Questões Militares
Sobre doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem
Foram encontradas 293 questões
TIPOS DE PRECAUÇÃO A= AÉREA C = CONTATO G = GOTICULAS P = PADRÃO
( ) Herpes simples, abcessos, celulites, furunculose, piodermites, conjuntivites, contato entérico, contato com secreções respiratórias.
( ) Rubéola, caxumba, difteria, coqueluche, adenovírus, meningococco.
( ) Tuberculose, sarampo, varicela.
( ) Sistema que deve ser adotado por todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência, independente da doença inicialmente diagnosticada no paciente assistido.
( ) É uma doença de notificação compulsória e sua investigação epidemiológica é obrigatória em todos os casos.
( ) O objetivo das ações de vigilância epidemiológica é reduzir a Incidência de febre amarela de transmissão silvestre, impedir a transmissão urbana, e detectar oportunamente a circulação virai para orientar as medidas de controle.
( )A vacinação é a mais Importante medida de controle e deve ser realizada a partir dos nove meses de Idade, com reforço a cada 20 anos.
( )Em situações de surto ou epidemia, vacinar a partir dos 2 anos de idade.
( )A vacina reconstituída deve ser mantida em temperatura de +2ºC a +8ºC, preferencialmente a +2ºC, Após a diluição, deverá ser utilizada em até seis horas.
( ) Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, cujo quadro clínico apresenta-se, geralmente, com febre alta, cefaleia, mal-estar geral, anorexia, bradicardia relativa (dissociação pulso-temperatura, conhecida como sinal de Faget), esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséola tífica), obstipação intestinal ou diarreia e tosse seca. Pode haver comprometimento do sistema nervoso central.
( ) Hepatite B é uma doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas, desde formas subclínicas, oligossintomáticas, até as fulminantes (entre 2 e 8% dos casos). Os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal, porém há elevação das transaminases. A frequência de quadros ictéricos aumenta com a idade, variando de 5 a 10% em menores de 6 anos, chegando de 70 a 80% nos adultos.
( ) Leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde formas assintomáticas e subclínicas, até quadros clínicos graves associados às manifestações fulminantes. Caracterizada pela instalação abrupta de febre, comumente acompanhada de cefaleia e mialgia, anorexia, náuseas e vômitos. Podem ocorrer diarreia, artralgia, hiperemia ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular e tosse.
( ) Doença Meningocócica é uma doença em que geralmente o quadro clínico é grave, a exemplo de septicemia (meningococcemia), caracterizada por mal estar súbito, febre alta, calafrios, prostração, acompanhada de manifestações hemorrágicas na pele (petéquias e equimoses), e, ainda, sob a forma de meningite, com ou sem meningococcemia, de início súbito, com febre, cefaleia intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca, além de outros sinais de irritação meníngea.
( ) Estrongiloidíase é uma doença parasitária intestinal, frequentemente sintomática. As formas sintomáticas apresentam inicialmente alterações cutâneas, secundárias à penetração das larvas na pele e caracterizadas por lesões urticariformes ou maculopapulares ou por lesão serpiginosa ou linear pruriginosa migratória (larva currens). A migração da larva pode causar manifestações pulmonares, como tosse seca, dispneia ou broncoespasmo e edema pulmonar (síndrome de Löefler).
Sobre estas estratégias, assinale a opção correta.
Sobre o atendimento de enfermagem ao paciente com suspeita de dengue, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Identificar o segmento torácico: pesquisar sinais de conforto respiratório, de derrame pleural e pericárdico.
( ) Desprezar o segmento da pele: pesquisar pele fria ou quente, sinais de hidratação, exantema, petéquias, hematomas e outros.
( ) Identificar o segmento neurológico: pesquisar cefaleia, convulsão, sonolência, delírio, insônia, inquietação, irritabilidade e depressão.
( ) Realizar a prova do laço: é importante para a triagem do paciente suspeito de dengue, pois é a única manifestação hemorrágica de FHD representando a fragilidade capilar.
1 – Hepatite A 2 – Hepatite B 3 – Hepatite C 4 – Hepatite D 5 – Hepatite E
( ) Flaviviridae ( ) Deltaviridae ( ) Picornaviridae ( ) Hepeviridae ( ) Hepadnaviridae
( ) Infecção viral primária febril, aguda, não contagiosa, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculopapular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui lentamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas secas infecciosas. ( ) Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral o quadro clínico é mais exuberante. ( ) A varicela é popularmente conhecida como cobreiro. ( ) O período prodrômico da varicela inicia-se com febre baixa, cefaleia, anorexia e vômito, podendo durar de horas até três dias. ( ) No período exantemático, as lesões comumente aparecem em surtos sucessivos de máculas que evoluem para pápulas, vesículas, pústulas e crostas .