Questões Militares
Sobre produção da notícia em jornalismo
Foram encontradas 67 questões
TIPOS DE LEADS I- Simples Il- Integral III- Pessoal IV- Estorinha V- Teatral
CONCEITOS ( ) Faz a remissão ao assunto, juntando informações que aconteceram no passado, para melhor compreensão. ( ) Utiliza o recurso à particularização e favorece as notícias de interesse humano. ( ) Costuma ser bastante explorado nas revistas especializadas. ( ) Nele a ideia-núcleo está na primeira frase. ( ) Narra o acontecimento em etapas. ( ) Procura dar a notícia numa linguagem mais chã, em ordem direta.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Jornalistas que recebem sugestões de pautas falaciosas tendem a não reconhecer nesse cliente uma fonte merecedora de confiança, pois este parece preocupado exclusivamente com os próprios interesses; e é capaz de fazer da mídia um mero instrumento a seu dispor.
PORQUE
II. O bom assessor tem muito de um bom repórter. Apura criteriosamente informações sobre o assessorado, busca dados que compõem uma notícia, procura fontes confiáveis para averiguar a abordagem que tem em mente.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as
Preencha corretamente as lacunas.
Podemos definir os valores-notícias como um componente da noticiabilidade. A combinação deles vai ajudar o jornalista a definir quais os fatos que são suficientemente interessantes, significativos e relevantes para serem transformados em notícia.
Os valores-notícia são critérios de ______________ espalhados ao longo de todo o processo de produção, isto é, não estão presentes só na _______________de notícias, mas participam de todas as operações anteriores e posteriores à escolha, embora com um relevo diferente em cada situação. Eles são dinâmicos, ou seja, mudam em função de aspectos culturais, _______________ e das tecnologias.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
PEREIRA, F. H.; LACERDA, A. G.; SANTOS, M. M. As rotinas produtivas na cobertura jornalística da presidência do Brasil . Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/pereira-fabio henrique-rotinas-produtivas.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2019 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
HOHLFELDT, Antonio Carlos. GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Revista Observatório, [s.l.], v. 4, n. 3, p.726-758, 29 abr. 2018. Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O jornalista deve exercer sua profissão de maneira ética, preocupando-se de que modo a notícia será interpretada.
II. Os fatos devem ser comunicados à sociedade sem impedimentos de qualquer tipo.
III. Existe credibilidade em relação ao conteúdo jornalístico por parte dos consumidores de notícias.
Assinale
Zarzalejos, José Antonio . Comunicação, Jornalismo e ´fact-checking´. In: Revista UNO: A era da pós - verdade: realidade versus percepção. Disponível em: <http://www.revista - uno.com.br/numero - 27/>. Acesso em: 24 de jun. 2019
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na era da pós-verdade, o jornalismo deve concentrar-se não apenas em narrar os fatos, mas também em realizar o factchecking.
PORQUE
II. A disseminação de fake news confunde as pessoas na distinção do que é real e do que é falso, e os resultados do crescimento desse fenômeno são uma ameaça ao jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
OYAMA, Thaís. A arte de entrevistar bem. São Paulo: Contexto, 2008.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As entrevistas, quando bem realizadas, geram bons conteúdos jornalísticos.
II. Em uma reportagem investigativa, a entrevista é facultativa, enquanto que, em outros gêneros jornalísticos, é obrigatória.
III. Segundo a autora, a qualidade da entrevista irá refletir na qualidade do conteúdo da reportagem.
Assinale
PAIXÃO, Patrícia. Linha Editorial No Jornalismo Brasileiro: Conceito, Gênese E Contradições entre a Teoria e a Prática. Revista Alterjor, São Paulo, v. 01, n. 08, p.90-108, jan. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/v iew/137224/137486>. Acesso em: 15 ago. 2019 Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir:
I. José Marques de Melo elaborou o primeiro manual de redação adotado no Brasil.
II. O placard deveria garantir critérios na produção da notícia.
III. A linha editorial atualmente comum no mercado jornalístico retrata uma invenção surgida na virada dos séculos XX para o XXI.
Assinale
PELINSON, F. Particularidades da pesquisa em Jornalismo. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais do Sipecom, 2013 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
O lide é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros em seu corpo. Corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica, ao texto lido pelo apresentador ou à deixa do apresentador ou à cabeça do repórter (quando ele aparece falando) no início de uma notícia em televisão. Quanto ao conteúdo, o lide é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.
Com base no fragmento de texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O lide jornalístico auxilia na construção da notícia.
II. As fases de exórdio, narração, provas e peroração estão presentes na imagem acima.
III. O jornalista recorre ao recurso de estabelecer e responder perguntas na parte inicial do texto.
Assinale