Questões Militares de Enfermagem - AVE / AVC
Foram encontradas 14 questões
I. O AVE pode ser classificado em duas categorias principais: hemorrágico, em que ocorre oclusão vascular e hipoperfusão significativa; e isquêmico, em que ocorre extravasamento de sangue no encéfalo ou no espaço subaracnóideo.
II. A hemiplegia, a disartria e a hemiparesia constituem alguns dos déficits neurológicos frequentemente observados no acidente vascular encefálico (AVE).
III. Um ataque isquêmico transitório (AIT) é um déficit neurológico, geralmente com 1 a 2 horas de duração e pode servir como alerta de um AVE iminente
IV. O rápido diagnóstico de AVE e a instituição da terapia trombolítica (dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo) em pacientes com AVE isquêmico levam à diminuição no tamanho do AVE e à melhora global do resultado funcional.
V. O sangramento constitui o efeito colateral mais comum da administração de t-PA (substância trombolítica) e o paciente é rigorosamente monitorado para qualquer sangramento (locais de inserção intravenosa, local do cateter urinário, tubo endotraqueal, tubo nasogástrico, urina, fezes, vômitos, outras secreções)
Estão CORRETAS as assertivas:
I. No exame físico de uma pessoa que sofreu AVC pode-se detectar alteração na visão e no equilíbrio.
II. Hábitos de vida podem ser considerados fatores de risco para AVC, do tipo modificável.
III. Tanto na prevenção quanto no tratamento do AVC, programas de educação em saúde são importantes aliados. Um dos temas a serem abordados é orientar o paciente sobre as taxas de colesterol “bom” (LDL) e “ruim” (HDL).
Está correto o que se afirma em
Para a situação apresentada, são adequados os cuidados apresentados em