Questões Militares
Comentadas sobre assessoria de comunicação nas relações públicas em relações públicas
Foram encontradas 15 questões
São críticas de Duarte (2007) à perspectiva adotada por Vieira da Costa (2006) com relação à comunicação de interesse público, o fato dela
I. reduzir a comunicação a uma ação, contrariando a perspectiva correta que a contempla como um processo.
II. restringir o processo a um mero transporte de informação, ou seja, perceber a comunicação como algo que se estabelece de forma unilateral, sem admitir ao menos a necessidade de interação ou feedback.
III. conferir à comunicação de interesse público uma vertente meramente assistencialista, valorizando apenas o fluxo vertical, que se estende de cima para baixo, privilegiando sobretudo ou unicamente a sua função informativa.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
As Relações Públicas, ao desempenharem o papel de interface entre a empresa e o seu público, podem apresentar-se segundo um conjunto de tipos de comunicação. Relacione a coluna destes tipos e as suas definições.
A. Relações com os media
B. Relações Governamentais
C. Comunicação Financeira
D. Comunicação de Crise
( ) Seu objetivo é evitar e neutralizar potenciais crises, designadamente através da preparação de porta-vozes, montagem de sistemas de alerta e identificação de possíveis cenários de crise e desenvolvimento de relações com grupos de pressão.
( ) Face ao papel regulador do Estado sobre os agentes econômicos, sejam eles empresas organizações ou indivíduos, torna-se cada vez mais importante a criação de uma adequada e a fazer sobressair de todo o ruído resultante da massificação direcionada para este público, de molde a comunicar da forma mais o de informação os interesses, questões e problemas desses agentes, para que os poderes governamentais possam conduzir da melhor maneira a sua atuação, tomando em consideração os interesses desses agentes.
( ) Dos objetivos estratégicos das empresas decorrem aqueles que têm a ver com a função financeira e que resultam no valor financeiro das empresas e na sua relação quer com clientes e fornecedores quer com os acionistas e a banca.
( ) Comunicar de forma adequada e regular com os órgãos de comunicação social, e que com estes seja desenvolvida uma relação de confiança, só conseguida com um esforço continuado no tempo por parte das Relações Públicas.
Tratando-se de Relações entre o profissional de Relações Públicas, relacione a coluna de formas de comunicação com a coluna de oportunidade de realização.
A. Press-Release
B. Internet (Press Room On-line)
C. Conferências de Imprensa
D. Entrevistas
( ) Acontecimentos muito relevantes que a empresa pretende divulgar em simultâneo a um conjunto de Órgãos de Comunicação Social.
( ) Tema para desenvolver com um número restrito de jornalistas, habitualmente sem sobreposição no mesmo sector.
( ) Acontecimento com alguma relevância para divulgação junto de um conjunto alargado de órgãos de Comunicação Social.
( ) Disponibilização de informação on-line para consulta pelos jornalistas.
Relacione as colunas e, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
A. Público
B. Relações Públicas
C. Promoção de Vendas
D. Propaganda
( ) Consiste em um conjunto variado de ferramentas de incentivo, principalmente de curto prazo, destinadas a estimular compras mais rápidas e maiores de determinados produtos ou serviços por consumidores ou pelo comércio.
( ) Qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial, ou ainda impacto na capacidade da empresa de alcançar seus objetivos.
( ) Variedade de programas destinados a promover ou proteger a imagem da empresa ou de seus produtos.
( ) Qualquer forma paga de apresentação não-pessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.
KOTLER, afirma que o papel das Relações Públicas vai além da divulgação da imagem da organização. Qual da(s) função(s) abaixo NÃO corresponde(m) ao profissional de Relações Públicas.
I. Apoio no lançamento de novos produtos
II. Persuadir o varejista a ter em estoque mais unidades de um determinado produto que o habitual.
III. Captação do interesse por uma categoria de produtos.
IV. Construção de uma marca corporativa que se reflita favoravelmente nos produtos.
Philip Kotler, em sua obra “Administração de Marketing” afirma que o papel das Relações Públicas de Marketing vai além da simples divulgação da imagem da empresa. Relacione as funções na primeira coluna com a segunda coluna, onde estão suas definições, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
A. Relações com a imprensa
B. Publicidade de produto
C. Comunicação Corporativa
D. Lobby
( ) Negociação com legisladores e autoridades governamentais para promover ou alterar a legislação e regulamentações.
( ) Apresentação de Notícias e informações sobre a organização no melhor enfoque possível.
( ) Promoção da compreensão da organização mediante boletins internos e externos.
( ) Conjunção de esforços para divulgar produtos específicos.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“Os veículos de comunicação interpessoal são, por sua natureza, dirigidos. (...) eles podem ser classificados em três grupos, conforme o meio que forem utilizados: de _____________, de________________, e de _________________.” (PINHO, 1990)
Indique a área em cada função de comunicação de um profissional de Relações Públicas.
A. Gerência de Assuntos Públicos.
B. Eventos e Promoções Especiais.
C. Divulgação Jornalística Externa.
D. Comunicação entre a empresa e seus públicos específicos.
( ) Manter contatos permanentes e regulares com a imprensa.
( ) Redigir discursos, mensagens, correspondências etc.
( ) Representar a empresa e sua diretoria.
( ) Organizar grupos de trabalho específicos para cada assunto ou grupo de assuntos.
( ) Ações ou programas de comunicação de curto prazo podem causar apenas pequenos efeitos adicionais à qualidade dos relacionamentos organizacionais, sendo difíceis de mensurar.
( ) Grau de exposição às mensagens, retenção de mensagens, cognição, atitude e comportamento são indicadores da qualidade dos relacionamentos de longo prazo no sistema organização-públicos.
( ) Confiança, satisfação, compromisso e reciprocidade de controle se constituem em objetivos de curto prazo que podem ser alcançados por meio de atividades e programas específicos de comunicação.
( ) Programas individuais de Relações Públicas geralmente não produzem mudanças de curto prazo nos indicadores da qualidade dos relacionamentos presentes no sistema organização-públicos, mas programas de comunicação têm efeito cumulativo nos indicadores ao longo do tempo.
( ) A principal razão para medir os objetivos de comunicação de curto prazo é auxiliar nas decisões sobre a manutenção, revisão ou eliminação das atividades propostas.