Questões Militares
Sobre história da imprensa em jornalismo
Foram encontradas 10 questões
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
PAIXÃO, Patrícia. Linha Editorial No Jornalismo Brasileiro: Conceito, Gênese E Contradições entre a Teoria e a Prática. Revista Alterjor, São Paulo, v. 01, n. 08, p.90-108, jan. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/v iew/137224/137486>. Acesso em: 15 ago. 2019 Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir:
I. José Marques de Melo elaborou o primeiro manual de redação adotado no Brasil.
II. O placard deveria garantir critérios na produção da notícia.
III. A linha editorial atualmente comum no mercado jornalístico retrata uma invenção surgida na virada dos séculos XX para o XXI.
Assinale
A crise de 1929 representou, na história do jornalismo, uma era de inovação, exatamente porque a sociedade norte-americana exigia ser informada, na ansiedade de compreender o que estava acontecendo. Com base nos relatos históricos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as INCORRETAS.
I. As instituições organizaram-se para atuar como fontes. Com isso, a demanda social de informação foi devidamente aproveitada pelas assessorias de comunicação, que cresceram e sofisticaram-se desde então.
II. Franklin Roosevelt , eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, embora fosse um líder carismático na época, era contra a utilização dessas “novas técnicas” de comunicação.
III. Podemos afirmar que a atividade de assessoria de imprensa, da forma como entendemos hoje, tenha se desenvolvido a essa época, a partir da crise de 1929.
IV. O crescimento da atividade só alcançou os meios acadêmicos depois da segunda guerra mundial, com o surgimentos dos cursos de comunicação nos Estados Unidos.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Os primeiros jornais circularam a partir de ________. O primeiro circulou ___________________. Em Londres, começou em _____________. A ___________________ só veio dez anos mais tarde.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.
( ) O Jornal Nacional, lançado em primeiro de setembro de 1969, tinha como propósito competir com o Repórter Esso, da TV Tupy.
( ) Quando o Jornal Nacional surgiu, ele atingia os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e tinha 50 minutos de duração.
( ) Por conta das diversidades regionais do país, o Jornal Nacional teve que adotar as expressões "dia ensolarado" e "dia chuvoso" em relação ao tempo, ao invés de "tempo bom" ou "tempo ruim".
( ) A abertura política do Governo Geisel proporcionou o diálogo mais intenso entre as afiliadas da Globo e a central de jornalismo da emissora, resultando em uma produção maior de materiais jornalísticos. Para selecionar com mais critério esse material, foram criadas editorias especializadas, descentralizando o poder até então unicamente nas mãos do chefe de redação.
I. modalidades de construção da cobertura jornalística.
,
II. determinados veículos, como Veja, Folha de São Paulo e Jornal Nacional (Globo).
III. teoria do Jornalismo.
IV. história do Jornalismo.
V. Jornalismo on-line.