Questões Militares
Sobre telejornalismo em jornalismo
Foram encontradas 20 questões
Leia o texto a seguir.
A atualidade é um vínculo central que se estabelece entre a audiência e o jornal. A ausência desse fator tornaria o telejornal obsoleto uma vez que não haveria o interesse do público em assistir o que já é conhecido, o que não é atual. Por isso, a preocupação constante no telejornalismo em apresentar qualquer notícia como se estivesse ocorrendo no momento da apresentação do noticiário.
A esse respeito, avalie a pertinência dos elementos constitutivos da noção de temporalidade no telejornalismo.
I. O presente absoluto do fato noticiado.
II. A atualidade e a presença na figura do apresentador.
III. O presente do próprio ato comunicativo.
IV. A atualidade construída.
Está correto apenas o que se afirma em:
Leia o texto a seguir e as informações sobre ele.
Disponível em:<t.ly/VZjbZ> Acesso em: 20 fev. 2020.
Essa charge retrata um exemplo de como o noticiário televisivo, em especial, apresenta várias maneiras pelas quais a “gramática” da produção jornalística procura construir um vínculo ativo com a recepção ou audiência.
Nesse exemplo, esse vínculo se refereVICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
O lide é o primeiro parágrafo da notícia em jornalismo impresso, embora possa haver outros em seu corpo. Corresponde à primeira proposição de uma notícia radiofônica, ao texto lido pelo apresentador ou à deixa do apresentador ou à cabeça do repórter (quando ele aparece falando) no início de uma notícia em televisão. Quanto ao conteúdo, o lide é o relato do fato principal de uma série, o que é mais importante ou mais interessante.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.
Com base no fragmento de texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O lide jornalístico auxilia na construção da notícia.
II. As fases de exórdio, narração, provas e peroração estão presentes na imagem acima.
III. O jornalista recorre ao recurso de estabelecer e responder perguntas na parte inicial do texto.
Assinale
São características fundamentais do veículo de comunicação televisão que devem ser consideradas na elaboração de textos jornalísticos para esta mídia:
I. A informação visual possui uma linguagem que independe do idioma ou da escrita, pois é um signo de fácil compreensão humana.
II. A mensagem é instantânea, devendo ser captada no exato momento em que é emitida.
III. O ritmo do veículo propicia o desenvolvimento de conteúdos superficiais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando a hipótese do agenda-setting, conforme Wolf (2006), informe (F) para as ideias falsas e (V) para as verdadeiras e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os mass media descrevem a realidade mas não apresentam ao público uma lista destacando sobre o que é necessário ter uma opinião e discutir.
( ) Em consequência da ação dos jornais, da TV e de outros meios de informação, o público sabe ou ignora, dá atenção ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas tendem a incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu conteúdo.
( ) O público tende a atribuir importância aos acontecimentos, problemas e pessoas de acordo com a ênfase atribuída a eles pelos mass media.
( ) Segundo McCombs (1976), o caráter fundamental da agenda parece, frequentemente, ser estruturado pelos jornais, ao passo que a televisão reordena ou ressistematiza os temas principais da agenda.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
No ano de _________ entrou no ar a ___________, o primeiro canal brasileiro de notícias, 24 horas no ar.
I. As mídias das fontes tratam de uma temática tão ampla quanto a que é a trabalhada pela imprensa tradicional, diferindo apenas quanto ao enquadramento dos temas.
II. A abordagem das mídias das fontes apresenta um ângulo peculiar que é próprio dos segmentos sociais que as mantêm, refletindo os interesses temáticos e corporativos de seus mantenedores.
III. As mídias das fontes buscam uma maior inserção no processo de tomada de decisões políticas, que é mediado pelos meios de comunicação de massa.
IV. As mídias das fontes tratam de temas específicos com maior amplitude do que as mídias tradicionais.
V. A abordagem das mídias das fontes é segmentada, buscando servir apenas aos interesses dos segmentos de público aos quais se dirigem.
( ) O Jornal Nacional, lançado em primeiro de setembro de 1969, tinha como propósito competir com o Repórter Esso, da TV Tupy.
( ) Quando o Jornal Nacional surgiu, ele atingia os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e tinha 50 minutos de duração.
( ) Por conta das diversidades regionais do país, o Jornal Nacional teve que adotar as expressões "dia ensolarado" e "dia chuvoso" em relação ao tempo, ao invés de "tempo bom" ou "tempo ruim".
( ) A abertura política do Governo Geisel proporcionou o diálogo mais intenso entre as afiliadas da Globo e a central de jornalismo da emissora, resultando em uma produção maior de materiais jornalísticos. Para selecionar com mais critério esse material, foram criadas editorias especializadas, descentralizando o poder até então unicamente nas mãos do chefe de redação.
I. modalidades de construção da cobertura jornalística.
,
II. determinados veículos, como Veja, Folha de São Paulo e Jornal Nacional (Globo).
III. teoria do Jornalismo.
IV. história do Jornalismo.
V. Jornalismo on-line.
Sobre o texto jornalístico para televisão, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O texto deve descrever o que a imagem mostra.
II. O texto deve contemplar ideias e informações.
III. As frases devem obedecer a ordem direta.
IV. A linguagem das notícias deve ser coloquial.
V. O texto deve ser preciso e conciso.