Questões Militares de Jornalismo - História do Jornalismo

Foram encontradas 23 questões

Q1120983 Jornalismo
O processo de urbanização intensa, logo após a Segunda Guerra Mundial, refletiria nas análises sobre a comunicação no continente. Efetivamente, as pessoas que chegavam aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do México ou Santiago, acabaram expostas aos meios de comunicação de massa (notadamente o rádio e a televisão) de maneira muito rápida. A preocupação com “as massas” alentava pesquisas destinadas a denunciar a alienação promovida pela comunicação, que se valia da população analfabeta, presa fácil de sofrer manipulação, deslumbrada pelo fascínio apresentado pelos meios de comunicação.
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1120980 Jornalismo

Acerca da história da atividade de assessoria de imprensa, analise as afirmativas a seguir:

I. As atividades de assessoria de imprensa surgiram no início do século XX, com Ivy Lee.

II. A prática de assessoria de imprensa, nos Estados Unidos, se tornou mais comum depois da crise de 1929.

III. A criação, em 1931, no Brasil, do Departamento de Imprensa e Propaganda, por Getulio Vargas, marca o surgimento da atividade no país.

Assinale

Alternativas
Q1120975 Jornalismo
Embora sempre tenha sido perceptível no nosso jornalismo, a linha editorial começa a ser publicizada aos leitores com o advento dos manuais de redação, que trazem, de maneira sistematizada, normas a serem seguidas pelos jornalistas que atuam no veículo. De acordo com José Marques de Melo, o sociólogo, antropólogo e jornalista Gilberto Freyre foi o criador daquele que é considerado o nosso primeiro manual de redação. Chamado de placard, tratava-se de uma pequena folha de papel que foi afixada em 1929, no mural da redação do jornal A Província, de Pernambuco, do qual Freyre foi editor, apresentando uma série de regras e cuidados sobre como redigir as notícias.
PAIXÃO, Patrícia. Linha Editorial No Jornalismo Brasileiro: Conceito, Gênese E Contradições entre a Teoria e a Prática. Revista Alterjor, São Paulo, v. 01, n. 08, p.90-108, jan. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/v iew/137224/137486>. Acesso em: 15 ago. 2019 Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir:
I. José Marques de Melo elaborou o primeiro manual de redação adotado no Brasil.
II. O placard deveria garantir critérios na produção da notícia.
III. A linha editorial atualmente comum no mercado jornalístico retrata uma invenção surgida na virada dos séculos XX para o XXI.
Assinale
Alternativas
Q802508 Jornalismo
No fim do século XV, a impressão foi introduzida na Inglaterra. Porém, apenas quase um século e meio mais tarde, começaram a surgir os primeiros precursores do jornal. Segundo De Fleur e Bali (1993), qual era o nome dessas impressões?
Alternativas
Q737762 Jornalismo
Segundo KOPLIN e FERRARETTO, qual das expressões abaixo NÃO corresponde a uma das quatro correntes fundamentais no desenvolvimento dos serviços de assessoria de imprensa, ao longo dos últimos 300 anos?
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: C
5: C