Questões Militares Sobre doenças renais em enfermagem

Foram encontradas 55 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262167 Enfermagem
C.E., 44 anos, sexo masculino, com diagnóstico de insuficiência renal crônica, está sendo submetido a hemodiálise ambulatorial há 3 meses. Uma vez que C.E. e portador de fístula arteriovenosa em membro superior esquerdo, o enfermeiro deve orientá-lo sobre os cuidados a serem observados em relação a essa forma de acesso, esclarecendo que
Alternativas
Q2199907 Enfermagem
As terapias de substituição renal são necessárias quando os rins não são mais capazes de remover os produtos da degradação, manterem eletrólitos e regular o balanço hídrico. Assim sendo, marque a alternativa que apresenta apenas exemplos destas terapias: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173718 Enfermagem
Considerando que a lesão renal aguda (LRA) refere-se a uma rápida perda da função renal, e que compreender suas fases e complicações são importantes para planejar um cuidado apropriado, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1875521 Enfermagem
Segundo Viana et al (2011), são complicações que podem ocorrer durante à hemodiálise em pacientes crônicos:  
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1774820 Enfermagem
Ao avaliar um paciente, com insuficiência renal crônica, o enfermeiro estabeleceu o seguinte diagnóstico de enfermagem: volume de líquidos excessivo relacionado com o débito urinário diminuído, com excessos na dieta e também com retenção de sódio e água.
Frente a esse diagnóstico, assinale a alternativa que correlaciona a prescrição de enfermagem com sua correta justificativa.
I. Avaliar o estado hídrico. II. Limitar o aporte de líquidos ao volume prescrito. III. Ajudar o cliente a lidar com os desconfortos resultantes da restrição de líquidos. IV. Fornecer ou incentivar a higiene oral frequente.
(a) Minimiza o ressecamento das mucosas. (b) Fornece valores de referência e uma base de dados continuada para monitorar as alterações e avaliar as intervenções. (c) Determina a restrição de líquido com base no peso, no débito urinário e na resposta do cliente à terapia. (d) A compreensão da patologia promove a adesão às restrições nutricionais.
Alternativas
Q1668550 Enfermagem

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma doença que deve ser identificada precocemente.


É correto afirmar que os fatores de risco para o desenvolvimento da DRC são

Alternativas
Q1667167 Enfermagem

As infecções do trato urinário estão entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica, particularmente em crianças, adultos jovens e mulheres sexualmente ativas, sendo apenas menos frequentes que as do trato respiratório. No meio hospitalar são as mais frequentes entre as infecções nosocomiais em todo 0 mundo. Do ponto de vista prático, por convenção, define-se como ITU tanto as infecções do trato urinário baixo (cistites) e como as do trato urinário alto (pielonefrites). Quanto à evolução dessas infecções considere as afirmativas. I - Episódio único ou isolado - ocorre uma única vez e resolve habitualmente pelo uso de antibioticoterapia. Um segundo episódio isolado, pode ocorrer sem relação temporal com 0 anterior. Entre 10 a 20% das mulheres irão apresentar no decorrer da vida pelo menos um episódio de infecção urinária.

II - Recidiva - é a ocorrência de um novo episódio de ITU, sem relação com o evento anterior, causado por outro microrganismo, exceto que pela origem e freqüência do agente etiológico que coloniza a região perineal, pode ser atribuída à mesma espécie bacteriana. Episódios repetidos não devem ser confundidos com infecção urinária crônica.

III - Reinfecção - em conseqüência à falha no tratamento o mesmo microrganismo isolado previamente persiste no trato urinário, causando infecção ou bacteriúria assintomática. A persistência do mesmo microrganismo por meses ou anos, leva a infecção urinária crônica.

IV - ITU crônica: representa a persistência do mesmo microrganismo por meses ou anos com recidivas após tratamento, no caso de pielonefrite crônica, há associação com comprometimento da pelve e parênquima renal.

V - ITU recorrente: Dois ou mais episódios no período de 6 meses ou três ou mais no período de um ano as definem na mulher. Nos homens, é definida quando ocorrem dois ou mais episódios de ITU em um período de até 3 anos, lembrando a freqüente associação com prostatite bacteriana crônica, nos pacientes sem fatores predisponentes.


Estão CORRETA(S)

Alternativas
Q1664588 Enfermagem
A retenção urinária é um problema caracterizado pela incapacidade da bexiga de se esvaziar completamente. A urina acumula-se no interior da bexiga, distendendo as paredes da mesma e causando sensação de peso, desconforto e sensibilidade dolorosa à palpação da região suprapúbica, além de irritabilidade e sudorese. A sonda vesical, quando utilizada em pacientes, deve ser retirada adotando-se o seguinte critério:
Alternativas
Q1612835 Enfermagem
Ao avaliar um paciente, com insuficiência renal crônica, o enfermeiro estabeleceu o seguinte diagnóstico de enfermagem: volume de líquidos excessivo relacionado com o débito urinário diminuído, com excessos na dieta e também com retenção de sódio e água.
Frente a esse diagnóstico, assinale a alternativa que correlaciona a prescrição de enfermagem com sua correta justificativa.
I. Avaliar o estado hídrico.
II. Limitar o aporte de líquidos ao volume prescrito.
III. Ajudar o cliente a lidar com os desconfortos resultantes da restrição de líquidos.
IV. Fornecer ou incentivar a higiene oral frequente.
(a) Minimiza o ressecamento das mucosas.
(b) Fornece valores de referência e uma base de dados continuada para monitorar as alterações e avaliar as intervenções.
(c) Determina a restrição de líquido com base no peso, no débito urinário e na resposta do cliente à terapia.
(d) A compreensão da patologia promove a adesão às restrições nutricionais.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2015 - HNMD - Enfermeiro |
Q1356068 Enfermagem
A bexiga neurogênica é uma disfunção que resulta de uma lesão do sistema nervoso e leva à incontinência urinária. Pode-se afirmar que
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2014 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345951 Enfermagem
A glomerulonefrite é uma inflamação dos capilares glomerulares. Uma das complicações da glomerulonefrite aguda é
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2018 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345678 Enfermagem
A respeito da diáiise peritoneal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q993862 Enfermagem
O posicionamento ideal para o paciente submetido a uma nefrectomia é o de
Alternativas
Q970844 Enfermagem
Segundo Brunner e Suddarth (2011), acerca do procedimento de díálise, é correto afirmar que:
Alternativas
Q970841 Enfermagem
Na avaliação do diabetes insípido (Dl), é correto afirmar que:
Alternativas
Q951722 Enfermagem
Os sinais e sintomas que envolvem o trato urinário podem decorrer de distúrbios dos rins, ureteres ou bexigas. A anúria caracteriza-se por:
Alternativas
Q894980 Enfermagem
A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infecções mais prevalentes no ambiente hospitalar e está ligada ao uso do cateter urinário. Sabendo disso, responda: qual das alternativas a seguir apresenta uma ação correta no procedimento de cateterismo urinário?
Alternativas
Q890398 Enfermagem
Torna-se necessário quando os rins não são mais capazes de remover produtos de degradação, manter os eletrólitos e regular o balanço hídrico. As terapias de substituição renal são mais conhecidas como:
Alternativas
Q890373 Enfermagem
A prevenção das infecções recorrentes do trato urinário incluem, EXCETO
Alternativas
Q867185 Enfermagem
A respeito das complicações do tratamento por diálise, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: B
6: C
7: D
8: A
9: B
10: A
11: A
12: C
13: A
14: E
15: D
16: A
17: B
18: A
19: A
20: C