Questões Militares Sobre doenças crônicas não transmissíveis: panorama geral e plano de enfrentamento em enfermagem

Foram encontradas 6 questões

Q2131487 Enfermagem
Assinale a alternativa que completa a frase abaixo:
    Os ________ são medicamentos que causam a amplitude da parede do vaso sanguíneo. São auxiliares no tratamento de doenças vasculares periféricas, patológicas, cardíacas e hipertensão. 
Alternativas
Q2131474 Enfermagem
Conhecida como um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. Essa afirmação se refere à 
Alternativas
Q2090017 Enfermagem
Na obesidade, a distribuição excessiva de gordura visceral é acompanhada de importantes alterações hormonais, inflamatórias e endoteliais que podem levar à hipertensão arterial e ao aumento do risco cardiovascular e renal. Estudos demonstram uma estreita associação entre o aumento da pressão arterial e o ganho de peso, justificando a redução de peso como uma recomendação fundamental para a diminuição da pressão arterial e do risco cardiovascular. A obesidade é categorizada em grau I, II ou III de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC – kg/m2 ). Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2090013 Enfermagem
A doença de Parkinson é uma patologia de origem neurológica, degenerativa de uma região conhecida como substância negra, presente no Sistema Nervoso Central (SNC). Apresenta-se de forma crônica e progressiva, devido à diminuição do neurotransmissor dopamina nos gânglios da base. Não existem exames específicos que o comprovem, sendo assim, o diagnóstico é feito principalmente pela clínica. As manifestações da doença incluem, EXCETO: 
Alternativas
Q2045266 Enfermagem
A vigilância em doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) é uma ação de grande relevância em saúde pública. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta os componentes essenciais da vigilância em DCNT.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822232 Enfermagem
Para responder a questão, considere o relato a seguir.

    R.S., 66 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há 14 anos, insulinodependente há 6 meses, ex-tabagista há dez anos, compareceu ao ambulatório de saúde acompanhado de sua filha, para consulta de enfermagem. Relatou ao enfermeiro que vinha tomando regularmente a medicação para hipertensão, estava se esforçando para seguir a dieta e o programa de atividade física orientado, mas tinha dificuldades na aplicação da insulina introduzida como tratamento na última consulta médica. Ao exame físico o enfermeiro obteve: temperatura axilar = 36,6 ºC, frequência cardíaca = 76 batimentos por minuto, respiração = 18 movimentos respiratórios por minuto; pressão arterial = 128 X 86 mmHg; peso = 84 400 g; altura 181 cm, circunferência abdominal = 90 cm; glicemia capilar = 178 mg/dL. Ao analisar os resultados de exames realizados recentemente, constatou hemograma normal, glicemia de jejum = 99 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 5,2%; colesterol total = 153 mg/dL; HDL colesterol = 32 mg/dL; LDL colesterol = 108 mg/dL; VLDL = 13 mg/DL; triglicérides = 66 mg/dL. À palpação e ausculta não constatou alterações. Após realizar o exame dos pés do cliente, o enfermeiro calculou o índice de massa corporal - IMC e, utilizando o escore de Framingham realizou a estratificação de risco cardiovascular de R.S.
    Finalizando a consulta, orientou pai e filha sobre a técnica de preparo de insulina e, em conjunto com R.S., estabeleceu metas e elaborou o plano de cuidados, agendando seu retorno. 
Observe a figura a seguir e, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde (2013), assinale a alternativa em que são apresentados os pontos em que deve ser aplicado o monofilamento de Semmes-Weinstein 10g ao ser realizado o teste de sensibilidade dos pés em pacientes diabéticos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: A
5: C
6: C