Questões Militares de Enfermagem - Doenças Infecciosas e parasitárias

Foram encontradas 293 questões

Q2551786 Enfermagem
A leishmaniose visceral é uma doença causada por parasitos do complexo Leishmania donovani, o qual reúne duas espécies: Leishmania donovani e Leishmania infantum. É uma doença crônica, grave, de alta letalidade se não tratada, e apresenta aspectos clínicos e epidemiológicos diversos e característicos para cada região onde ocorre. Sobre o tema, marque a opção incorreta.
Alternativas
Q2551785 Enfermagem
A AIDS é uma doença causada por meio de infecção pelo HIV e caracteriza-se por uma profunda imunossupressão acompanhada por infecções oportunistas e tumores malignos, emaciação e degeneração do Sistema Nervoso Central (SNC). Sobre essa doença e a infecção pelo vírus HIV, marque a opção correta.
Alternativas
Q2551769 Enfermagem
Diversas doenças parasitárias apresentam formas ou estágios que podem ser diagnosticados em amostras de sangue, como a malária, a filariose brancroftiana, a babesiose e a doença de Chagas em sua fase aguda. Outros parasitas como o Ascaris lumbricoides e o Strongyloides stercoralis colonizam o intestino, sendo, por esta razão, diagnosticados em amostras de fezes. Sobre os métodos parasitológicos realizados em amostras de sangue e em fezes, marque a opção correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2023 - EsSA - Sargento - Saúde |
Q2509830 Enfermagem
Após uma atividade de campo, um militar compareceu na unidade de saúde apresentando pequena lesão cutânea, expansiva, do tipo mácula ou pápula de coloração avermelhada no local em que o carrapato sugou o sangue, queixando-se de mal-estar, febre, cefaleia, rigidez de nuca. De acordo com o relato do paciente, marque a alternativa correta que corresponde a uma doença transmitida pelo carrapato.
Alternativas
Q2262186 Enfermagem
A chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus chikungunya (CHIKV), da família Togaviridae e do gênero Alphavirus. Assinale a alternativa correta sobre a doença.
Alternativas
Q2262182 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre a influenza sazonal.
Alternativas
Q2262181 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre o sarampo.
Alternativas
Q2199899 Enfermagem
A Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por vírus. Sobre esta doença, marque a alternativa correta:  
Alternativas
Q2199896 Enfermagem
Selecione o tipo de precaução indicado para cada situação descrita e marque a alternativa correspondente:
TIPOS DE PRECAUÇÃO A= AÉREA C = CONTATO G = GOTICULAS P = PADRÃO
( ) Herpes simples, abcessos, celulites, furunculose, piodermites, conjuntivites, contato entérico, contato com secreções respiratórias.
( ) Rubéola, caxumba, difteria, coqueluche, adenovírus, meningococco.
( ) Tuberculose, sarampo, varicela.
( ) Sistema que deve ser adotado por todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência, independente da doença inicialmente diagnosticada no paciente assistido. 
Alternativas
Q2199890 Enfermagem
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Complete com (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta. 
( ) É uma doença de notificação compulsória e sua investigação epidemiológica é obrigatória em todos os casos.
( ) O objetivo das ações de vigilância epidemiológica é reduzir a Incidência de febre amarela de transmissão silvestre, impedir a transmissão urbana, e detectar oportunamente a circulação virai para orientar as medidas de controle.
( )A vacinação é a mais Importante medida de controle e deve ser realizada a partir dos nove meses de Idade, com reforço a cada 20 anos.
( )Em situações de surto ou epidemia, vacinar a partir dos 2 anos de idade.
( )A vacina reconstituída deve ser mantida em temperatura de +2ºC a +8ºC, preferencialmente a +2ºC, Após a diluição, deverá ser utilizada em até seis horas.
Alternativas
Q2194739 Enfermagem
Em relação às doenças infecciosas e parasitárias, informe verdadeiro (V) ou falso (F). Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, cujo quadro clínico apresenta-se, geralmente, com febre alta, cefaleia, mal-estar geral, anorexia, bradicardia relativa (dissociação pulso-temperatura, conhecida como sinal de Faget), esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséola tífica), obstipação intestinal ou diarreia e tosse seca. Pode haver comprometimento do sistema nervoso central.
( ) Hepatite B é uma doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas, desde formas subclínicas, oligossintomáticas, até as fulminantes (entre 2 e 8% dos casos). Os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal, porém há elevação das transaminases. A frequência de quadros ictéricos aumenta com a idade, variando de 5 a 10% em menores de 6 anos, chegando de 70 a 80% nos adultos.
( ) Leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde formas assintomáticas e subclínicas, até quadros clínicos graves associados às manifestações fulminantes. Caracterizada pela instalação abrupta de febre, comumente acompanhada de cefaleia e mialgia, anorexia, náuseas e vômitos. Podem ocorrer diarreia, artralgia, hiperemia ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular e tosse.
( ) Doença Meningocócica é uma doença em que geralmente o quadro clínico é grave, a exemplo de septicemia (meningococcemia), caracterizada por mal estar súbito, febre alta, calafrios, prostração, acompanhada de manifestações hemorrágicas na pele (petéquias e equimoses), e, ainda, sob a forma de meningite, com ou sem meningococcemia, de início súbito, com febre, cefaleia intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca, além de outros sinais de irritação meníngea.
( ) Estrongiloidíase é uma doença parasitária intestinal, frequentemente sintomática. As formas sintomáticas apresentam inicialmente alterações cutâneas, secundárias à penetração das larvas na pele e caracterizadas por lesões urticariformes ou maculopapulares ou por lesão serpiginosa ou linear pruriginosa migratória (larva currens). A migração da larva pode causar manifestações pulmonares, como tosse seca, dispneia ou broncoespasmo e edema pulmonar (síndrome de Löefler).
Alternativas
Q2194726 Enfermagem
Assinale a opção que não está de acordo com as atribuições do enfermeiro no processo de recuperação e reabilitação em saúde no controle da hanseníase.
Alternativas
Q2194725 Enfermagem
Com base na produção de informações que permitam conhecer a magnitude e as tendências da epidemia de DST/AIDS no País, e para nortear as ações de prevenção e controle, são desenvolvidas estratégias pela vigilância epidemiológica, para a obtenção de informações por meio de notificação compulsória de algumas doenças (AIDS e sífilis congênita).
Sobre estas estratégias, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2194723 Enfermagem
No que concerne ao papel do enfermeiro na assistência à tuberculose, é correto afirmar que cabe a ele a função de
Alternativas
Q2194718 Enfermagem
É responsabilidade do profissional de enfermagem coletar e registrar os dados do paciente. Essas informações são necessárias para o planejamento e execução da assistência de enfermagem, sendo necessário tomar alguns cuidados.
Sobre o atendimento de enfermagem ao paciente com suspeita de dengue, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Identificar o segmento torácico: pesquisar sinais de conforto respiratório, de derrame pleural e pericárdico.
( ) Desprezar o segmento da pele: pesquisar pele fria ou quente, sinais de hidratação, exantema, petéquias, hematomas e outros.
( ) Identificar o segmento neurológico: pesquisar cefaleia, convulsão, sonolência, delírio, insônia, inquietação, irritabilidade e depressão.
( ) Realizar a prova do laço: é importante para a triagem do paciente suspeito de dengue, pois é a única manifestação hemorrágica de FHD representando a fragilidade capilar. 
Alternativas
Q2131516 Enfermagem
Assinale a alternativa que indica o fluido corporal mais determinante na transmissão do vírus da Hepatite B em profissionais da saúde. 
Alternativas
Q2131513 Enfermagem
Assinale a alternativa correta quanto aos sorotipos de dengue conhecidos.
Alternativas
Q2131507 Enfermagem
Relacione as colunas quanto aos agentes etiológicos das hepatites. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. 
1 – Hepatite A  2 – Hepatite B 3 – Hepatite C  4 – Hepatite D 5 – Hepatite E 
( ) Flaviviridae  ( ) Deltaviridae  ( ) Picornaviridae ( ) Hepeviridae ( ) Hepadnaviridae 
Alternativas
Q2131505 Enfermagem
Assinale a alternativa correta quanto ao meio de transmissão de cólera e seu período de incubação.
Alternativas
Q2131496 Enfermagem
Em relação à varicela, marque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Infecção viral primária febril, aguda, não contagiosa, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculopapular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui lentamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas secas infecciosas. ( ) Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral o quadro clínico é mais exuberante. ( ) A varicela é popularmente conhecida como cobreiro. ( ) O período prodrômico da varicela inicia-se com febre baixa, cefaleia, anorexia e vômito, podendo durar de horas até três dias. ( ) No período exantemático, as lesões comumente aparecem em surtos sucessivos de máculas que evoluem para pápulas, vesículas, pústulas e crostas . 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C
5: B
6: E
7: D
8: C
9: C
10: A
11: D
12: B
13: D
14: C
15: A
16: C
17: D
18: B
19: D
20: D