Questões Militares
Sobre biossegurança em enfermagem em enfermagem
Foram encontradas 74 questões
I. A limpeza e a desinfecção da superfície e do painel das bombas de infusão devem ser realizadas a cada 24 horas e na troca de paciente.
II. O diafragma (borracha) do frasco-ampola e a ampola de vidro devem ser desinfetados com álcool 70% antes de inserir uma agulha ou de quebrar a ampola.
III. Deve-se trocar o equipo e dispositivo complementar de infusões lipídicas a cada 48 horas.
Está correto o que se afirma em
Acerca do sistema de coorte, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Consiste na alocação de pacientes portadores do mesmo microrganismo em um quarto, ala ou unidade exclusivas.
( ) Todos os pacientes devem ser mantidos em precaução de contato.
( ) Os profissionais de enfermagem devem ser alocados para atendimento exclusivo destes pacientes.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) A precaução padrão deve ser seguida para todos os pacientes, independentemente da suspeita ou não de infecções.
( ) A precaução por contato é indicada para prevenir a transmissão de patógenos que se disseminam pelo ar, sendo obrigatória a utilização de máscara N95 ou equivalente.
( ) A precaução por gotículas inclui o uso de máscaras cirúrgicas pelo profissional e quarto privativo para o paciente. As afirmativas são, respectivamente,
I. Proteção respiratória e proteção ocular. II. Solução de bicarbonato de sódio 8,4%. III. Solução de tiossulfato de sódio 10 %. IV. Descrição do procedimento. V. Formulário para o registro do acidente.
Como medida de biossegurança, em todas as áreas em que são realizadas atividades de manipulação, armazenamento, administração e transporte de agentes quimioterápicos empregados no tratamento do câncer, deve estar disponível um “kit de derramamento”, devidamente identificado, que, segundo Bonassa e cols (2012), deve conter, no mínimo: luvas de procedimentos, avental de baixa permeabilidade, compressas absorventes, sabão, recipiente para recolhimento dos resíduos, e o apresentado apenas em:
( ) O monopersulfato de potássio é ativo na presença de matéria orgânica; corrosivo para metais. É indicado como desinfetante de superfícies.
( ) O ácido peracético é um desinfetante para superfícies fixas e age por desnaturação das proteínas, alterando a permeabilidade da parede celular, oxidando as ligações sulfidril e sulfúricas em proteínas e enzimas.
( ) Os álcoois etílico e o isopropílico são os principais desinfetantes utilizados em serviços de saúde, podendo ser aplicados em superfícies ou artigos por meio de fricção. São bactericida, virucida, fungicida e tuberculicida. É esporicida. Fácil aplicação e ação demorada.
( ) Os compostos quaternários de amônio são utilizados em superfícies fixas, incluindo ambiente de nutrição e neonatologia (sem a presença dos neonatos). Agem como bactericida, virucida (somente contra vírus lipofílicos ou envelopados) e fungicida. É pouco corrosivo e tem baixa toxicidade.
( ) Os compostos fenólicos sintéticos compreendem o hidroxidifenileter, triclorodifenileter, cresóis, fenilfenol e outros. Estão em desuso, devido à toxicidade. Características: bactericida, virucida, micobactericida e fungicida. É esporicida. Não apresenta ação residual. Pode ser associado a detergentes.
Considerando o exposto acima, qual é a dosagem correta para a concentração da preparação alcoólica antimicrobiana exigida pela legislação na RDC nº 42/2010?
( ) Luvas estéreis ( ) Avental estéril ( ) Máscara cirúrgica ( ) Luvas de procedimentos
O risco de adquirir infecção pós exposição ocupacional é __________ e depende do ___________ do acidente e de outros fatores como a _________, o ________ da lesão, a presença e o volume de ___________ envolvidos no acidente.
A _________________ é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
1 – Varicela 2 – Escabiose 3 – Tuberculose 4 – Infecção do Trato Urinário
( ) Precaução padrão
( ) Precaução de contato
( ) Precaução de aerossol
( ) Precaução de contato e precaução de aerossol