Questões Militares de Enfermagem - Doenças Respiratórias
Foram encontradas 54 questões
Gravidade da Asma
(1) Intermitente (2) Persistente leve (3) Persistente moderada (4) Persistente grave
Frequência e intensidade dos sintomas
( ) Contínuos, as atividades limitadas. ( ) Menor que 1x/semana, atividades normais. ( ) Diários, as crises podem afetar as atividades. ( ) Maior que 1x/semana, mas não todo dia; as crises podem afetar atividades.
A sequência correta dessa classificação é:
( ) O fator ambiental mais importante no contexto dessa doença é o tabagismo e o fator genético mais bem documentado é a deficiência da alfa1- antitripsina.
( ) O diâmetro anteroposterior do tórax aumenta devido a hiperinsuflação pulmonar em pacientes nos quais a doença possui um componente enfisematoso primário.
( ) A síndrome metabólica e a depressão são manifestações sistêmicas relacionadas a essa doença.
( ) Os resultados da exacerbação da DPOC estão relacionados com o desenvolvimento de alcalose respiratória e necessidade de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( 1 ) Respiração de Cheyne Stokes ( 2 ) Ortopnéia ( 3 ) Dispnéia ( 4 ) Taquipnéia ( 5 ) Hipoxemia
( ) Sensação subjetiva de respiração difícil ou trabalhosa, falta de ar, falta de fôlego. ( ) Frequência respiratória anormalmente elevada. ( ) Baixo nível de oxigênio no sangue. ( ) Falta de ar quando se está deitado, aliviada na posição sentada ou em pé. ( ) Ciclo regular em que a frequência e a profundidade da respiração aumentam e então diminuem até ocorrer apneia (geralmente cerca de 20 s)
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
Analise os procedimentos da enfermeira em relação ao paciente que possui asma brônquica.
I. Identifica os medicamentos que o paciente está tomando. II. Administra líquidos se o paciente estiver desidratado. III. Realiza treinamento dos profissionais de saúde, estabelecimento de programas de orientações sobre asma brônquica. IV. Avalia o estado respiratório do paciente, monitorando a gravidade dos sintomas, os sons respiratórios, o pico de fluxo, a oximetria e os sinais vitais. V. Se o paciente precisar de intubação por causa de uma insuficiência respiratória aguda, a enfermeira inicia os procedimentos até a chegada do médico.
Está correto apenas o que se afirma em
O uso de dreno de tórax é comum para afecções como pneumotórax, hemotórax e derrame pleural.
É correto afirmar que a manutenção de um sistema hermético em um dreno de tórax é
O paciente JMD, 6 anos, chega ao serviço de atendimento de urgência trazido pela mãe com queixa de falta de ar a médios esforços, febre alta e sudorese. Após triagem e avaliação médica, foi solicitado raio – X, o que evidenciou uma consolidação em base de pulmão esquerdo. Foi diagnosticado um quadro de pneumonia.
Ao avaliar esse paciente, a(s) característica(s) que será(ão) percebida(s) pelo enfermeiro está(ão) descrita(s) corretamente em
O cuidado a indivíduos com doenças do sistema respiratório é comum no dia a dia de enfermeiros. A esse respeito, leia o poema de Manuel Bandeira intitulado “PNEUMOTÓRAX” que retrata um caso de doença pulmonar.
PNEUMOTÓRAX
Manuel Bandeira
Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
— Diga trinta e três.
— Trinta e três . . . trinta e três . . . trinta e três . . .
— Respire.
...................................................................................................
— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma em relação ao poema e às doenças do sistema respiratório.
( ) A hemoptise relatada no primeiro verso só pode ser percebida através de exames de imagem.
( ) O verso “Diga trinta e três” é um pedido do médico para auxiliar na identificação secreções pulmonares.
( ) O paciente retratado no poema teria, à ausculta, murmúrios vesiculares bem audíveis em base e ápice dos pulmões D e E.
( ) A dispneia, relatada no primeiro verso, indica o uso de musculatura acessória e a dificuldade de respiração do paciente.
A sequência correta é
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma afecção originada de uma inflamação repetida das vias respiratórias inferiores. É um quadro mais prevalente em idosos e pode levar a restrição de atividades de vida diária e consequente redução da qualidade de vida.
Em um paciente com DPOC, a orientação correta que o enfermeiro deve realizar para prevenir exacerbações dessa doença e piora do quadro clínico é o uso de
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da sentença abaixo.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um estado patológico caracterizado por _________________ do fluxo de ar que não é totalmente reversível. A DPOC pode incluir as doenças que causam obstrução do fluxo de ar, como por exemplo o (a)____________ e o (a)______________ . Na DPOC a progressiva limitação do fluxo de ar está associada a __________________________________________________ .
A pneumonia é uma infecção de vias respiratórias inferiores grave e atinge especialmente algumas faixas populacionais.
A esse respeito, é correto afirmar que uma das maneiras de prevenção é a vacinação de população-alvo vulnerável a infecções por Streptococcus pneumoniae, sendo que o enfermeiro deve realizar busca ativa e orientar a vacinação de pessoas com
O enfermeiro atendeu uma criança com crise asmática, determinando assim o Diagnóstico de Enfermagem de “Padrão respiratório ineficaz”.
Pelo diagnóstico apresentado, é correto afirmar que um possível fator relacionado para esse diagnóstico é