Questões Militares
Comentadas sobre comunicação organizacional nas relações públicas em relações públicas
Foram encontradas 19 questões
A eficácia na gestão dos relacionamentos com públicos estratégicos é uma das funções da atividade de relações públicas. Por um longo tempo a atividade foi considerada uma função meramente técnica, passando posteriormente a ser entendida como uma função estratégica indispensável para que as organizações se posicionem institucionalmente (KUNSCH, 2009).
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
CONCEITOS: I - Free publicity II - Public affairs III - Governança corporativa IV - Cidadania corporativa V - Disclosure
( ) Abrange outros modos de "intervenção" de uma empresa na comunidade, como a filantropia e o mecenato. ( ) Atributo que redunda em transparência, ou seja, submeter decisões e seus resultados originalmente no campo contábil-financeiro ao escrutínio do público. ( ) Detentores de quotas de uma empresa de responsabilidade limitada ao capital. ( ) Conjunto de regras que garantem transparência na administração e na divulgação de informações relevantes. ( ) Matéria não paga, publicada em veículos de comunicação a partir de esforços de divulgação. ( ) Denominação do setor das organizações em que estavam alocados os relações-públicas, na tradição estadunidense.
Dentre as afirmativas abaixo, quais as que dizem respeito ao papel das Relações Públicas no âmbito das Forças Armadas?
I- Informar aos diferentes públicos as atividades e realizações militares, a fim de obter maior confiança e compreensão por parte da coletividade.
II- Mostrar ao público que estão cumprindo, leal e eficientemente, as tarefas a elas pertinentes, agindo no interesse nacional.
III- Envidar esforços para que o jovem recruta, ao retornar à vida civil, leve uma imagem favorável dos dias de caserna, de tal modo a transformá-lo num elemento de Relações Públicas das Forças Armadas.
IV- Para evitar situações embaraçosas, pois nem sempre podem prestar as informações solicitadas, devem sonegar as informações, invocando "razões de Estado", "segurança nacional" ou "serviço secreto".
V- Reconhecer a essencialidade da opinião pública e delegar a outros setores da Força a motivação do público interno, já que não é um fator importante para a valorização da imagem externa da instituição.
Assinale a opção correta.
As Relações Públicas, ao desempenharem o papel de interface entre a empresa e o seu público, podem apresentar-se segundo um conjunto de tipos de comunicação. Relacione a coluna destes tipos e as suas definições.
A. Relações com os media
B. Relações Governamentais
C. Comunicação Financeira
D. Comunicação de Crise
( ) Seu objetivo é evitar e neutralizar potenciais crises, designadamente através da preparação de porta-vozes, montagem de sistemas de alerta e identificação de possíveis cenários de crise e desenvolvimento de relações com grupos de pressão.
( ) Face ao papel regulador do Estado sobre os agentes econômicos, sejam eles empresas organizações ou indivíduos, torna-se cada vez mais importante a criação de uma adequada e a fazer sobressair de todo o ruído resultante da massificação direcionada para este público, de molde a comunicar da forma mais o de informação os interesses, questões e problemas desses agentes, para que os poderes governamentais possam conduzir da melhor maneira a sua atuação, tomando em consideração os interesses desses agentes.
( ) Dos objetivos estratégicos das empresas decorrem aqueles que têm a ver com a função financeira e que resultam no valor financeiro das empresas e na sua relação quer com clientes e fornecedores quer com os acionistas e a banca.
( ) Comunicar de forma adequada e regular com os órgãos de comunicação social, e que com estes seja desenvolvida uma relação de confiança, só conseguida com um esforço continuado no tempo por parte das Relações Públicas.
Philip Kotler, em sua obra “Administração de Marketing” afirma que o papel das Relações Públicas de Marketing vai além da simples divulgação da imagem da empresa. Relacione as funções na primeira coluna com a segunda coluna, onde estão suas definições, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
A. Relações com a imprensa
B. Publicidade de produto
C. Comunicação Corporativa
D. Lobby
( ) Negociação com legisladores e autoridades governamentais para promover ou alterar a legislação e regulamentações.
( ) Apresentação de Notícias e informações sobre a organização no melhor enfoque possível.
( ) Promoção da compreensão da organização mediante boletins internos e externos.
( ) Conjunção de esforços para divulgar produtos específicos.
Indique a área em cada função de comunicação de um profissional de Relações Públicas.
A. Gerência de Assuntos Públicos.
B. Eventos e Promoções Especiais.
C. Divulgação Jornalística Externa.
D. Comunicação entre a empresa e seus públicos específicos.
( ) Manter contatos permanentes e regulares com a imprensa.
( ) Redigir discursos, mensagens, correspondências etc.
( ) Representar a empresa e sua diretoria.
( ) Organizar grupos de trabalho específicos para cada assunto ou grupo de assuntos.
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo sobre o Plano Estratégico de Comunicação Organizacional.
( ) A missão de uma organização deve se restringir aos propósitos com vistas nas realizações de negócios.
( ) Visão é o que a organização já conquistou desde a sua fundação.
( ) Negócio trata-se do escopo de atuação e orientação específica das atividades produtivas de uma empresa e de sua relação com o mercado.
( ) Um dos pontos de partida para se iniciar o planejamento estratégico é realizar uma pesquisa exploratória externa.
( ) Ações ou programas de comunicação de curto prazo podem causar apenas pequenos efeitos adicionais à qualidade dos relacionamentos organizacionais, sendo difíceis de mensurar.
( ) Grau de exposição às mensagens, retenção de mensagens, cognição, atitude e comportamento são indicadores da qualidade dos relacionamentos de longo prazo no sistema organização-públicos.
( ) Confiança, satisfação, compromisso e reciprocidade de controle se constituem em objetivos de curto prazo que podem ser alcançados por meio de atividades e programas específicos de comunicação.
( ) Programas individuais de Relações Públicas geralmente não produzem mudanças de curto prazo nos indicadores da qualidade dos relacionamentos presentes no sistema organização-públicos, mas programas de comunicação têm efeito cumulativo nos indicadores ao longo do tempo.
( ) A principal razão para medir os objetivos de comunicação de curto prazo é auxiliar nas decisões sobre a manutenção, revisão ou eliminação das atividades propostas.