Questões Militares
Sobre história do jornalismo em jornalismo
Foram encontradas 23 questões
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
Acerca da história da atividade de assessoria de imprensa, analise as afirmativas a seguir:
I. As atividades de assessoria de imprensa surgiram no início do século XX, com Ivy Lee.
II. A prática de assessoria de imprensa, nos Estados Unidos, se tornou mais comum depois da crise de 1929.
III. A criação, em 1931, no Brasil, do Departamento de Imprensa e Propaganda, por Getulio Vargas, marca o surgimento da atividade no país.
Assinale
PAIXÃO, Patrícia. Linha Editorial No Jornalismo Brasileiro: Conceito, Gênese E Contradições entre a Teoria e a Prática. Revista Alterjor, São Paulo, v. 01, n. 08, p.90-108, jan. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/v iew/137224/137486>. Acesso em: 15 ago. 2019 Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir:
I. José Marques de Melo elaborou o primeiro manual de redação adotado no Brasil.
II. O placard deveria garantir critérios na produção da notícia.
III. A linha editorial atualmente comum no mercado jornalístico retrata uma invenção surgida na virada dos séculos XX para o XXI.
Assinale
A partir do início da década de 80, com um mercado de consumo consolidado, o fim do regime militar e o ressurgimento da democracia, o movimento sindical, a liberdade de imprensa e uma maior exigência quanto aos direitos sociais e dos consumidores, é possivel afirmar que
I. empresas e instituições passam a sentir uma necessidade de comunicação com a sociedade e seus diversos segmentos e a imprensa é identificada como um grande instrumento para informar e obter uma imagem positiva.
II. organizações passam a buscar profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e para produzir instrumentos de comunicação como boletins, jornais, revistas, vídeos e rádios internas.
III. a comunicação deixa de ser “perfumaria” para as organizações, ganhando as entranhas da administração pública e privada e extrapolando os limites dos tradicionais ‘jornaizinhos’ internos para assumir o status de um complexo vinculado à estratégia negocial.
IV. além de uma alternativa ao desemprego, muitos profissionais optaram pelas assessorias devido às condições de trabalho – horário fixo, menor estresse e maior salário.
No Brasil, as atividades de relações públicas se desenvolveram a partir de 1964. Com as RPs surgiu a prática de assessoria de imprensa que, tanto no meio público quanto no privado, atraiu muitos jornalistas. Desvinculada da Administração e inserida, como carreira e área de estudo, nos cursos de Comunicação, a atuação das assessorias passou a ter grande desenvolvimento. Com isso, é possível afirmar que
I. foi um processo estimulado pela estratégia de propaganda do governo militar.
II. a Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp) tornou-se modelo para governos estaduais e municipais, assim como para empresas de grande porte e as estatais.
III. passado o regime militar, somente nos anos 80, jornalistas passam a atuar como assessores de imprensa dentro dos departamentos de relações públicas.
IV. a prática de assessoria de imprensa, já consolidada no espaço político, passa a ganhar espaço nas organizações privadas. Uma das assessorias pioneiras foi o Setor de Imprensa da Volkswagem do Brasil que tornou-se fonte de consulta de jornalistas das grandes redações do país.
A crise de 1929 representou, na história do jornalismo, uma era de inovação, exatamente porque a sociedade norte-americana exigia ser informada, na ansiedade de compreender o que estava acontecendo. Com base nos relatos históricos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as INCORRETAS.
I. As instituições organizaram-se para atuar como fontes. Com isso, a demanda social de informação foi devidamente aproveitada pelas assessorias de comunicação, que cresceram e sofisticaram-se desde então.
II. Franklin Roosevelt , eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, embora fosse um líder carismático na época, era contra a utilização dessas “novas técnicas” de comunicação.
III. Podemos afirmar que a atividade de assessoria de imprensa, da forma como entendemos hoje, tenha se desenvolvido a essa época, a partir da crise de 1929.
IV. O crescimento da atividade só alcançou os meios acadêmicos depois da segunda guerra mundial, com o surgimentos dos cursos de comunicação nos Estados Unidos.
Quando surgiu o trabalho de Assessoria de Comunicação, nos Estados Unidos, foi criada uma declaração de princípios. Um documento histórico, que estabeleceu um pequeno conjunto de regras ético-morais em favor da confiabilidade. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Nosso assunto é exato. Qualquer diretor de jornal interessado na verificação direta de qualquer declaração de fato, será auxiliado com prazer.
II. O objetivo é divulgar, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público, informações de interesses corporativos.
III. Não é um serviço secreto, mas a divulgação de notícias.
IV. Se acharem que fica melhor, nosso assunto pode ser publicado na seção comercial.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Os primeiros jornais circularam a partir de ________. O primeiro circulou ___________________. Em Londres, começou em _____________. A ___________________ só veio dez anos mais tarde.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A comunicação empresarial teve origem no ano de _________ , pelo jornalista ______________ que estabeleceu o primeiro escritório de _____________________ em __________________.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
No ano de _________ entrou no ar a ___________, o primeiro canal brasileiro de notícias, 24 horas no ar.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Em _______ o jovem italiano __________________ construiu um aparelho que codificava ondas eletromagnéticas em sinais elétricos, permitindo a transmissão de ______________ sem o uso de fios através de antenas receptoras. Era o princípio _________________.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A televisão entrou na vida dos brasileiros na década de _______. ______________________ era proprietário _______________________, o primeiro império de comunicação do Brasil.
Analise as afirmativas sobre o release, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O release surge, no Brasil, como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo na primeira metade do século XX.
( ) A partir da década de 90, o release transforma-se em um importante instrumento da iniciativa privada para aproximar-se do mercado consumidor.
( ) São critérios para aproveitamento de um release: o interesse público, a exclusividade, a disponibilidade, o fato de ser novidade e a adequação.
( ) O release pode ser definido como material informativo, distribuído aos jornalistas, que se constitui no principal critério para avaliação da qualidade do trabalho desenvolvido pela assessoria.
( ) É o principal instrumento físico de um sistema de informação e
relacionamento entre a organização e a imprensa.
Na mesma década de sua criação,a world wide web se tornou um espaço explorado pelos veículos de comunicação brasileiros que seguiram o exemplo pioneiro do grupo............................ que, em 1995, inseriu o(a) .............................na rede mundial. No mesmo ano,................................ foi o primeiro veiculo de comunicação brasileiro a realizar uma cobertura completa no espaço virtual.