Questões Militares Comentadas sobre doença meningocócica em enfermagem

Foram encontradas 12 questões

Q2194739 Enfermagem
Em relação às doenças infecciosas e parasitárias, informe verdadeiro (V) ou falso (F). Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, cujo quadro clínico apresenta-se, geralmente, com febre alta, cefaleia, mal-estar geral, anorexia, bradicardia relativa (dissociação pulso-temperatura, conhecida como sinal de Faget), esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséola tífica), obstipação intestinal ou diarreia e tosse seca. Pode haver comprometimento do sistema nervoso central.
( ) Hepatite B é uma doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas, desde formas subclínicas, oligossintomáticas, até as fulminantes (entre 2 e 8% dos casos). Os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal, porém há elevação das transaminases. A frequência de quadros ictéricos aumenta com a idade, variando de 5 a 10% em menores de 6 anos, chegando de 70 a 80% nos adultos.
( ) Leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde formas assintomáticas e subclínicas, até quadros clínicos graves associados às manifestações fulminantes. Caracterizada pela instalação abrupta de febre, comumente acompanhada de cefaleia e mialgia, anorexia, náuseas e vômitos. Podem ocorrer diarreia, artralgia, hiperemia ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular e tosse.
( ) Doença Meningocócica é uma doença em que geralmente o quadro clínico é grave, a exemplo de septicemia (meningococcemia), caracterizada por mal estar súbito, febre alta, calafrios, prostração, acompanhada de manifestações hemorrágicas na pele (petéquias e equimoses), e, ainda, sob a forma de meningite, com ou sem meningococcemia, de início súbito, com febre, cefaleia intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca, além de outros sinais de irritação meníngea.
( ) Estrongiloidíase é uma doença parasitária intestinal, frequentemente sintomática. As formas sintomáticas apresentam inicialmente alterações cutâneas, secundárias à penetração das larvas na pele e caracterizadas por lesões urticariformes ou maculopapulares ou por lesão serpiginosa ou linear pruriginosa migratória (larva currens). A migração da larva pode causar manifestações pulmonares, como tosse seca, dispneia ou broncoespasmo e edema pulmonar (síndrome de Löefler).
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2014 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345957 Enfermagem
Correspondem a sinais e sintomas de Meningite Bacteriana:
Alternativas
Q867155 Enfermagem
Com base nos principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de Doença Meningocócica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q735610 Enfermagem
Segundo Hermann (2006), no que se refere à Meningite Meningocócica, assinale a opção correta.
Alternativas
Q686604 Enfermagem
As meningites são inflamações que acometem as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central. Por desencadearem processos inflamatórios, apresentam sintomas como:
Alternativas
Q682893 Enfermagem
Foram verificados em uma escola de determinado bairro, casos de crianças com meningite. Diante de tal informação, trata-se de
Alternativas
Q661923 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta uma manifestação clínica que não está associada à meningite?
Alternativas
Q653128 Enfermagem
Para o controle e a prevenção da infecção são adotadas medidas baseadas na transmissão. As precauções adotadas contra a transmissão por grandes gotículas são utilizadas em casos comprovados ou suspeitos de
Alternativas
Q635906 Enfermagem

Analise as afirmativas sobre as características clínicas e epidemiológicas da Meningite, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A meningite caracteriza-se por um processo inflamatório das meninges, membrana que recobre a coluna vertebral.

( ) As meningites podem ser causadas por agentes não infecciosos, como no traumatismo, e por agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos. Entretanto, em virtude da dimensão de sua ocorrência, as meningites não infecciosas são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública.

( ) Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através do trato gastrointestinal, havendo necessidade de contato íntimo ou contato direto com as eliminações do paciente. Os adultos jovens são mais vulneráveis.

Alternativas
Q418596 Enfermagem
E doença de notificação compulsória:
Alternativas
Q418592 Enfermagem
No período neonatal são sinais clínicos mais comuns em caso de meningite, exceto:
Alternativas
Q245621 Enfermagem
Em relação à susceptibilidade e imunidade à meningite, pode-se afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: D
5: A
6: D
7: B
8: E
9: E
10: A
11: B
12: A