Questões Militares Sobre representação social em jornalismo

Foram encontradas 11 questões

Q1120983 Jornalismo
O processo de urbanização intensa, logo após a Segunda Guerra Mundial, refletiria nas análises sobre a comunicação no continente. Efetivamente, as pessoas que chegavam aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do México ou Santiago, acabaram expostas aos meios de comunicação de massa (notadamente o rádio e a televisão) de maneira muito rápida. A preocupação com “as massas” alentava pesquisas destinadas a denunciar a alienação promovida pela comunicação, que se valia da população analfabeta, presa fácil de sofrer manipulação, deslumbrada pelo fascínio apresentado pelos meios de comunicação.
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1120982 Jornalismo
Com base nas ideias de McLuhan, assinale uma das falas indicadas nas alternativas a seguir que NÃO tenha sido proferida por ele.
Alternativas
Q1120974 Jornalismo
O desenvolvimento dos meios de comunicação na contemporaneidade modificou a prática do jornalismo, reconfigurando suas mediações sociais e culturais, em função do uso das novas tecnologias e das novas relações estabelecidas entre produtores e consumidores de informação. Isto é, o jornalismo se reinventa cotidianamente como discurso e prática social e impõe um olhar crítico aos pesquisadores. Dessa forma, ao mesmo tempo, o campo acadêmico do jornalismo se fortaleceu nas universidades de todo o país, possível de ser dimensionado na observação dos trabalhos desenvolvidos por diferentes entidades ligadas a essa prática e diante da publicação de uma vasta bibliografia que veio manter o debate sobre suas questões teóricas e metodológicas, aperfeiçoando as investigações.
PELINSON, F. Particularidades da pesquisa em Jornalismo. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais do Sipecom, 2013 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
Alternativas
Q1120971 Jornalismo
Assinale a afirmativa INCORRETA acerca do modelo Encoding/Decoding de Stuart Hall.
Alternativas
Q1120970 Jornalismo
Indústria cultural, como se sabe, é um conceito de Theodor Adorno e Max Horkheimer (1985), expoentes da chamada Escola de Frankfurt, célebre por elaborar uma teoria crítica da sociedade. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Estavam impactados pela experiência vivida no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, no qual se exilaram de 1939 a 1949. Lá trabalharam no Projeto Princeton sobre o rádio, financiado pela Fundação Rockefeller e dirigido pelo sociólogo Paul Lazarsfeld, também exilado na academia americana, tendo como propósito estudar os efeitos da comunicação de massa na sociedade.
RIDENTI, M. A indústria cultural brasileira na formulação de Renato Ortiz. Ciências Sociais Unisinos, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 156– 160, 2018. Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com Adorno e Horkheimer, a indústria cultural envolve um processo integrado de produção de mercadorias culturais, constituindo uma lógica da produção de cultura no capitalismo tardio, submetida à mercantilização.
II. Quando os autores começaram a empregar essa terminologia, queriam analisar tendências sociais e estéticas e criticar o que consideravam novas formas de dominação pelo viés da cultura.
III. Segundo Adorno e Horkheimer, a técnica da Indústria Cultural levou à padronização e à produção em série.
Assinale
Alternativas
Q1120967 Jornalismo
Pensar a comunicação a partir da recepção permite-nos entender melhor o papel dos meios de comunicação na vida da sociedade contemporânea, como eles atuam no cotidiano dos grupos sociais, nas diferentes comunidades e culturas. Permite-nos também sair da oposição emissor todo-poderoso versus receptor passivo ou, por outro lado, emissor neutro versus receptor/consumidor todo-poderoso.
PAULINO, R. A. Estudos de recepção para a crítica da comunicação. Comunicação & Educação, n. 17, p. 37-42, 30 abr. 2000. Com base nesse fragmento de texto, infere-se que
Alternativas
Q1120966 Jornalismo
A mídia exerce um papel de forte influência na vida e no cotidiano das pessoas. É um elemento importante na organização da esfera pública e deve ser encarada como elemento onipresente na ação, exposição e mediação, além de operar e dar visibilidade nos processos em comunicação. (...) A mídia não deve ser somente vista como importante e sim protagonista para todo e qualquer processo político e democrático da modernidade.
MARTINS, S. Mídia e opinião pública: estudo de caso sobre o mensalão nas ópticas dos jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo. Universitas. Arquitetura e Comunicação Social, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 47–58, 2014. Considerando a influência da mídia e o seu papel no processo de formação da opinião pública, analise as afirmativas a seguir:
I. A função da mídia, conhecida como o quarto poder, é de participar, divulgar e obter transparência e compromisso com a verdade naquilo a que se propõe na composição da informação.
II. O enquadramento noticioso é muito usado pela mídia quando se deseja modelar, ocultar, destacar e enfatizar algo.
III. A opinião pública não é afetada pelos veículos de comunicação de massa.
Assinale
Alternativas
Q675859 Jornalismo

Os mass media desempenham um papel de construção da realidade. A influência dos mass media é admitida sem discussão, na medida em que ajudam a estruturar a imagem da realidade social, a longo prazo, a organizar novos elementos dessa mesma imagem, a formar opiniões e crenças novas. Muito do que se conhece, por exemplo, sobre a vida política é apreendido em segunda ou terceira mão, através dos mass media. Há uma relação entre a ação constante do mass media e o conjunto de conhecimentos acerca da realidade social, que dá forma a uma determinada cultura e que sobre ela age dinamicamente. Nessa relação, há três características importantes dos mass media: a acumulação, a consonância e a onipresença. Considerando as ideias defendidas por Wolf (2006), relacione as colunas e, em seguida, assinale a sequência correta.

A. Acumulação

B. Consonância

C. Onipresença


( ) Diz respeito não só à difusão quantitativa dos mass media mas também ao fato de o saber público – o conjunto de conhecimentos, opiniões e atitudes difundido pela comunicação de massa – ter um caráter particular: é do conhecimento público que esse saber é publicamente conhecido.

( ) Relacionada ao fato de que a capacidade que os mass media possuem de criar e manter a relevância de um tema é resultado global (obtido após um certo tempo) do modo como funciona a cobertura informativa no sistema de comunicação de massa.

( ) Os traços comuns e as semelhanças existentes nos processos produtivos da informação tendem a ser mais significativos que as diferenças, o que conduz a mensagens substancialmente mais semelhantes do que dessemelhantes.

Alternativas
Q675858 Jornalismo

Por muito tempo, o estudo sobre os efeitos do mass media permaneceu associado àquilo que Schulz (1982) define como Transfermodell der Kommunikation e que implica algumas premissas. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

( ) A comunicação não ocorre em intervalos isolados de tempo e espaço, e ainda que de forma despercebida e não intencional, causa sempre uma reação.

( ) A comunicação é intencional; o início do processo, por parte do comunicador acontece intencionalmente e dirige-se, em geral, a um objetivo; o comunicador visa um determinado efeito.

( ) A comunicação é individual; é um processo que diz respeito, antes de mais nada, a cada indivíduo e que deve ser estudado nesses indivíduos.

( ) Os processos de comunicação são assimétricos: há um sujeito ativo que emite um estímulo, mas nem sempre há um sujeito que reage.

( ) O início e o fim da comunicação são limitados no tempo e os episódios comunicativos tem um efeito isolável e independente.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q297354 Jornalismo
No estudo da comunicação, duas escolas tiveram significativas participações históricas em suas teorias: Chicago e Frankfurt. Sobre esses pressupostos não é correto afirmar que

Alternativas
Q245514 Jornalismo
As teorias da Comunicação têm elaborado muitos conceitos para analisar com mais rigor a realidade das sociedades contemporâneas e, em especial, o impacto da Comunicação nestas sociedades. Alguns dos conceitos têm sido amplamente utilizados e muitas vezes criticados. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: C
5: E
6: D
7: C
8: C
9: A
10: D
11: C