Questões Militares
Comentadas sobre metodologia de pesquisa em jornalismo
Foram encontradas 6 questões
Nilson Lage aponta que as fontes de informação podem ser pessoais, institucionais ou documentais. Enumere a Coluna II de acordo com a definição de cada classificação.
Coluna I.
A. Fontes oficiais
B. Independentes
C. Fontes primárias
D. Fontes secundárias
E. Testemunhas
Coluna II.
( ) Fontes consultadas para a preparação de uma pauta ou a construção das premissas genéricas ou contextos ambientais.
( ) Aquelas em que o jornalista se baseia para colher o essencial de uma matéria; fornecem fatos, versões e números.
( ) Se apóia na memória, embora eventualmente desordenada e confusa.
( ) Mantidas por instituições que preservam algum poder de Estado e por empresas e organizações como sindicatos, associações, fundações, etc.
( ) Aquelas desvinculadas de uma relação de poder ou interesse específico em cada caso.
Considerando ainda a ética jornalística, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as INCORRETAS.
I. Qualquer cidadão pode ser considerado uma fonte e em qualquer situação, independente do motivo, a fonte pode pedir o off, como forma de proteger-se.
II. O jornalista não deve guardar para si informações de interesse público. Ele denuncia crimes à sociedade, apurar e punir, se for o caso, é dever do Estado.
III. Nada impede que o jornalista tenha amizade pessoal com uma fonte de informação, desde que confie plenamente nas palavras e atitudes da fonte.
IV. Tem direito ao anonimato, toda pessoa vítima de violência ou humilhação.
Assinale as alternativas que apontam para uma conduta jornalística ética.
I. Nas reportagens investigativas, o jornalista deve buscar fontes oficiais e não necessariamente precisa apresentar provas que comprovem a denuncia.
II. O jornalista tem o dever ético de duvidar sempre.
III. O jornalista deve ir além da busca dos dois ou mais lados da notícia. Ele precisa investigar os fatos relatados.
IV. A lei permite a divulgação de imagem, nome, apelido, endereço ou parentesco de jovens envolvidos em atos infracionais somente depois dos 16 anos e com a autorização dos pais.
I. Os procedimentos metodológicos dos chamados Estudos Culturais são muito utilizados para a pesquisa sobre recepção, pois eles enfatizam o caráter ativo deste processo, diferente do que ocorre com outras metodologias de estudo da recepção da comunicação.
II. A Análise de Discurso é uma metodologia de origem francesa utilizada para analisar as mídias, inclusive no Brasil. A pesquisadora e professora Eni Orlandi da UNICAMP é uma das maiores críticas desta corrente metodológica.
III. A Semiologia e a Semiótica são noções que servem para nomear metodologias idênticas que se voltam para a pesquisa das imagens.
IV. A expressão Análise de Conteúdo é utilizada para designar uma corrente de pesquisa que prioriza os estudos comparativos quantitativos, como, por exemplo, a medição de materiais jornalísticos para analisar o posicionamento da imprensa acerca de determinados temas.
V. A Agenda Setting e as teses acerca do enquadramento (framing) têm sido utilizadas no Brasil e em outros países para pesquisas na área de Comunicação / Jornalismo e Política.