Questões Militares
Comentadas sobre sociologia da comunicação em jornalismo
Foram encontradas 4 questões
Considerando a hipótese do agenda-setting, conforme Wolf (2006), informe (F) para as ideias falsas e (V) para as verdadeiras e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os mass media descrevem a realidade mas não apresentam ao público uma lista destacando sobre o que é necessário ter uma opinião e discutir.
( ) Em consequência da ação dos jornais, da TV e de outros meios de informação, o público sabe ou ignora, dá atenção ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas tendem a incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu conteúdo.
( ) O público tende a atribuir importância aos acontecimentos, problemas e pessoas de acordo com a ênfase atribuída a eles pelos mass media.
( ) Segundo McCombs (1976), o caráter fundamental da agenda parece, frequentemente, ser estruturado pelos jornais, ao passo que a televisão reordena ou ressistematiza os temas principais da agenda.
Os mass media desempenham um papel de construção da realidade. A influência dos mass media é admitida sem discussão, na medida em que ajudam a estruturar a imagem da realidade social, a longo prazo, a organizar novos elementos dessa mesma imagem, a formar opiniões e crenças novas. Muito do que se conhece, por exemplo, sobre a vida política é apreendido em segunda ou terceira mão, através dos mass media. Há uma relação entre a ação constante do mass media e o conjunto de conhecimentos acerca da realidade social, que dá forma a uma determinada cultura e que sobre ela age dinamicamente. Nessa relação, há três características importantes dos mass media: a acumulação, a consonância e a onipresença. Considerando as ideias defendidas por Wolf (2006), relacione as colunas e, em seguida, assinale a sequência correta.
A. Acumulação
B. Consonância
C. Onipresença
( ) Diz respeito não só à difusão quantitativa dos mass media mas também ao fato de o saber público – o conjunto de conhecimentos, opiniões e atitudes difundido pela comunicação de massa – ter um caráter particular: é do conhecimento público que esse saber é publicamente conhecido.
( ) Relacionada ao fato de que a capacidade que os mass media possuem de criar e manter a relevância de um tema é resultado global (obtido após um certo tempo) do modo como funciona a cobertura informativa no sistema de comunicação de massa.
( ) Os traços comuns e as semelhanças existentes nos processos produtivos da informação tendem a ser mais significativos que as diferenças, o que conduz a mensagens substancialmente mais semelhantes do que dessemelhantes.
Por muito tempo, o estudo sobre os efeitos do mass media permaneceu associado àquilo que Schulz (1982) define como Transfermodell der Kommunikation e que implica algumas premissas. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) A comunicação não ocorre em intervalos isolados de tempo e espaço, e ainda que de forma despercebida e não intencional, causa sempre uma reação.
( ) A comunicação é intencional; o início do processo, por parte do comunicador acontece intencionalmente e dirige-se, em geral, a um objetivo; o comunicador visa um determinado efeito.
( ) A comunicação é individual; é um processo que diz respeito, antes de mais nada, a cada indivíduo e que deve ser estudado nesses indivíduos.
( ) Os processos de comunicação são assimétricos: há um sujeito ativo que emite um estímulo, mas nem sempre há um sujeito que reage.
( ) O início e o fim da comunicação são limitados no tempo e os episódios comunicativos tem um efeito isolável e independente.
Com base em reflexões feitas em estudos da Teoria da Comunicação informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Qualquer situação de comunicação humana compreende a produção da mensagem por alguém e a recepção desta mensagem por alguém. Quando alguém escreve, alguém deve ler o que foi escrito; quando alguém pinta, alguém deve ver o quadro; quando alguém fala, alguém deve ouvir. Qualquer análise do objetivo de comunicação, ou do êxito na obtenção da reação pretendida, precisa levantar e responder a questão: “a quem ela se destinou”.
( ) Muitos comentaristas sociais chamam esta a idade da manipulação dos símbolos. No tempo de nossos avós, a maior parte das pessoas ganhava a vida manipulando coisas, não manipulando símbolos. Progredia o homem capaz de forjar uma ferradura melhor, de colher o melhor produto agrícola, de construir a melhor ratoeira. A comunicação era importante naquele tempo, é claro, mas era menos relevante para a carreira do homem.
( ) Uma suposição básica da comunicação é a de que a compreensão do processo, das determinantes e dos efeitos da comunicação melhoram a capacidade básica do homem para cuidar dos problemas de comunicação que enfrenta no trabalho, seja qual for o tipo do seu trabalho.
( ) É importante fazer a distinção entre receptores pretendidos ou não-pretendidos da comunicação, porque o comunicador não pode influenciar alguém de forma não-pretendida.
( ) Objetivo e Audiência são inseparáveis. Todo comportamento de comunicação tem como objetivo a obtenção de uma reação específica de uma pessoa ou de um grupo de pessoas específicas.