Questões Militares Sobre história do jornalismo em jornalismo

Foram encontradas 28 questões

Q3262831 Jornalismo
Os pesquisadores da história do rádio não são unânimes em atribuir a sua invenção a um nome único. Nas obras a respeito do tema, é possível encontrar dois pesquisadores: Guglielmo Marconi e o padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura.
A esse respeito é correto afirmar que
Alternativas
Q3262830 Jornalismo
Segundo um artigo de Paula Halperin, em novembro de 1966, o jornal “A Tribuna da Imprensa” publicou um editorial de Carlos Lacerda que estabelecia, entre outras coisas, uma conexão entre a Rede Globo e uma revista americana. O acordo causou muita controvérsia em todo o Brasil com a denúncia de infiltração de capital estrangeiro na imprensa brasileira.
Os investimentos apontados por Lacerda na Globo eram do grupo
Alternativas
Q3262820 Jornalismo
Em março de 1940, as instalações de um jornal sediado na capital paulista foram ocupadas pela polícia militar sob a acusação de que os diretores escondiam armas no local. O jornal foi restituído aos proprietários no dia 6 de dezembro de 1945.
O título do jornal que sofreu essa intervenção é
Alternativas
Q3262816 Jornalismo
A primeira síntese radiofônica noticiosa do Brasil ficou no ar entre 1941 e 1968. O programa foi idealizado pela agência McCann-Erickson, produzido pela United Press Associations (UPA) e veiculado no Brasil pela Rádio Nacional.
No Brasil o programa recebeu o nome de
Alternativas
Q3262806 Jornalismo
Em setembro de 1830, os estudantes paulistas comemoraram com uma passeata a revolução ocorrida na França. Houve repressão e o jornal “Observatório Constitucional” fez a defesa dos estudantes. O responsável pelo texto de apoio ao movimento estudantil foi assassinado no dia 20 de novembro do mesmo ano e hoje é homenageado com seu nome em uma das ruas da capital paulista.
O nome do jornalista assassinado é
Alternativas
Q1120983 Jornalismo
O processo de urbanização intensa, logo após a Segunda Guerra Mundial, refletiria nas análises sobre a comunicação no continente. Efetivamente, as pessoas que chegavam aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do México ou Santiago, acabaram expostas aos meios de comunicação de massa (notadamente o rádio e a televisão) de maneira muito rápida. A preocupação com “as massas” alentava pesquisas destinadas a denunciar a alienação promovida pela comunicação, que se valia da população analfabeta, presa fácil de sofrer manipulação, deslumbrada pelo fascínio apresentado pelos meios de comunicação.
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1120980 Jornalismo

Acerca da história da atividade de assessoria de imprensa, analise as afirmativas a seguir:

I. As atividades de assessoria de imprensa surgiram no início do século XX, com Ivy Lee.

II. A prática de assessoria de imprensa, nos Estados Unidos, se tornou mais comum depois da crise de 1929.

III. A criação, em 1931, no Brasil, do Departamento de Imprensa e Propaganda, por Getulio Vargas, marca o surgimento da atividade no país.

Assinale

Alternativas
Q1120975 Jornalismo
Embora sempre tenha sido perceptível no nosso jornalismo, a linha editorial começa a ser publicizada aos leitores com o advento dos manuais de redação, que trazem, de maneira sistematizada, normas a serem seguidas pelos jornalistas que atuam no veículo. De acordo com José Marques de Melo, o sociólogo, antropólogo e jornalista Gilberto Freyre foi o criador daquele que é considerado o nosso primeiro manual de redação. Chamado de placard, tratava-se de uma pequena folha de papel que foi afixada em 1929, no mural da redação do jornal A Província, de Pernambuco, do qual Freyre foi editor, apresentando uma série de regras e cuidados sobre como redigir as notícias.
PAIXÃO, Patrícia. Linha Editorial No Jornalismo Brasileiro: Conceito, Gênese E Contradições entre a Teoria e a Prática. Revista Alterjor, São Paulo, v. 01, n. 08, p.90-108, jan. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/v iew/137224/137486>. Acesso em: 15 ago. 2019 Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir:
I. José Marques de Melo elaborou o primeiro manual de redação adotado no Brasil.
II. O placard deveria garantir critérios na produção da notícia.
III. A linha editorial atualmente comum no mercado jornalístico retrata uma invenção surgida na virada dos séculos XX para o XXI.
Assinale
Alternativas
Q688625 Jornalismo
Na linha de Nogueira (1999), podem-se destacar como marcos definidores da passagem do “jornalismo declaratório” para o de “denúncia”, no âmbito mundial e brasileiro, respectivamente, os seguintes acontecimentos:
Alternativas
Q802508 Jornalismo
No fim do século XV, a impressão foi introduzida na Inglaterra. Porém, apenas quase um século e meio mais tarde, começaram a surgir os primeiros precursores do jornal. Segundo De Fleur e Bali (1993), qual era o nome dessas impressões?
Alternativas
Q646228 Jornalismo

Analise as afirmativas sobre o release, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O release surge, no Brasil, como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo na primeira metade do século XX.

( ) A partir da década de 90, o release transforma-se em um importante instrumento da iniciativa privada para aproximar-se do mercado consumidor.

( ) São critérios para aproveitamento de um release: o interesse público, a exclusividade, a disponibilidade, o fato de ser novidade e a adequação.

( ) O release pode ser definido como material informativo, distribuído aos jornalistas, que se constitui no principal critério para avaliação da qualidade do trabalho desenvolvido pela assessoria.

( ) É o principal instrumento físico de um sistema de informação e relacionamento entre a organização e a imprensa.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297366 Jornalismo
Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


Na mesma década de sua criação,a world wide web se tornou um espaço explorado pelos veículos de comunicação brasileiros que seguiram o exemplo pioneiro do grupo............................ que, em 1995, inseriu o(a) .............................na rede mundial. No mesmo ano,................................ foi o primeiro veiculo de comunicação brasileiro a realizar uma cobertura completa no espaço virtual.

Alternativas
Q266974 Jornalismo
Analisando o contexto da revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, com o uso de tipos móveis, inventados por Gutenberg, em 1450, Burke e Brigs (2004) assinalam aspectos característicos desta revolução. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.
Alternativas
Q245526 Jornalismo
Desde que foi criado, o "Jornal Nacional" é uma referência para o jornalismo televisivo brasileiro. Ao lado das telenovelas, é também um dos produtos da TV brasileira com maior audiência, verificada através da sua presença em sete de cada dez aparelhos existentes no país. Sobre o "Jornal Nacional", analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O Jornal Nacional, lançado em primeiro de setembro de 1969, tinha como propósito competir com o Repórter Esso, da TV Tupy.

( ) Quando o Jornal Nacional surgiu, ele atingia os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e tinha 50 minutos de duração.

( ) Por conta das diversidades regionais do país, o Jornal Nacional teve que adotar as expressões "dia ensolarado" e "dia chuvoso" em relação ao tempo, ao invés de "tempo bom" ou "tempo ruim".

( ) A abertura política do Governo Geisel proporcionou o diálogo mais intenso entre as afiliadas da Globo e a central de jornalismo da emissora, resultando em uma produção maior de materiais jornalísticos. Para selecionar com mais critério esse material, foram criadas editorias especializadas, descentralizando o poder até então unicamente nas mãos do chefe de redação.
Alternativas
Q245521 Jornalismo
Os estudos e pesquisas em Jornalismo no Brasil cresceram bastante no século XX em decorrência do aumento dos cursos de graduação e, em especial, com a ampliação dos programas de pós-graduação. Tais estudos e pesquisas têm privilegiado as seguintes temáticas referentes ao Jornalismo:

I. modalidades de construção da cobertura jornalística.
,
II. determinados veículos, como Veja, Folha de São Paulo e Jornal Nacional (Globo).

III. teoria do Jornalismo.

IV. história do Jornalismo.

V. Jornalismo on-line.
Alternativas
Q737762 Jornalismo
Segundo KOPLIN e FERRARETTO, qual das expressões abaixo NÃO corresponde a uma das quatro correntes fundamentais no desenvolvimento dos serviços de assessoria de imprensa, ao longo dos últimos 300 anos?
Alternativas
Q675873 Jornalismo
No fim do século XIX, ao ser questionado por um repórter do jornal The New York Times que pedia esclarecimentos sobre a paralisação dos serviços ferroviários prestados por sua companhia, o empresário norte-americano William Henry Vanderbilt saiu com uma declaração que o tornou figura emblemática de um período em que dirigentes de instituições queriam distância dos jornalistas. Assinale a alternativa que apresenta a frase usada pelo empresário.
Alternativas
Q675868 Jornalismo

A partir do início da década de 80, com um mercado de consumo consolidado, o fim do regime militar e o ressurgimento da democracia, o movimento sindical, a liberdade de imprensa e uma maior exigência quanto aos direitos sociais e dos consumidores, é possivel afirmar que

I. empresas e instituições passam a sentir uma necessidade de comunicação com a sociedade e seus diversos segmentos e a imprensa é identificada como um grande instrumento para informar e obter uma imagem positiva.

II. organizações passam a buscar profissionais para estabelecer ligações com a imprensa e para produzir instrumentos de comunicação como boletins, jornais, revistas, vídeos e rádios internas.

III. a comunicação deixa de ser “perfumaria” para as organizações, ganhando as entranhas da administração pública e privada e extrapolando os limites dos tradicionais ‘jornaizinhos’ internos para assumir o status de um complexo vinculado à estratégia negocial.

IV. além de uma alternativa ao desemprego, muitos profissionais optaram pelas assessorias devido às condições de trabalho – horário fixo, menor estresse e maior salário.

Alternativas
Q675867 Jornalismo

No Brasil, as atividades de relações públicas se desenvolveram a partir de 1964. Com as RPs surgiu a prática de assessoria de imprensa que, tanto no meio público quanto no privado, atraiu muitos jornalistas. Desvinculada da Administração e inserida, como carreira e área de estudo, nos cursos de Comunicação, a atuação das assessorias passou a ter grande desenvolvimento. Com isso, é possível afirmar que

I. foi um processo estimulado pela estratégia de propaganda do governo militar.

II. a Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp) tornou-se modelo para governos estaduais e municipais, assim como para empresas de grande porte e as estatais.

III. passado o regime militar, somente nos anos 80, jornalistas passam a atuar como assessores de imprensa dentro dos departamentos de relações públicas.

IV. a prática de assessoria de imprensa, já consolidada no espaço político, passa a ganhar espaço nas organizações privadas. Uma das assessorias pioneiras foi o Setor de Imprensa da Volkswagem do Brasil que tornou-se fonte de consulta de jornalistas das grandes redações do país.

Alternativas
Q675866 Jornalismo

A crise de 1929 representou, na história do jornalismo, uma era de inovação, exatamente porque a sociedade norte-americana exigia ser informada, na ansiedade de compreender o que estava acontecendo. Com base nos relatos históricos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as INCORRETAS.

I. As instituições organizaram-se para atuar como fontes. Com isso, a demanda social de informação foi devidamente aproveitada pelas assessorias de comunicação, que cresceram e sofisticaram-se desde então.

II. Franklin Roosevelt , eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, embora fosse um líder carismático na época, era contra a utilização dessas “novas técnicas” de comunicação.

III. Podemos afirmar que a atividade de assessoria de imprensa, da forma como entendemos hoje, tenha se desenvolvido a essa época, a partir da crise de 1929.

IV. O crescimento da atividade só alcançou os meios acadêmicos depois da segunda guerra mundial, com o surgimentos dos cursos de comunicação nos Estados Unidos.

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: B
5: B
6: D
7: E
8: B
9: C
10: C
11: A
12: D
13: A
14: B
15: E
16: C
17: D
18: D
19: B
20: C