Questões Militares Sobre ave / avc em enfermagem

Foram encontradas 14 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173125 Enfermagem
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma síndrome neurológica com grande prevalência em adultos e idosos, sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo. A respeito desse assunto, analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede:
I. O AVE pode ser classificado em duas categorias principais: hemorrágico, em que ocorre oclusão vascular e hipoperfusão significativa; e isquêmico, em que ocorre extravasamento de sangue no encéfalo ou no espaço subaracnóideo.
II. A hemiplegia, a disartria e a hemiparesia constituem alguns dos déficits neurológicos frequentemente observados no acidente vascular encefálico (AVE).
III. Um ataque isquêmico transitório (AIT) é um déficit neurológico, geralmente com 1 a 2 horas de duração e pode servir como alerta de um AVE iminente
IV. O rápido diagnóstico de AVE e a instituição da terapia trombolítica (dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo) em pacientes com AVE isquêmico levam à diminuição no tamanho do AVE e à melhora global do resultado funcional.
V. O sangramento constitui o efeito colateral mais comum da administração de t-PA (substância trombolítica) e o paciente é rigorosamente monitorado para qualquer sangramento (locais de inserção intravenosa, local do cateter urinário, tubo endotraqueal, tubo nasogástrico, urina, fezes, vômitos, outras secreções)
Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Q1871143 Enfermagem
Em um acidente vascular cerebral (AVC), o fluxo sanguíneo sofre uma súbita interrupção, sendo esse agravo uma das principais causas de mortes no mundo. Caso a pessoa sobreviva, pode ter sequelas e ficar incapacitada. Por isso é tão importante conhecer seus sinais, sintomas, fatores de risco e cuidados associados. A respeito do AVC, analise as afirmativas a seguir.

I. No exame físico de uma pessoa que sofreu AVC pode-se detectar alteração na visão e no equilíbrio.
II. Hábitos de vida podem ser considerados fatores de risco para AVC, do tipo modificável.
III. Tanto na prevenção quanto no tratamento do AVC, programas de educação em saúde são importantes aliados. Um dos temas a serem abordados é orientar o paciente sobre as taxas de colesterol “bom” (LDL) e “ruim” (HDL).

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822204 Enfermagem
Após avaliação, N.F., 72 anos, sexo masculino, teve o diagnóstico de acidente vascular encefálico isquêmico confirmado, sendo considerado pela equipe médica como elegível para a terapia com ativador do plasmogênio tecidual (t-PA). Uma vez iniciada a terapia, revisto e atualizado o plano de cuidados, o enfermeiro elaborou a prescrição de enfermagem, contendo, entre outros itens, os cuidados relacionados a seguir: I. Manter monitoramento cardíaco contínuo. II. Aferir sinais vitais a cada 15 minutos. III. Informar imediatamente o enfermeiro/equipe médica se pressão arterial sistólica for maior que 180 mmHg e/ou pressão arterial diastólica for maior que 105 mmHg. IV. Observar atentamente a presença de qualquer sangramento: inserção intravenosa, urina, fezes, vômitos, outros e informar enfermeiro/equipe médica sua ocorrência.
Para a situação apresentada, são adequados os cuidados apresentados em
Alternativas
Q951752 Enfermagem
O acidente vascular encefálico (AVE) é uma condição de perda súbita das funções cerebrais, resultante de uma interrupção do suprimento sanguíneo para uma parte do encéfalo. É um cuidado de enfermagem na fase de reabilitação do paciente acometido por essa enfermidade:
Alternativas
Q867184 Enfermagem
A respeito dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC’s) isquêmicos e hemorrágicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q706836 Enfermagem
O tratamento de um paciente com AVC isquêmico com t-PA (agente trombolítico) leva a uma diminuição do tamanho do AVC e a uma melhora global no resultado funcional depois de 3 meses. Porém, esta terapia pode ser comprometida caso o paciente não seja prontamente atendido em unidades de urgência. O tempo de início dos sintomas até a chegada do paciente em um hospital é fundamental para que esta terapia tenha êxito. Qual é o intervalo de tempo determinado para o início da terapia trombolítica após os primeiros sintomas do AVC isquêmico?
Alternativas
Q695356 Enfermagem
Um dos objetivos no tratamento inicial da lesão cerebral decorrente do Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico é reduzir a lesão isquêmica da área vizinha que sofreu o infarto cerebral através da oferta adequada de oxigênio, de glicose e um fluxo sanguíneo adequado. Um dos métodos utilizados no monitoramento da eficácia do tratamento é a saturação de oxigênio no bulbo venoso jugular (Sj02), cujos valores normais de referência que podem ser considerados estão aproximadamente entre
Alternativas
Q682865 Enfermagem
São deficiências motoras causadas pelo Acidente Vascular Cerebral, exceto:
Alternativas
Q664266 Enfermagem
Quanto aos distúrbios neurológicos, a interrupção súbita da circulação em um ou mais vasos sanguíneos que suprem o cérebro, denomina-se
Alternativas
Q659147 Enfermagem
O tratamento do acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi) na fase aguda tem por objetivo a recuperação neurológica e funcional, atuando na possível reperfusão e proteção da área isquêmica. Em relação à terapêutica do paciente vítima de AVEi na fase aguda, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q648225 Enfermagem

Com base em Brunner (2005), correlacione os acidentes vasculares cerebrais (AVC) , nos hemisférios direito e esquerdo, às suas respectivas consequências, e assinale a opção que apresenta a sequência correta:

AVC

I - AVC no hemisfério esquerdo

II- AVC no hemisfério direito


CONSEQUÊNCIA

( ) Paralisia ou fraqueza no lado direito do corpo.

( ) Afasia motora, tecidual ou global.

( ) Déficit do campo visual esquerdo.

( ) Déficits espaço-perceptuais.

( ) Capacidade intelectual alterada.

Alternativas
Q648202 Enfermagem
Segundo Brunner (2005), no acidente vascular cerebral isquêmico, a ruptura do fluxo sanguíneo cerebral ocorre devido à obstrução de um vaso sanguíneo, iniciando uma série de eventos metabólicos celulares conhecida como cascata isquêmica. Uma intervenção adequada pode revitalizar uma área ao redor do local do infarto, ainda no início da cascata. Essa área de baixo fluxo cerebral é conhecida como região de
Alternativas
Q507167 Enfermagem
No acidente vascular cerebral, a enfermagem deve prestar alguns cuidados que devem contribuir para a melhora do quadro, diminuindo as chances de pioras e complicações, exceto
Alternativas
Q406391 Enfermagem
Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são distúrbios neurológicos de alta incidência e morbimortalidade nos dias de hoje. Entre os fatores de risco envolvidos podemos citar a obesidade, o tabagismo, a doença cardíaca e o diabetes. Vítimas de AVC devem receber tratamento cuidadoso e direcionado para cada um dos resultados esperados. Sobre as intervenções de enfermagem para esse grupo de pacientes, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: E
6: B
7: C
8: D
9: D
10: B
11: A
12: B
13: B
14: B