Questões Militares de Enfermagem - Doenças Ocupacionais
Foram encontradas 7 questões
. Profissionais de saúde têm sido vítimas constantes de violência no ambiente de trabalho. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) mostrou que 75% dos médicos e enfermeiros do estado já sofreram algum tipo de violência no ambiente de trabalho. Em primeiro lugar, foram relatados casos de violência verbal, seguidos de agressão psicológica e, por fim, física.
Fonte: https://veja.abril.com.br/saude/75-dos-medicos-e-enfermeiros-de-spsofrem-violencia-no-trabalho/
Diante da situação de violência vivenciada no cotidiano dos profissionais de enfermagem, apresenta-se a seguinte situação hipotética:
Um paciente foi socorrido por uma ambulância do SAMU com lesão por arma de fogo na região abdominal. Apresentava-se inconsciente, porém hemodinamicamente estável, levando a equipe a conseguir estabilizar a hemorragia. Quando todos estavam preparados para realizar o transporte dele, dois homens armados chegaram em uma moto e efetuaram disparos contra a vítima, que estava sendo atendida. Na ocasião, o enfermeiro que estava prestando socorro mais próximo da vítima também foi alvejado pelos projéteis, ocasionando traumatismo cranioencefálico.
Em relação ao cenário acima, assinale a alternativa correta.
DOENÇA OCUPACIONAL
( 1 ) Metahemoglobinemia
( 2 ) Angiossarcoma hepático
( 3 ) Câncer de estômago
( 4 ) Leucemia mieloblástica
PRINCIPAL FATOR DE RISCO OCUPACIONAL
( a ) Exposição ocupacional ao benzeno
( b ) Exposição ocupacional ao asbesto
( c ) Exposição ocupacional a tiouracil
( d ) Exposição ocupacional a aminas aromáticas
( e ) Exposição ocupacional ao cloreto de vinila