Questões Militares Comentadas sobre diagnósticos de enfermagem - nic-noc/cipe/nanda em enfermagem

Foram encontradas 28 questões

Q2194732 Enfermagem
Analise as assertivas abaixo, quanto à importância do diagnóstico de enfermagem para uma assistência precisa e qualificada.

I. O Diagnóstico de Enfermagem traz termos padronizados, com definições claras e critérios de avaliação.
II. As intervenções inadequadas da equipe de enfermagem diminuem a permanência hospitalar e readmissões desnecessárias.
III. Os enfermeiros precisam avaliar os pacientes do ponto de vista da disciplina de enfermagem para diagnosticar com precisão e oferecer cuidados eficazes.
IV.O diagnóstico de enfermagem constitui a base para selecionar as intervenções de enfermagem que alcançam resultados pelos quais o enfermeiro é responsável.
V. A avaliação e o diagnóstico de enfermagem devem ser entendidos do ponto de vista da profissão de enfermagem e devem sempre ser baseados na avaliação centrada no paciente.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173730 Enfermagem
Um paciente de 51 anos do sexo masculino, previamente hígido, vítima de atropelamento, apresentou trauma cranioencefálico grave, com hemorragia subaracnóide traumática e necessidade de intervenção neurológica cirúrgica. No segundo dia de pós operatório encontrava-se: sedado com midazolam e fentanil em bomba de infusão contínua, escore 5 pontos negativos na escala de RASS (Richmond Agitation Sedation Scale), com pressão intracraniana (PIC) 25mmHg, intubado em ventilação mecânica, com modo ventilatório pressão controlada, com secreção mucopurulenta visível no tubo orotraqueal (TOT), ausculta com roncos em ápices pulmonares e com dispositivos invasivos (tubo orotraqueal, cateter venoso central, cateter intra-arterial, cateter PIC e cateter vesical de demora). Os dados vitais evidenciavam pressão arterial média 65mmHg, frequência cardíaca 80bpm, frequência respiratória 35irpm, temperatura axilar 36,3ºC e saturação periférica de oxigênio (SpO2) 88%.

Considerando o caso apresentado e as recomendações para formulação de diagnóstico de enfermagem, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983497 Enfermagem
Após avaliar um paciente do sexo masculino, 28 anos, com diagnóstico traumatismo cranioencefálico, o enfermeiro estabeleceu, entre outros itens, o diagnóstico de enfermagem (DE) “perfusão tissular cerebral ineficaz relacionada com os efeitos da PIC aumentada”.
Frente a esse DE, não havendo contraindicação, a prescrição de enfermagem deve compreender, entre outros cuidados:
Alternativas
Q1871146 Enfermagem
A depressão é um transtorno afetivo que demanda atenção e cuidados pelos impactos pessoais, familiares e sociais que causa. No campo da enfermagem psiquiátrica, há um conjunto de intervenções que podem ser realizadas para cuidar de alguém com depressão.
No que se refere às ligações Nanda NOC e NIC para depressão, para o resultado “autoestima”, tem-se como possibilidades de intervenções:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822200 Enfermagem
Em uma instituição hospitalar, para a sistematização da assistência de enfermagem, são utilizadas as taxonomias NANDA-I, NIC (Classificação de Intervenções de Enfermagem) e NOC (Classificação de Resultados de Enfermagem). Ao desenvolver o processo de enfermagem para um paciente recém-admitido com diagnóstico de insuficiência cardíaca, o enfermeiro deve utilizar a taxonomia NOC na etapa de
Alternativas
Q1820136 Enfermagem
A identificação dos diagnósticos de enfermagem envolve o raciocínio clínico sobre o estado de saúde do indivíduo, mediante a utilização dos dados oriundos da entrevista e exame físico. Trata-se de uma criança de 12 anos, admitida no pronto-socorro infantil em 04/06/2013, às 18h, com quadro de edema generalizado, face Cushingoide e dor em MMII onde, ao exame, apresentava: PA 100x80mmHg, T 36,3º; P 86bpm; FR 18irm e diurese 30ml. Segundo a mãe, a criança foi diagnosticada como portadora de síndrome nefrótica corticorresistente – Bx renal e glomerulonefrite com lesão tubular, aos cinco anos de idade, desde então a paciente iniciou tratamento em hospital na capital do estado. A criança também possui diagnóstico de hipertensão.
Assinale a alternativa correta quanto aos diagnósticos de enfermagem.
Alternativas
Q1820115 Enfermagem
A dor afeta indivíduos de qualquer idade, sexo, raça e classe socioeconômica. É o principal motivo pelo qual as pessoas buscam cuidados de saúde e uma das condições mais comumente tratadas pelos profissionais da área da enfermagem. As enfermeiras têm participação importante no manejo da dor. No plano de cuidado de enfermagem do paciente com dor, o diagnóstico de enfermagem é ferramenta importante para conquistar e manter o conforto-funcionalidade do paciente.
Sobre um plano de cuidados de um paciente diagnosticado com dor, associe as colunas.
PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM (1) Intervenções de enfermagem (2) Justificativa (3) Resultados esperados

AÇÕES REFERENTES AO PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM
( ) Realize e documente uma avaliação abrangente da dor. ( ) Demonstra compreensão do plano de tratamento e dos objetivos dos cuidados. ( ) A reavaliação possibilita a avaliação da efetividade e da segurança das intervenções. ( ) Faça a reavaliação quanto ao grau de alívio da dor e a ocorrência de efeitos adversos na ocasião do efeito máximo da intervenção. ( ) Se incapaz de relatar dor, demonstra comportamentos que indicam o alívio da dor e a participação em atividades funcionais importantes. ( ) A avaliação abrangente da dor é o fundamento do plano de tratamento da dor; a documentação assegura a comunicação entre os membros da equipe.
A sequência correta é

Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1774795 Enfermagem
M.S., 72 anos, sexo masculino, hipertenso, diabético, com diagnóstico de neoplasia da próstata, foi submetido à ressecção transuretral da próstata há 36 horas. No início do plantão, ao realizar o exame físico, o enfermeiro constatou: glicemia capilar (jejum) = 126 mg/dL; temperatura axilar = 36,9 ºC; pulso = 78 batimentos por minuto, respiração = 16 movimentos por minuto; pressão arterial = 132 X 82 mmHg e, entre outros itens, o paciente portava acesso periférico para a reposição de eletrólitos e administração de medicamentos, e sonda vesical de demora. O enfermeiro observou que a cor da urina, que no plantão anterior apresentava cor rosada, evoluíra para âmbar. Ao atualizar/definir o(s) diagnóstico(s) de enfermagem e prescrever os cuidados de enfermagem para M.S., ele deve considerar que a alteração na coloração da urina é indicativa de
Alternativas
Q1668567 Enfermagem

A icterícia neonatal é um problema comum em neonatos, em especial crianças prematuras. É essencial que o enfermeiro identifique a criança com essa alteração o mais rápido possível e inicie o tratamento para resolução do problema. Para sistematizar o cuidado ao neonato, pode-se introduzir uma taxonomia de diagnósticos de enfermagem, tais como a proposta pela NANDA – I. Essa taxonomia padroniza o diagnóstico de enfermagem, ditando as causas e os sinais e sintomas, facilitando a comunicação entre a equipe de enfermagem.


Pode ser um fator relacionado ao Diagnóstico de Enfermagem da NANDA – I “Icterícia Neonatal” a/o

Alternativas
Ano: 2011 Banca: ISAE Órgão: PM-AM Prova: ISAE - 2011 - PM-AM - 2° Tenente - Enfermagem |
Q1660813 Enfermagem
A variedade de diagnósticos médicos em que se pode usar a monitorização hemodinâmica é bastante ampla. Esses diagnósticos médicos se relacionam com três principais diagnósticos de enfermagem, que são:
Alternativas
Q1120955 Enfermagem

O Enfermeiro está em uma Unidade da Rede de Serviços atendendo os(as) usuários(as) e se depara com os seguintes casos a seguir:

CASO 1 – D.S.S. Homem, 18 anos, compareceu ao serviço com quadro de corrimento uretral mucoide e purulento abundante, acompanhado de importante ardor e dor à micção. Relata o aparecimento dos sintomas há́ dois dias. Refere ter relações apenas com a namorada.

CASO 2 – P.R.N. Mulher, 31 anos, compareceu à UAPS para realização do exame citopatológico queixando-se de três lesões exofílicas no introito vaginal. Foi avaliada e em seguida realizado o exame das mamas e o citopatológico. Orientada quanto à importância do exame citopatológico periodicamente.

Tendo em vista os casos clínicos acima, indique as possíveis síndromes a serem classificadas em cada situação, junto com as ISTs identificadas, respectivamente.

Alternativas
Q1003227 Enfermagem

L.S.S, 28 anos, motociclista, solteiro, perdeu o controle da moto e bateu contra um muro. Deu entrada no hospital geral do município que é também referência em traumatologia, apresentando dispneia e lesão aguda na medula espinhal. Ao desenvolver a Sistematização da Assistência de Enfermagem, a(o) enfermeira(o) elencou alguns possíveis diagnósticos de enfermagem para o caso mencionado. Analise as afirmativas abaixo, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


I. Padrão respiratório ineficaz relacionado à fraqueza muscular.

II. Medo relacionado ao déficit de conhecimento e à experiência cirúrgica prévia.

III. Risco de integridade cutânea diminuído relacionada com a imobilidade.

IV. Constipação decorrente da ruptura autônoma e presença de intestino atônico.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2017 - PM-MG - 2º Tenente - Enfermagem |
Q835792 Enfermagem
Os diagnósticos de enfermagem feitos no pré-operatório permitem que o enfermeiro tome precauções e ações de modo que os cuidados oferecidos durante as fases intra e pós-operatória sejam compatíveis com as necessidades dos pacientes. Permite também que o enfermeiro se concentre nos potenciais riscos que o paciente pode enfrentar após a cirurgia. Marque a alternativa abaixo que NÃO é um diagnóstico de enfermagem comum, relevante para o paciente que será submetido a uma cirurgia:
Alternativas
Q821974 Enfermagem

Segundo Figueiredo (2009), sobre o Processo de Enfermagem (PE) são determinadas seis etapas.

Numere, por ordem sequencial de execução pelo enfermeiro, as seis etapas do PE.

( ) Evolução de Enfermagem

( ) Plano Diagnóstico de Cuidados

( ) Diagnóstico de Enfermagem

( ) Plano Assistencial de Enfermagem

( ) Histórico de Enfermagem

( ) Prognóstico de Enfermagem

A sequência correta em que ocorrem as etapas do Processo de Enfermagem é

Alternativas
Q706813 Enfermagem
Analise o seguinte diagnóstico de enfermagem: “Eliminação traqueobrônquica ineficaz relacionada à broncoconstrição, produção aumentada de muco, tosse ineficaz, infecção broncopulmonar e outras complicações.” Qual a meta deste diagnóstico para um plano de cuidado de enfermagem, na assistência a um paciente com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)?
Alternativas
Q675588 Enfermagem
Um paciente portador de esquizofrenia, tem como prescrição de enfermagem: “Observar o cliente quanto a sinais de alucinações (postura de escuta, rir ou falar sozinho, parar na metade da frase)”. Em relação a esta prescrição, assinale o diagnóstico de enfermagem correspondente.
Alternativas
Q675580 Enfermagem

Associe o diagnóstico de enfermagem com sua respectiva prescrição para um paciente com infarto do miocárdio sem complicações, assinalando a coluna da direita com a da esquerda e depois assinale a sequência correta.

DIAGNÓSTICO

1. Perfusão tissular cardiopulmonar ineficaz relacionada com o fluxo sanguíneo coronário reduzido.

2. Troca gasosa ineficaz potencial relacionada com a sobrecarga hídrica.

3. Perfusão tissular periférica ineficaz potencial relacionada com o débito cardíaco diminuído.

4. Ansiedade relacionada com o medo da morte, alteração no estado de saúde.


PRESCRIÇÃO

( ) Avaliar/documentar os batimentos cardíacos anormais, sons respiratórios anormais e intolerância do paciente para atividades específicas.

( ) Avaliar a necessidade de aconselhamento espiritual, permitir que o paciente expresse a ansiedade e medo.

( ) Administrar o oxigênio e terapia medicamentosa conforme prescrição e avaliar continuamente a resposta do paciente

( ) Avaliar/documentar sinais de hipotensão, taquicardia, alterações no estado mental, debito urinário reduzido e membros frios e cianóticos.

Alternativas
Q669597 Enfermagem

Em relação ao padrão respiratório ineficaz, assinale (V) para verdadeiro, (F) para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A administração de oxigênio conforme prescrição médica pode ajudar a aliviar a hipoxemia e a angústia respiratória.

( ) A administração de broncodilatadores, conforme prescrição, pode ajudar a aliviar o broncoespasmo e a sibilância.

( ) Ensinar as técnicas de relaxamento pode ajudar a diminuir a ansiedade do paciente e estimular sua sensação de autocontrole.

( ) O padrão respiratório ineficaz está comumente associado a determinadas condições, como doença pulmonar obstrutiva crônica e embolia pulmonar.

Alternativas
Q659137 Enfermagem
Um paciente apresentou quadro súbito de perda de consciência e foi encaminhado a um hospital. Na admissão, o paciente apresentava-se emudecido, sem resposta motora e ausência de abertura ocular aos estímulos. Considerando os componentes estruturais dos diagnósticos de enfermagem, segundo a NANDA-I (2012), o diagnóstico de enfermagem CORRETO para este paciente é:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: UEPA Órgão: PM-PA Prova: UEPA - 2012 - PM-PA - 2º Tenente - Enfermeiro |
Q650461 Enfermagem
O Diagnóstico de Enfermagem (DE), Mobilidade Física Prejudicada, é um dos mais encontrados nos pacientes acamados. As intervenções/atividades de Enfermagem, segundo a Nursing Intervention Classification (NIC) para este DE são:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: D
6: C
7: B
8: B
9: D
10: C
11: E
12: C
13: C
14: B
15: D
16: A
17: C
18: C
19: A
20: A