Questões Militares de Jornalismo - Redação Jornalística

Foram encontradas 49 questões

Q1775635 Jornalismo
Em relação aos tipos de leads, de acordo com Jorge (2008), correlacione os tipos aos seus conceitos e assinale a opção correta.
TIPOS DE LEADS I- Simples Il- Integral III- Pessoal IV- Estorinha V- Teatral
CONCEITOS ( ) Faz a remissão ao assunto, juntando informações que aconteceram no passado, para melhor compreensão. ( ) Utiliza o recurso à particularização e favorece as notícias de interesse humano. ( ) Costuma ser bastante explorado nas revistas especializadas. ( ) Nele a ideia-núcleo está na primeira frase. ( ) Narra o acontecimento em etapas. ( ) Procura dar a notícia numa linguagem mais chã, em ordem direta.
Alternativas
Q1775604 Jornalismo
Segundo o professor João de Deus (in PENA, 2013), as perguntas do lide não são seis, mas nove: Quem fez? O quê? A quem? Quando? Por quê? Para quê? Onde? Como? Com que desdobramentos? Sendo assim, pode-se afirmar que o lide exerce uma série de funções no relato, EXCETO:
Alternativas
Q1120986 Jornalismo
Durante o dia a dia da cobertura noticiosa, os jornalistas estruturam seu trabalho por meio de rotinas produtivas. Elas permitem que os repórteres transformem acontecimentos em notícias sem grandes sobressaltos, se constituam num atalho capaz de facilitar as decisões pessoais dos jornalistas. São também uma forma eficaz de lidar com os constrangimentos do tempo, já que a consciência temporal estaria subjacente à estrutura básica das rotinas. Por outro lado, as rotinas representam um recorte artificial dos fatos, pois induzem os jornalistas a adaptar a complexidade de um acontecimento ao seu esquema de produção.
PEREIRA, F. H.; LACERDA, A. G.; SANTOS, M. M. As rotinas produtivas na cobertura jornalística da presidência do Brasil . Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/pereira-fabio henrique-rotinas-produtivas.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2019 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
Alternativas
Q1120983 Jornalismo
O processo de urbanização intensa, logo após a Segunda Guerra Mundial, refletiria nas análises sobre a comunicação no continente. Efetivamente, as pessoas que chegavam aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do México ou Santiago, acabaram expostas aos meios de comunicação de massa (notadamente o rádio e a televisão) de maneira muito rápida. A preocupação com “as massas” alentava pesquisas destinadas a denunciar a alienação promovida pela comunicação, que se valia da população analfabeta, presa fácil de sofrer manipulação, deslumbrada pelo fascínio apresentado pelos meios de comunicação.
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1120979 Jornalismo
De maneira geral, ao ler, ouvir ou assistir um relato jornalístico, o consumidor de notícias acredita que, por trás da ação profissional, há uma preocupação com regras, normas que dão espaço e respaldo à liberdade de imprensa, mas que impõem limites à liberdade de expressão, visto que esta última tem uma barreira maior: o respeito à pessoa. A sociedade acredita que o produto jornalístico não é uma criação aleatória, ficção, que as vozes são reais, que o relato é um fragmento preciso e correto da realidade; e que o jornalista usa sua capacidade técnica para reconstruir uma história da maneira mais fiel e responsável.
HOHLFELDT, Antonio Carlos. GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Revista Observatório, [s.l.], v. 4, n. 3, p.726-758, 29 abr. 2018. Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O jornalista deve exercer sua profissão de maneira ética, preocupando-se de que modo a notícia será interpretada.
II. Os fatos devem ser comunicados à sociedade sem impedimentos de qualquer tipo.
III. Existe credibilidade em relação ao conteúdo jornalístico por parte dos consumidores de notícias.
Assinale
Alternativas
Q1120977 Jornalismo
A pós-verdade não é sinônimo de mentira, mas “descreve uma situação na qual, durante a criação e a formação da opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência do que os apelos às emoções e às crenças pessoais”. A pós-verdade consiste na relativização da verdade, na banalização da objetividade dos dados e na supremacia do discurso emocional.
Zarzalejos, José Antonio . Comunicação, Jornalismo e ´fact-checking´. In: Revista UNO: A era da pós - verdade: realidade versus percepção. Disponível em: <http://www.revista - uno.com.br/numero - 27/>. Acesso em: 24 de jun. 2019
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Na era da pós-verdade, o jornalismo deve concentrar-se não apenas em narrar os fatos, mas também em realizar o factchecking.
PORQUE
II. A disseminação de fake news confunde as pessoas na distinção do que é real e do que é falso, e os resultados do crescimento desse fenômeno são uma ameaça ao jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1120976 Jornalismo
É impossível fazer uma boa reportagem – seja ela policial, de economia, um relato de guerra ou um serviço informando o que abre e o que fecha no feriado – tendo feito entrevistas ruins: boas entrevistas sempre rendem boas reportagens. O mesmo princípio vale para entrevistas ruins: é inevitável que acabem em reportagens igualmente ruins.
OYAMA, Thaís. A arte de entrevistar bem. São Paulo: Contexto, 2008.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As entrevistas, quando bem realizadas, geram bons conteúdos jornalísticos.
II. Em uma reportagem investigativa, a entrevista é facultativa, enquanto que, em outros gêneros jornalísticos, é obrigatória.
III. Segundo a autora, a qualidade da entrevista irá refletir na qualidade do conteúdo da reportagem.
Assinale

Alternativas
Q1120975 Jornalismo
Embora sempre tenha sido perceptível no nosso jornalismo, a linha editorial começa a ser publicizada aos leitores com o advento dos manuais de redação, que trazem, de maneira sistematizada, normas a serem seguidas pelos jornalistas que atuam no veículo. De acordo com José Marques de Melo, o sociólogo, antropólogo e jornalista Gilberto Freyre foi o criador daquele que é considerado o nosso primeiro manual de redação. Chamado de placard, tratava-se de uma pequena folha de papel que foi afixada em 1929, no mural da redação do jornal A Província, de Pernambuco, do qual Freyre foi editor, apresentando uma série de regras e cuidados sobre como redigir as notícias.
PAIXÃO, Patrícia. Linha Editorial No Jornalismo Brasileiro: Conceito, Gênese E Contradições entre a Teoria e a Prática. Revista Alterjor, São Paulo, v. 01, n. 08, p.90-108, jan. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/alterjor/article/v iew/137224/137486>. Acesso em: 15 ago. 2019 Com base na citação acima, analise as afirmativas a seguir:
I. José Marques de Melo elaborou o primeiro manual de redação adotado no Brasil.
II. O placard deveria garantir critérios na produção da notícia.
III. A linha editorial atualmente comum no mercado jornalístico retrata uma invenção surgida na virada dos séculos XX para o XXI.
Assinale
Alternativas
Q1120974 Jornalismo
O desenvolvimento dos meios de comunicação na contemporaneidade modificou a prática do jornalismo, reconfigurando suas mediações sociais e culturais, em função do uso das novas tecnologias e das novas relações estabelecidas entre produtores e consumidores de informação. Isto é, o jornalismo se reinventa cotidianamente como discurso e prática social e impõe um olhar crítico aos pesquisadores. Dessa forma, ao mesmo tempo, o campo acadêmico do jornalismo se fortaleceu nas universidades de todo o país, possível de ser dimensionado na observação dos trabalhos desenvolvidos por diferentes entidades ligadas a essa prática e diante da publicação de uma vasta bibliografia que veio manter o debate sobre suas questões teóricas e metodológicas, aperfeiçoando as investigações.
PELINSON, F. Particularidades da pesquisa em Jornalismo. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais do Sipecom, 2013 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
Alternativas
Q1120973 Jornalismo

O lide é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros em seu corpo. Corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica, ao texto lido pelo apresentador ou à deixa do apresentador ou à cabeça do repórter (quando ele aparece falando) no início de uma notícia em televisão. Quanto ao conteúdo, o lide é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante.

LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.

Com base no fragmento de texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I. O lide jornalístico auxilia na construção da notícia.

II. As fases de exórdio, narração, provas e peroração estão presentes na imagem acima.

III. O jornalista recorre ao recurso de estabelecer e responder perguntas na parte inicial do texto.

Assinale

Alternativas
Q1002526 Jornalismo
De acordo com Squarisi (2011), a atualização em tempo real desafia o repórter 24 horas por dia. Reescrever a notícia exige bom texto e boa edição, mas a pressa e a certeza da mudança iminente podem comprometer a desejada qualidade. Sendo assim, em relação à redação jornalística, assinale a opção correta.
Alternativas
Q811678 Jornalismo

Segundo Vilas Boas (1996), coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo, em relação às características do texto em revista, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) As revistas podem ser divididas em apenas dois grupos linguísticos: as especializadas e as de informação geral .

( ) Quanto mais amplo e mais de massa for o público pretendido por uma revista, mais o repertório linguístico usará formas tradicionais, confirmadas socialmente.

( ) Em termos de atualidade, apesar de permanecerem mais tempo nas bancas, as revistas são produtos mais duráveis que os jornais.

( ) A revista é mais literária que o jornal no que se refere ao tratamento dado aos textos, admitindo usos estéticos da palavra e recursos gráficos de modo mais flagrante que os jornais.

( ) Por possuir um caráter mais contextuai, o texto de revista não precisa responder os porquês de um fato, só que ele precisa ter elos e ressonâncias.

Alternativas
Q811637 Jornalismo
Que tipo de relise deve ser enviado apenas a um colunista, devendo primar pela adequação da mensagem às necessidades da seção cujo público pretende atingir?
Alternativas
Q811624 Jornalismo
Como é denominada a sequência dada a um assunto, nas edições posteriores de um jornal, quando a matéria é quente e continua a despertar o interesse dos leitores?
Alternativas
Q811614 Jornalismo
Segundo Lage (2003) , quais são os tipos de entrevistas do ponto de vista do objetivo?
Alternativas
Q802642 Jornalismo
De acordo com Lage (2014), o tipo de jornalismo que trata de técnica e difunde informações de ciência e tecnologia é denominado:
Alternativas
Q802638 Jornalismo
Segundo Goldschmidt (IN: Oliveira, 2012), assinale a opção que apresenta a forma recomendada para a redação de uma noticia em telejornalismo.
Alternativas
Q802633 Jornalismo
De acordo com Fistarol (IN: Oliveira, 2012), que cuidado devemos ter ao criar uma legenda em fotojornalismo?
Alternativas
Q802631 Jornalismo
Com relação ao telejornalismo, como se chama o texto sem imagens lido pelo apresentador "ao vivo " ?
Alternativas
Q802626 Jornalismo
No livro Teoria do Jornalismo (2013), Pena apresenta algumas variações estilísticas de Lead. Assinale a opção na qual o tipo de Lead corresponde ao seu significado.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: E
6: A
7: E
8: B
9: B
10: E
11: E
12: A
13: E
14: C
15: A
16: B
17: A
18: A
19: B
20: E