Questões Militares
Sobre radiojornalismo em jornalismo
Foram encontradas 14 questões
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
O lide é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros em seu corpo. Corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica, ao texto lido pelo apresentador ou à deixa do apresentador ou à cabeça do repórter (quando ele aparece falando) no início de uma notícia em televisão. Quanto ao conteúdo, o lide é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.
Com base no fragmento de texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O lide jornalístico auxilia na construção da notícia.
II. As fases de exórdio, narração, provas e peroração estão presentes na imagem acima.
III. O jornalista recorre ao recurso de estabelecer e responder perguntas na parte inicial do texto.
Assinale
Considerando a hipótese do agenda-setting, conforme Wolf (2006), informe (F) para as ideias falsas e (V) para as verdadeiras e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os mass media descrevem a realidade mas não apresentam ao público uma lista destacando sobre o que é necessário ter uma opinião e discutir.
( ) Em consequência da ação dos jornais, da TV e de outros meios de informação, o público sabe ou ignora, dá atenção ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas tendem a incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu conteúdo.
( ) O público tende a atribuir importância aos acontecimentos, problemas e pessoas de acordo com a ênfase atribuída a eles pelos mass media.
( ) Segundo McCombs (1976), o caráter fundamental da agenda parece, frequentemente, ser estruturado pelos jornais, ao passo que a televisão reordena ou ressistematiza os temas principais da agenda.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Em _______ o jovem italiano __________________ construiu um aparelho que codificava ondas eletromagnéticas em sinais elétricos, permitindo a transmissão de ______________ sem o uso de fios através de antenas receptoras. Era o princípio _________________.
I. As mídias das fontes tratam de uma temática tão ampla quanto a que é a trabalhada pela imprensa tradicional, diferindo apenas quanto ao enquadramento dos temas.
II. A abordagem das mídias das fontes apresenta um ângulo peculiar que é próprio dos segmentos sociais que as mantêm, refletindo os interesses temáticos e corporativos de seus mantenedores.
III. As mídias das fontes buscam uma maior inserção no processo de tomada de decisões políticas, que é mediado pelos meios de comunicação de massa.
IV. As mídias das fontes tratam de temas específicos com maior amplitude do que as mídias tradicionais.
V. A abordagem das mídias das fontes é segmentada, buscando servir apenas aos interesses dos segmentos de público aos quais se dirigem.
I. Por telefone,entrevistas rituais têm bons resultados.
II. Entrevistas dialogais por telefone são recomendáveis.
Ill. Não funcionam bem pelo telefone as entrevistas temáticas.
IV. Entrevistas em profundidade não devem ser realizadas por telefone.
Estão incorretas apenas as afirmativas
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas, sobre o texto jornalístico para rádio.
I. O texto pode precisar de recursos visuais para ser entendido.
II. Frases intercaladas ajudam na compreensão.
III. Usa-se uma linguagem coloquial.
IV. O texto deve narrar as imagens.
V. O texto começa com o lead.