Questões Militares
Comentadas sobre planejamento estratégico em relações públicas
Foram encontradas 15 questões
I- É possível identificar três grupos distintos de categoria “líder”, estando grande partes deles cada vez mais afastada de contatos diretos com o público em geral: ativistas vocais, líderes de opinião, líderes com poder. II- A expressão Marketing Cultural só existe no Brasil. Em outros países, principalmente na Europa, a expressão mais usada é simplesmente “investimento cultural”, III- No processo de aceitação pública, nos últimos anos, as empresas passaram a associar novos atributos considerados prescindíveis para a imagem das organizações. Trata-se da reputação corporativa e da sustentabilidade. IV- Nas pesquisas quantitativas, a técnica amostral sistemática está inserida numa abordagem probabilística.
A eficácia na gestão dos relacionamentos com públicos estratégicos é uma das funções da atividade de relações públicas. Por um longo tempo a atividade foi considerada uma função meramente técnica, passando posteriormente a ser entendida como uma função estratégica indispensável para que as organizações se posicionem institucionalmente (KUNSCH, 2009).
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre as afirmativas abaixo, quais as que dizem respeito ao papel das Relações Públicas no âmbito das Forças Armadas?
I- Informar aos diferentes públicos as atividades e realizações militares, a fim de obter maior confiança e compreensão por parte da coletividade.
II- Mostrar ao público que estão cumprindo, leal e eficientemente, as tarefas a elas pertinentes, agindo no interesse nacional.
III- Envidar esforços para que o jovem recruta, ao retornar à vida civil, leve uma imagem favorável dos dias de caserna, de tal modo a transformá-lo num elemento de Relações Públicas das Forças Armadas.
IV- Para evitar situações embaraçosas, pois nem sempre podem prestar as informações solicitadas, devem sonegar as informações, invocando "razões de Estado", "segurança nacional" ou "serviço secreto".
V- Reconhecer a essencialidade da opinião pública e delegar a outros setores da Força a motivação do público interno, já que não é um fator importante para a valorização da imagem externa da instituição.
Assinale a opção correta.
Philip Kotler, em sua obra “Administração de Marketing” afirma que o papel das Relações Públicas de Marketing vai além da simples divulgação da imagem da empresa. Relacione as funções na primeira coluna com a segunda coluna, onde estão suas definições, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
A. Relações com a imprensa
B. Publicidade de produto
C. Comunicação Corporativa
D. Lobby
( ) Negociação com legisladores e autoridades governamentais para promover ou alterar a legislação e regulamentações.
( ) Apresentação de Notícias e informações sobre a organização no melhor enfoque possível.
( ) Promoção da compreensão da organização mediante boletins internos e externos.
( ) Conjunção de esforços para divulgar produtos específicos.
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo sobre o Plano Estratégico de Comunicação Organizacional.
( ) A missão de uma organização deve se restringir aos propósitos com vistas nas realizações de negócios.
( ) Visão é o que a organização já conquistou desde a sua fundação.
( ) Negócio trata-se do escopo de atuação e orientação específica das atividades produtivas de uma empresa e de sua relação com o mercado.
( ) Um dos pontos de partida para se iniciar o planejamento estratégico é realizar uma pesquisa exploratória externa.
I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.
II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.
III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.
IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.