de jovens envolvidos em atos infracionais somente depois dos 16 anos e com a autorização dos pais.

Alternativas
Q675848 Jornalismo

Considerando a ética jornalística, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Jornalistas que atuam em editorias como economia ou política não devem, em condição alguma, aceitar que suas fontes lhe paguem viagens, hospedagem em hotéis ou refeições. Já os profissionais da editoria de Turismo podem aceitar, sem problema algum, o pagamento de viagens para produção de reportagens nos locais a serem visitados.

II. O jornalista é um trabalhador intelectual à serviço da democracia e do direito à informação, o que o impede de aceitar suborno, presentes ou atender “pedidos especiais”. É a função que limita a prática do ser humano.

III. Na prática, jornalista é estritamente aquele o profissional que leva informações ao público em geral. O assessor de imprensa exerce um ofício diferenciado. Ele não é contratado para divulgar o que o público tem o direito de saber, mas o que seu “cliente” ou empregador tem interesse em difundir.

IV. Na busca por informações, o jornalista pode quebrar regras e até invadir a privacidade de cidadões quando necessário para garantir uma informação relevante e de interesse coletivo.

Alternativas
Q675845 Jornalismo

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Por todos os cantos do Brasil, há muitos jornalistas mal remunerados. Para melhorar a renda, grande parte se divide entre dois empregos, duas funções. Em um período atua como assessor de imprensa em empresas públicas ou privadas, depois segue para uma jornada dentro de uma redação de jornal, rádio ou TV. Os códigos de ética condenam esta prática. Por que?

I. O jornalista que além de atuar em rádio, TV, jornal ou revista também acumula a função de assessor de imprensa incorre em conflito de interesses elementares. Quando os interesses de seus “assessorados” estiverem em jogo, como ele irá proceder? Vai preservar a informação ou a imagem do “cliente externo”?

II. São duas ocupações igualmente dignas. E não há nada de errado em exercer as duas funções ao mesmo tempo, quando o profissional sabe exercer o seu papel em cada uma das funções separadamente.

III. A independência e a integridade do jornalista, como dos órgãos de imprensa, precisam ser mais que verdadeiras: precisam ser explicitas. Torná-las explícitas não é exibicionismo, é um sinal de respeito ao público.

IV. Cada situação deve ser analisada separadamente. Não se pode generalizar. Não é porque há conflito de interesses que não se possa gerar informação de qualidade.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297381 Jornalismo
Para aplicar o Código de Ética do jornalista brasileiro foi criada a Comissão Nacional de Ética, que tem a incumbência de

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297373 Jornalismo
Esta teoria defende a isenção do trabalho jornalístico, apresentando um relato verdadeiro,objetivo e imparcial dos fatos, sem nenhum tipo de interferência. Trata-se da teoria

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297357 Jornalismo
Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


As modificações no Código de Ética do jornalista brasileiro somente serão possíveis no(a) ....................................de jornalistas, através de propostas apresentadas por, no minimo, dez......................... lornalistas.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297356 Jornalismo
O trabalho de um jornalista, seja na redação ou em assessorias de comunicação, muito cuidado com as informações e o tratamento destas,já que se refere a um importante instrumento social, o qual abrange o cotidiano de todas as pessoas envolvidas no universo atingido pelos acontecimentos reportados. Na prática diária desta profissão,com base no Código de Ética, é possível afirmar que


I. ao realizar uma reportagem sobre o aborto,o repórter pode não entrevistar um defensor desta prática,com base no Artigo 13 do Código de Ética, que lhe concede o direito de recusar a realizar tarefas "que agridam as suas convicções.


II. trabalhando na assessoria de comunicação de uma organização,o jornalista que acumular funções deve ser remunerado pelas duas e, em caso de estar na coordenação, não poderá obrigar um colega a esta prática sem a dupla remuneração.


Ill. ao realizar uma reportagem investigativa, o jornalista se depara com uma fonte que possui informações de grande significação e repercussão e não quer ser exposta. Neste caso, é dever do jornalista preservar a identidade do autor dessas informações.


IV. com base em seu Código de Ética, o jornalista acusado por uma das fontes de que a informação não procede, não pode ser considerado responsável por este fato, visto que o texto sofreu alterações por parte do editor. Portanto, o editor passa a ser o responsável.


São práticas eticamente corretas aos profissionais de jornalismo somente

Alternativas
Q266991 Jornalismo
Diante das dificuldades de se estabelecer a verdade dos fatos, a garantia de objetividade jornalística está relacionada a uma série de procedimentos utilizados pelos jornalistas. Qual alternativa apresenta pelo menos três desses procedimentos estratégicos?
Alternativas
Q266989 Jornalismo
No capítulo ética, do Manual de Jornalismo da Radiobrás, há uma série de procedimentos que devem ser levados em consideração na prática jornalística junto às fontes. Analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Toda denúncia deve vir acompanhada de provas obtidas de maneira lícita, através de flagrantes ou documentos.
II. Crimes sexuais só devem ser divulgados com a máxima proteção à identidade da vítima.
III. Notícias oferecidas off de record não devem ser divulgadas, pois o off dá ao público o direito de duvidar da informação.
IV. Ouvir dois ou mais lados distintos de uma questão é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, baseado na igualdade.
V. Matérias sobre o alcoolismo devem proteger a identidade dos consumidores, que devem ser tratados como dependentes do álcool.
Alternativas
Q245524 Jornalismo
Ao discutir o estatuto profissional do jornalismo, Traquinas (2005) considera os atributos necessários à constituição de uma profissão. Sobre o assunto assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q245523 Jornalismo
A concepção da notícia como um "espelho da realidade" concebe o jornalismo como uma forma de conhecimento objetiva. Nesta perspectiva, indique a afirmativa que caracteriza esta concepção, assinalando a alternativa correta.

I. Trata-se de uma concepção de notícia oferecida pela ideologia profissional que considera o jornalista como um comunicador desinteressado.

II. Trata-se de uma concepção de notícia oferecida por estudiosos envolvidos com a criação de um mito profissional a respeito da neutralidade da informação.

III. Trata-se de uma concepção de notícia comprometida com a legitimidade do campo jornalístico, especialmente com a ideia chave da separação entre fatos e opiniões.

IV. Trata-se de uma concepção de notícia que concebe a produção da informação como uma sucessão de escolhas marcadas por decisões racionais.

V. Trata-se de uma concepção de notícia que concebe a produção da informação como uma forma de refletir a realidade dos fatos.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: C
5: A
6: A
7: B
8: A
9: A
10: C
11: B
12: A
13: D
14: C
15: E
16: C
17: D
18: E