Questões Militares Sobre principais teorias e escolas em jornalismo

Foram encontradas 54 questões

Q2120368 Jornalismo
De acordo com Lévy (Apud Martino, 2014), o vínculo entre diversas competências, ideias e conhecimentos, articulado na interação virtual entre indivíduos no ciberespaço, é chamado de:
Alternativas
Q1775643 Jornalismo
Qual foi a primeira metodologia utilizada na tentativa de compreender porque as notícias são como são, segundo Pena (2013)?
Alternativas
Q1775639 Jornalismo
Rodrigues (2009) afirma que as comunidades virtuais são parte integrante das sociedades em rede. O surgimento de comunidades virtuais assinala algumas rupturas importantes em relação ao modelo convencional de comunidade. Segundo o autor, assinale a opção que apresenta uma característica das comunidades virtuais.
Alternativas
Q1775612 Jornalismo
Em relação aos conceitos utilizados na comunicação digital, segundo Martino (2014), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS I- Barreira digital II- Ciberespaço III- Convergência IV- Cultura participatória V- Interatividade
DEFINIÇÕES ( ) Integração entre computadores, meios de comunicação e redes digitais, bem como de produtos, serviços e meios na internet. ( ) Espaço de interação criado no fluxo de dados digitais em redes de computadores. ( ) Potencialidade que qualquer indivíduo tem de se tornar um produtor de conteúdos já existentes ou inéditos. Possibilidade aberta pelas tecnologias de rede de aumentar o conhecimento produzido de maneira social e coletiva. ( ) Diferenças de acesso às tecnologias e mídias, bem como à cultura desenvolvida nesses ambientes, vinculadas a problemas sociais e econômicos. ( ) Usuários, programas e conteúdos, em diferentes níveis e formas, nos sistemas de comunicação digital em rede.
Alternativas
Q1775602 Jornalismo
De acordo com Neves (2011), assinale a opção correta sobre as características da “Grande Opinião Pública”.
Alternativas
Q1775600 Jornalismo
Para Castells (2017), as funções e os processos dominantes na era da informação estão cada vez mais organizados em torno de redes. Com relação a esse cenário, assinale a opção correta:
Alternativas
Q1668662 Jornalismo

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A “teoria do espelho” é a teoria mais antiga sobre a produção jornalística e aponta que as notícias são como são, na medida em que a realidade assim as determina.


PORQUE


II. Na perspectiva da “teoria do espelho”, esquece-se o trabalho simbólico do jornalismo, de reelaboração da realidade que descreve, reduzindo-o a meras técnicas e regras de transposição dessa realidade.

Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que a/as

Alternativas
Q1120983 Jornalismo
O processo de urbanização intensa, logo após a Segunda Guerra Mundial, refletiria nas análises sobre a comunicação no continente. Efetivamente, as pessoas que chegavam aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do México ou Santiago, acabaram expostas aos meios de comunicação de massa (notadamente o rádio e a televisão) de maneira muito rápida. A preocupação com “as massas” alentava pesquisas destinadas a denunciar a alienação promovida pela comunicação, que se valia da população analfabeta, presa fácil de sofrer manipulação, deslumbrada pelo fascínio apresentado pelos meios de comunicação.
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1120982 Jornalismo
Com base nas ideias de McLuhan, assinale uma das falas indicadas nas alternativas a seguir que NÃO tenha sido proferida por ele.
Alternativas
Q1120974 Jornalismo
O desenvolvimento dos meios de comunicação na contemporaneidade modificou a prática do jornalismo, reconfigurando suas mediações sociais e culturais, em função do uso das novas tecnologias e das novas relações estabelecidas entre produtores e consumidores de informação. Isto é, o jornalismo se reinventa cotidianamente como discurso e prática social e impõe um olhar crítico aos pesquisadores. Dessa forma, ao mesmo tempo, o campo acadêmico do jornalismo se fortaleceu nas universidades de todo o país, possível de ser dimensionado na observação dos trabalhos desenvolvidos por diferentes entidades ligadas a essa prática e diante da publicação de uma vasta bibliografia que veio manter o debate sobre suas questões teóricas e metodológicas, aperfeiçoando as investigações.
PELINSON, F. Particularidades da pesquisa em Jornalismo. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais do Sipecom, 2013 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
Alternativas
Q1120971 Jornalismo
Assinale a afirmativa INCORRETA acerca do modelo Encoding/Decoding de Stuart Hall.
Alternativas
Q1120970 Jornalismo
Indústria cultural, como se sabe, é um conceito de Theodor Adorno e Max Horkheimer (1985), expoentes da chamada Escola de Frankfurt, célebre por elaborar uma teoria crítica da sociedade. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Estavam impactados pela experiência vivida no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, no qual se exilaram de 1939 a 1949. Lá trabalharam no Projeto Princeton sobre o rádio, financiado pela Fundação Rockefeller e dirigido pelo sociólogo Paul Lazarsfeld, também exilado na academia americana, tendo como propósito estudar os efeitos da comunicação de massa na sociedade.
RIDENTI, M. A indústria cultural brasileira na formulação de Renato Ortiz. Ciências Sociais Unisinos, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 156– 160, 2018. Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com Adorno e Horkheimer, a indústria cultural envolve um processo integrado de produção de mercadorias culturais, constituindo uma lógica da produção de cultura no capitalismo tardio, submetida à mercantilização.
II. Quando os autores começaram a empregar essa terminologia, queriam analisar tendências sociais e estéticas e criticar o que consideravam novas formas de dominação pelo viés da cultura.
III. Segundo Adorno e Horkheimer, a técnica da Indústria Cultural levou à padronização e à produção em série.
Assinale
Alternativas
Q1120968 Jornalismo
A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda.
SOUSA, Ana Caroline da Silva Ribeiro; ROCHA, Liana Vidigal. Agenda-Setting e Twitter: um estudo da relação entre teoria e prática. In: SOUZA, Rose Maria Vidal de; MELO, José Marques de; MORAIS, Osvando J. de. Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologia de Ensino. São Paulo: Intercom, 2014. p. 261-290.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Teoria do Agendamento, a mídia sugere quais temas devem fazer parte da agenda pública. Além disso, os veículos jornalísticos são a única fonte de informação da audiência.
II. O público pode agendar a mídia, com base em demandas para que ela dê visibilidade a temas que lhe interessam. A esse tipo de agendamento, dá-se o nome de contra-agendamento.
III. Os consumidores de produtos midiáticos tendem a considerar mais importantes os temas veiculados. Ou seja, os meios de comunicação agendam nossas conversas.
Assinale
Alternativas
Q1120967 Jornalismo
Pensar a comunicação a partir da recepção permite-nos entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas. Permite-nos também sair da oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso.
PAULINO, R. A. Estudos de recepção para a crítica da comunicação. Comunicação & Educação, n. 17, p. 37-42, 30 abr. 2000. Com base nesse fragmento de texto, infere-se que
Alternativas
Q1120966 Jornalismo
A mídia exerce um papel de forte influência na vida e no cotidiano das pessoas. É um elemento importante na organização da esfera pública e deve ser encarada como elemento onipresente na ação, exposição e mediação, além de operar e dar visibilidade nos processos em comunicação. (...) A mídia não deve ser somente vista como importante e sim protagonista para todo e qualquer processo político e democrático da modernidade.
MARTINS, S. Mídia e opinião pública: estudo de caso sobre o mensalão nas ópticas dos jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo. Universitas. Arquitetura e Comunicação Social, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 47–58, 2014. Considerando a influência da mídia e o seu papel no processo de formação da opinião pública, analise as afirmativas a seguir:
I. A função da mídia, conhecida como o quarto poder, é de participar, divulgar e obter transparência e compromisso com a verdade naquilo a que se propõe na composição da informação.
II. O enquadramento noticioso é muito usado pela mídia quando se deseja modelar, ocultar, destacar e enfatizar algo.
III. A opinião pública não é afetada pelos veículos de comunicação de massa.
Assinale
Alternativas
Q912052 Jornalismo
Com relação às Teorias do Jornalismo, Pena (2013) afirma que as organizações dispõem de meios específicos para realizar seu trabalho e que esses meios influenciam diretamente o resultado desse trabalho, ou seja, o produto final. Em uma pizzaria, por exemplo, a qualidade do produto depende do tipo de farinha utilizada para fazer a massa, do molho de tomate, do queijo, do forno e de uma série de outros fatores. O pizzaiolo pode até ser muito talentoso, mas seu ofício está condicionado pelos meios. Esse conceito se refere à Teoria:
Alternativas
Q802607 Jornalismo
Como é denominado o estudo que se dedica a identificar os caminhos e regras utilizados pelos meios de comunicação para contar uma história?
Alternativas
Q802524 Jornalismo
A teoria que explica que as mensagens da mídia seriam capazes de moldar a opinião pública e inclinar as massas para quase qualquer ponto de vista desejado pelo comunicador é a teoria da
Alternativas
Q706858 Jornalismo

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A oposição entre a teoria ____________ e o ___________________ consiste na premissa de que na primeira são os indivíduos isolados que constituem o público, enquanto na segunda ocorre a mediação exercida pelos líderes entre os meios de comunicação e os outros indivíduos do grupo.

Alternativas
Q706857 Jornalismo

Em relação ao estudo da teoria gnóstica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Estrutura própria da comunidade jornalística formada por costumes, vocabulário e ritos de iniciação específicos.

( ) Notícia como instrumento de interesses políticos, revertida em publicidade para sustentar os anseios do capitalismo.

( ) Jornalismo como um negócio, que busca lucro, voltado ao balanço contábil com atenção especial a área comercial.

( ) Processos vivenciados pelos jornalistas ao se iniciarem na profissão passando por processos específicos de iniciação.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: E
6: C
7: D
8: D
9: E
10: B
11: C
12: E
13: D
14: D
15: C
16: B
17: C
18: A
19: C
20: C