Questões Militares de Jornalismo - Relações Públicas
Foram encontradas 7 questões
Numere, por ordem cronológica, as etapas do surgimento do primeiro house organ, ou “publicações da casa”, dedicadas a promover a comunicação direta entre a instituição e seus funcionários – a começar pelo o que seria, de acordo com estudos na área, a mais antiga.
( ) a invenção da rotativa (1811) e do linotipo (1885), que permitiu a edição e acesso a meios impressos a grupos maiores de leitores.
( ) a criação pelos trabalhadores de suas próprias publicações, em contraposição aos jornais tradicionais que não davam a eles voz suficiente.
( ) a criação pelos empregadores de jornais direcionados a seus funcionários, em uma tentativa de evitar que as ideias libertárias e revolucionárias cooptassem os operários.
( ) o desenvolvimento industrial, que propiciou a formação das massas de trabalhadores e, com elas, das primeiras associações e sindicatos com ideias socialistas, comunistas ou anarquistas.
A sequência correta dessa ordenação é
No Brasil, as atividades de relações públicas se desenvolveram a partir de 1964. Com as RPs surgiu a prática de assessoria de imprensa que, tanto no meio público quanto no privado, atraiu muitos jornalistas. Desvinculada da Administração e inserida, como carreira e área de estudo, nos cursos de Comunicação, a atuação das assessorias passou a ter grande desenvolvimento. Com isso, é possível afirmar que
I. foi um processo estimulado pela estratégia de propaganda do governo militar.
II. a Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (Aerp) tornou-se modelo para governos estaduais e municipais, assim como para empresas de grande porte e as estatais.
III. passado o regime militar, somente nos anos 80, jornalistas passam a atuar como assessores de imprensa dentro dos departamentos de relações públicas.
IV. a prática de assessoria de imprensa, já consolidada no espaço político, passa a ganhar espaço nas organizações privadas. Uma das assessorias pioneiras foi o Setor de Imprensa da Volkswagem do Brasil que tornou-se fonte de consulta de jornalistas das grandes redações do país.