Questões Militares de Enfermagem - APH-Atendimento Pré-Hospitalar

Foram encontradas 30 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262149 Enfermagem
“Lesões que não são obvias, porém graves, podem ser fatais se não forem tratadas no local e a caminho do hospital apropriado. Saber como avaliar as lesões é tão importante quanto saber o que fazer depois de descobri-las”. (NAEMT, 2017). Assim sendo, considerando que no atendimento pré-hospitalar a avaliação de um paciente deve envolver o conhecimento da cinemática do trauma, leia as afirmações a seguir.

I. Em situações de queda, a gravidade da lesão sofrida tem relação com a superfície com a qual o corpo se chocou, mas não com a distância percorrida antes do impacto.
II. A compressão do pulmão contra a glote fechada, por impacto na parede torácica anterior ou lateral, produz o “efeito saco de papel”, que pode levar a um pneumotórax.
III. Em um acidente veicular frontal, quando o corpo está em trajetória frontal com a cabeça à frente, esta é a primeira estrutura a receber o impacto e, após o crânio interromper seu movimento, o cérebro continua a se mover adiante, fazendo pressão contra o crânio intacto ou fraturado, resultando em concussão, contusão ou laceração.
IV. Em colisões com capotamento, passageiros presos de forma segura pelo cinto de segurança, estão totalmente protegidos contra ferimentos de cisalhamento.
V. A trajetória do trauma penetrante por arma de fogo é determinada apenas pelo orifício de entrada, que se caracteriza por apresentar aspecto estrelado (ferimento em estrela).

Está correto o apresentado em:
Alternativas
Q2089986 Enfermagem
Na cadeia de sobrevivência (American Heart Association – AHA, 2015) pediátrica, o primeiro elo de atendimento a uma parada cardiorrespiratória no ambiente extra-hospitalar é: 
Alternativas
Q1871176 Enfermagem
No atendimento de uma vítima que sofreu lesão por empalamento no abdômen, ocasionado por uma faca de tamanho médio, a(o) enfermeira(o) que atua no suporte básico de vida pré-hospitalar deve
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822213 Enfermagem
Em casos de calamidade pública, a colaboração, com outros ministérios, na assistência às populações atingidas e no restabelecimento da normalidade constitui uma das competências do exército brasileiro. Assim sendo, equipes de saúde que atuam em situações de desastres naturais e catástrofes com múltiplas vítimas devem estar familiarizadas com sistemas de triagem como o método START, adotado pelo SAMU, em que uma vítima incapaz de se movimentar, apresentando frequência respiratória inferior a 30 movimentos por minuto e enchimento capilar maior do que 2 segundos, deve ser classificada com a cor
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822212 Enfermagem
Ao realizar a avaliação primária de vítima de trauma em acidente automobilístico, o enfermeiro utilizou a Escala de Coma de Glasgow como ferramenta de avaliação do estado neurológico do paciente, obtendo 11 pontos. Os componentes (C) avaliados por meio dessa escala e o significado (S) da pontuação obtida são:
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1774830 Enfermagem
Na triagem realizada em situações de desastres, a faixa amarela de classificação corresponde à vítima
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1774794 Enfermagem
Frente a um indivíduo agressivo, em condição de intenso sofrimento manifestado pelo desejo de realizar ato autolesivo com o objetivo de morte, o enfermeiro/socorrista deve, entre outros cuidados,
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2021 - EEAR - Enfermagem |
Q1773531 Enfermagem
O método mais utilizado mundialmente no atendimento pré-hospitalar (APH) para a realização de triagem primária de vítimas é conhecido como
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2021 - EEAR - Enfermagem |
Q1773521 Enfermagem
O momento de entrada do paciente no serviço de saúde para ocupação de um leito, com a finalidade de submeter-se a um tratamento clínico, cirúrgico e ou à realização de procedimentos específicos, é definido por  
Alternativas
Q1666967 Enfermagem
A Central de Regulação de Urgências e Emergências no Atendimento Pré-Hospitalar, responsável pelo acionamento do socorro médico móvel nacional, atende via telefonia, quando tecnicamente possível, pelo número
Alternativas
Q1615693 Enfermagem
De acordo com o MS, o grau de dano é classificado segundo o grau de comprometimento do estado de saúde do paciente ocasionado pelo incidente. Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – Nenhum 2 – Leve 3 – Moderado 4 – Grave 5 – Morte
( )  O paciente foi a óbito.  ( ) O paciente apresentou sintomas leves, danos mínimos ou intermediários de curta duração sem intervenção ou com uma intervenção mínima. ( ) O paciente necessitou de grande intervenção médico-cirúrgica para salvar a vida ou causou graves danos de longo prazo ou permanentes, perturbação/risco fetal ou anomalia congênita. ( ) Não houve qualquer consequência para o paciente. ( ) O paciente necessitou de intervenção, prolongamento da internação, perda de função, danos de longo prazo ou permanentes.
Alternativas
Q1612845 Enfermagem
Na triagem realizada em situações de desastres, a faixa amarela de classificação corresponde à vítima
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IBADE Órgão: CBM-PB Prova: IBADE - 2018 - CBM-PB - Cabo |
Q1343107 Enfermagem

Faltou luz e pessoas ficaram retidas no interior do elevador, que possui casa de máquinas. Conforme o manual de salvamento terrestre, qual alternativa contém a ordem cronológica das ações após a chegada ao local?

( ) Localizar a cabina.

( ) Desligar a chave geral do elevador.

( ) Verificar número e estado das vítimas.

( ) Nivelara cabina.

( ) Abrira porta do pavimento.

Alternativas
Q1003236 Enfermagem
Assinale a alternativa que define o Método CRAMP segundo Manual de Medicina de Desastres (BRASIL, 2007).
Alternativas
Q1003235 Enfermagem

Em relação à definição dos níveis de prioridade na atividade de triagem estabelecido pelo Manual de Medicina de Desastres (BRASIL, 2007), associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


Níveis de Prioridade

1. Prioridade 1

2. Prioridade 2

3. Prioridade 3

4. Prioridade 4


Definição

( ) Para os pacientes sem gravidade, que não se encontram em situação de risco e que podem aguardar seu atendimento, sem perigo de agravamento (feridos leves).

( ) Para os pacientes extremamente graves, em situação de risco iminente e inviáveis (moribundos).

( ) Para os pacientes graves e viáveis, mas que não se encontram em situação de risco iminente (feridos graves).

Alternativas
Q1003234 Enfermagem
Os desastres são resultados de eventos adversos, provocados pela natureza ou pelos homens. Alguns desses desastres resultam em surtos, epidemias ou hiperendemias de traumatismo. Cada tipo de desastre tende a provocar um determinado padrão de traumatismo:
Alternativas
Q860528 Enfermagem
A respeito dos tipos de ambulâncias utilizados na remoção de pacientes, assinale a alternativa que apresenta a definição das ambulâncias do tipo F.
Alternativas
Q814552 Enfermagem
Durante o atendimento pré-hospitalar, os profissionais estão sujeitos a riscos biológicos quando desenvolvem suas atividades de socorro à vítima. Os riscos mais significativos relacionam-se às doenças que são transmitidas pelo sangue, como:
Alternativas
Q814545 Enfermagem
Para avaliação neurológica mais pormenorizada, aplica-se a Escala de Coma de Glasgow, utilizando três variáveis, sendo elas:
Alternativas
Q691985 Enfermagem

As articulações mantêm os ossos ligados e possibilitam que o corpo se movimente. Correlacione traumatismos músculo esqueléticos às suas definições e assinale a opção correta.

TRAUMAS

I - Luxação articular

II - Entorse

III- Contusão

IV - Estiramento


DEFINIÇÕES

( ) Lesão dos ligamentos que circundam a articulação, sendo provo cada por um movimento de torção ou tração.

( ) Tração muscular provocada pelo uso, alongamento ou estresse excessivo.

( ) Condição em que as superfícies articulares dos ossos formadores da articulação não estão mais em contato anatômico.

( ) Lesão de tecidos moles produzida pela força obtusa, como impacto, chute ou queda.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: A
5: B
6: B
7: A
8: B
9: B
10: B
11: A
12: B
13: C
14: B
15: E
16: B
17: E
18: C
19: B
20: D