Questões Militares
Comentadas sobre tecnologia e comunicação em jornalismo
Foram encontradas 21 questões
CONCEITOS I- Barreira digital II- Ciberespaço III- Convergência IV- Cultura participatória V- Interatividade
DEFINIÇÕES ( ) Integração entre computadores, meios de comunicação e redes digitais, bem como de produtos, serviços e meios na internet. ( ) Espaço de interação criado no fluxo de dados digitais em redes de computadores. ( ) Potencialidade que qualquer indivíduo tem de se tornar um produtor de conteúdos já existentes ou inéditos. Possibilidade aberta pelas tecnologias de rede de aumentar o conhecimento produzido de maneira social e coletiva. ( ) Diferenças de acesso às tecnologias e mídias, bem como à cultura desenvolvida nesses ambientes, vinculadas a problemas sociais e econômicos. ( ) Usuários, programas e conteúdos, em diferentes níveis e formas, nos sistemas de comunicação digital em rede.
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. No campo do jornalismo móvel, deve-se antecipar modelos de dispositivos digitais que as empresas poderão vir a usar.
PORQUE
II. O jornalismo tem nos smartphones uma forma privilegiada de distribuir informação direcionada a um consumidor específico, usando para isso toda a tecnologia incluída nestes pequenos dispositivos.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as
Preencha corretamente as lacunas.
Usando características dos dispositivos de recepção, que permitem selecionar as notícias em função de preferências automatizadas ou personalizadas, as notícias podem agora ser direcionadas a nichos. Todo este processo configura a mudança para um sistema midiático _____________________ em que o binômio consumidor/dispositivo passa a ter controle sobre a forma como recebe a ___________________, podendo ainda acrescentar dados ao conteúdo recebido, ou redistribuir esse mesmo conteúdo em redes sociais. De um sistema altamente centralizado e controlado passou-se a um sistema em que os meios tradicionais disputam atenção do consumidor com milhões de outras ______________. É toda uma revolução que reconfigurou o ecossistema midiático e obrigou a novos olhares sobre o fenômeno.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao tornar-se móvel e portátil, o jornalismo deixou de ser ubíquo e personalizado, entrando assim numa nova era.
PORQUE
II. Quanto mais portátil e móvel for o suporte de distribuição, mais fácil será levar os conteúdos jornalísticos aos seus destinatários finais: os cidadãos.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as
No Brasil, sessenta e seis por cento da população hoje acessa a internet. O aumento de novos usuários chega a dezesseis por cento entre 2016 e 2017. O país é o segundo, onde as pessoas passam o maior tempo por dia navegando, aproximadamente 5 horas em desktops e próximo de 4 horas via dispositivos móveis. O Brasil tem 122 milhões de usuários ativos no Facebook (atrás somente de Estados Unidos e Índia). É o 3° no ranking de crescimento de usuários de redes sociais via dispositivos móveis, com mais 19 milhões de pessoas; em relação a 2016, um aumento de 25%.
Neste contexto, a questão dos fabricantes de dispositivos móveis é tornar o aparelho ainda mais
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre a nova dimensão que ganhou o ecossistema midiático com o aparecimento da Web.
( ) A todos os conteúdos usados pelos seus antecessores, o novo meio de comunicação acrescentou a interação.
( ) O novo meio permitiu ao público ganhar uma nova centralidade, passando de mero receptor a produtor (prosumer).
( ) Assistiu-se a uma miniaturização dos dispositivos de consumo, tendência que culminou com o desaparecimento dos smartphones.
( ) A concorrência entre marcas e a redução de preços dos pacotes de dados transformaram os smartphones no meio de comunicação com maior crescimento em toda a história das mídias.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A era digital promoveu uma verdadeira explosão no número de interlocutores, já que, hoje, não é preciso ser dono de uma empresa para se pôr no ar um veículo de informação.
PORQUE
II. Ainda que as novas práticas comunicacionais propiciadas pela internet favoreçam produtores de conteúdos anônimos, o espaço público ainda é majoritariamente mediado pela ação dos grandes conglomerados de mídia.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre o que deve ser tratado em um debate atual que aborde o tema da liberdade de expressão e do direito social à informação.
( ) Há mais diversidade potencial de vozes coabitando o espaço público ainda que, para isso, seja necessário trabalhar com grandes audiências.
( ) Inovações tecnológicas permitiram a “convergência dos meios”, de modo que os campos antes separados, como a radiodifusão e aquele demarcado pelos veículos impressos, começam a se fundir.
( ) A era digital permitiu a milhões de novos emissores um ingresso privilegiado no espaço privado: hoje, qualquer pessoa com acesso a um computador conectado à internet pode pôr no ar o seu “recado”, ou mesmo seu blog, seu podcast, seu site.
( ) As fronteiras começam a desaparecer não apenas entre os diferentes suportes – rádio, televisão, meios impressos; e assim por diante –, como também se esfumaçam entre negócios antes desvinculados, como a indústria fonográfica, o cinema, o mercado editorial.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A internet produz alterações profundas no modo como os cidadãos se comunicam.
PORQUE
II. Com as novas tecnologias ao alcance de tantos milhões de usuários, qualquer um pode se tornar um emissor.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as
I. As redes digitais têm uma natureza dinâmica e mutante, propiciando, ao mesmo tempo, comportamentos solidários, mas também rebeldes a regulamentos e à reciprocidade.
II. As redes digitais comportam-se como sistemas de comunicação que ensejam a cooperação e o compartilhamento de informações, mas também o anonimato de seus agentes, o que possibilita ações criminosas.
III. As redes digitais comportam relações interpessoais de confiança, afinidade e reciprocidade, mas são também lugares de risco, que apesar desses valores, podem veicular informações enganosas.
IV. As redes digitais também são marcadas por relações de reciprocidade e solidariedade, mas estas não predominam sobre os riscos de ações criminosas.
V. As redes digitais funcionam como mecanismos em que os agentes buscam moldar seu comportamento pelos padrões éticos de comunidades que se autoregulam, mas situações problemáticas podem surgir quando menos se espera.
Na mesma década de sua criação,a world wide web se tornou um espaço explorado pelos veículos de comunicação brasileiros que seguiram o exemplo pioneiro do grupo............................ que, em 1995, inseriu o(a) .............................na rede mundial. No mesmo ano,................................ foi o primeiro veiculo de comunicação brasileiro a realizar uma cobertura completa no espaço virtual.