Questões Militares de Enfermagem - Doenças Respiratórias

Foram encontradas 54 questões

Q2199894 Enfermagem
Você recebeu o plantão e preparou o material necessário para atender os pacientes sob seus cuidados. Ao verificar os sinais vitais do Sr Pedro, observou uma redução na freqüência respiratória. Tal situação é denominada:
Alternativas
Q2194743 Enfermagem
Associe as colunas, relacionando a classificação de gravidade da asma com a sua respectiva frequência e intensidade dos sintomas.
Gravidade da Asma
(1) Intermitente (2) Persistente leve (3) Persistente moderada (4) Persistente grave

Frequência e intensidade dos sintomas
( ) Contínuos, as atividades limitadas. ( ) Menor que 1x/semana, atividades normais. ( ) Diários, as crises podem afetar as atividades. ( ) Maior que 1x/semana, mas não todo dia; as crises podem afetar atividades.
A sequência correta dessa classificação é: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173717 Enfermagem
Considerando a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e os cuidados de enfermagem para o paciente portador dessa patologia, classifique as assertivas abaixo em V (Verdadeiro) ou F (Falso)
( ) O fator ambiental mais importante no contexto dessa doença é o tabagismo e o fator genético mais bem documentado é a deficiência da alfa1- antitripsina.
( ) O diâmetro anteroposterior do tórax aumenta devido a hiperinsuflação pulmonar em pacientes nos quais a doença possui um componente enfisematoso primário.
( ) A síndrome metabólica e a depressão são manifestações sistêmicas relacionadas a essa doença.
( ) Os resultados da exacerbação da DPOC estão relacionados com o desenvolvimento de alcalose respiratória e necessidade de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173135 Enfermagem
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) engloba doenças que causam obstrução do fluxo de ar. Considerando a DPOC e os cuidados de enfermagem para o paciente portador dessa enfermidade, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173128 Enfermagem
A avaliação da função respiratória é essencial para o bem-estar do paciente que está com uma doença aguda ou grave. Observar a frequência, a profundidade da respiração e reconhecer sintomas de doença respiratória é um aspecto relevante dentro dos cuidados da enfermagem. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, enumere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira) e, ao final, responda o que se pede: 
( 1 ) Respiração de Cheyne Stokes ( 2 ) Ortopnéia ( 3 ) Dispnéia ( 4 ) Taquipnéia ( 5 ) Hipoxemia
( ) Sensação subjetiva de respiração difícil ou trabalhosa, falta de ar, falta de fôlego. ( ) Frequência respiratória anormalmente elevada. ( ) Baixo nível de oxigênio no sangue. ( ) Falta de ar quando se está deitado, aliviada na posição sentada ou em pé. ( ) Ciclo regular em que a frequência e a profundidade da respiração aumentam e então diminuem até ocorrer apneia (geralmente cerca de 20 s)
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173118 Enfermagem
Em relação ao conceito de HEMOPTISE, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822216 Enfermagem
Em uma unidade de pronto atendimento – UPA, ao realizar o acolhimento com classificação de risco de A.S., 68 anos, sexo feminino, com queixa de “falta de ar”, o enfermeiro constatou que a paciente apresentava dispneia, sem presença de cianose. Ao aferir os sinais vitais obteve: frequência cardíaca = 82 batimentos por minuto, frequência respiratória = 26 movimentos por minuto; pressão arterial = 112 x 76 mmHg. À ausculta pulmonar constatou a presença de sibilos generalizados. Considerando que o quadro apresentado é compatível com uma crise asmática, deve classificar e encaminhar A.S. com a cor
Alternativas
Q1820119 Enfermagem
A asma brônquica é uma doença crônica das vias aéreas que provoca hiper-reatividade das vias respiratórias, edema das mucosas e produção de muco. O monitoramento cuidadoso do paciente e a reavaliação objetiva da resposta ao tratamento são fundamentais.
Analise os procedimentos da enfermeira em relação ao paciente que possui asma brônquica.
I. Identifica os medicamentos que o paciente está tomando. II. Administra líquidos se o paciente estiver desidratado. III. Realiza treinamento dos profissionais de saúde, estabelecimento de programas de orientações sobre asma brônquica. IV. Avalia o estado respiratório do paciente, monitorando a gravidade dos sintomas, os sons respiratórios, o pico de fluxo, a oximetria e os sinais vitais. V. Se o paciente precisar de intubação por causa de uma insuficiência respiratória aguda, a enfermeira inicia os procedimentos até a chegada do médico.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2021 - EEAR - Enfermagem |
Q1773579 Enfermagem
“Utilizada durante o contato com pacientes suspeitos ou confirmados de Tuberculose, Sarampo, Varicela e Herpes zoster disseminada, até cessado o período de risco de transmissão de cada doença e em locais onde ocorram procedimentos indutores de tosse e geradores de aerossóis. Deve ser colocada antes da entrada no quarto do paciente, retirada após a saída e estar apropriadamente ajustada à face.” O texto refere-se à 
Alternativas
Q1668568 Enfermagem

O uso de dreno de tórax é comum para afecções como pneumotórax, hemotórax e derrame pleural.


É correto afirmar que a manutenção de um sistema hermético em um dreno de tórax é

Alternativas
Q1668551 Enfermagem

O paciente JMD, 6 anos, chega ao serviço de atendimento de urgência trazido pela mãe com queixa de falta de ar a médios esforços, febre alta e sudorese. Após triagem e avaliação médica, foi solicitado raio – X, o que evidenciou uma consolidação em base de pulmão esquerdo. Foi diagnosticado um quadro de pneumonia.


Ao avaliar esse paciente, a(s) característica(s) que será(ão) percebida(s) pelo enfermeiro está(ão) descrita(s) corretamente em

Alternativas
Q1668548 Enfermagem

O cuidado a indivíduos com doenças do sistema respiratório é comum no dia a dia de enfermeiros. A esse respeito, leia o poema de Manuel Bandeira intitulado “PNEUMOTÓRAX” que retrata um caso de doença pulmonar.


PNEUMOTÓRAX

Manuel Bandeira


Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.

A vida inteira que podia ter sido e que não foi.

Tosse, tosse, tosse.


Mandou chamar o médico:

— Diga trinta e três.

— Trinta e três . . . trinta e três . . . trinta e três . . .

— Respire.

...................................................................................................

— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.

— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?

— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.


Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma em relação ao poema e às doenças do sistema respiratório.

( ) A hemoptise relatada no primeiro verso só pode ser percebida através de exames de imagem.

( ) O verso “Diga trinta e três” é um pedido do médico para auxiliar na identificação secreções pulmonares.

( ) O paciente retratado no poema teria, à ausculta, murmúrios vesiculares bem audíveis em base e ápice dos pulmões D e E.

( ) A dispneia, relatada no primeiro verso, indica o uso de musculatura acessória e a dificuldade de respiração do paciente.


A sequência correta é

Alternativas
Q1668546 Enfermagem

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma afecção originada de uma inflamação repetida das vias respiratórias inferiores. É um quadro mais prevalente em idosos e pode levar a restrição de atividades de vida diária e consequente redução da qualidade de vida.


Em um paciente com DPOC, a orientação correta que o enfermeiro deve realizar para prevenir exacerbações dessa doença e piora do quadro clínico é o uso de

Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356096 Enfermagem
Na análise dos gases arteriais durante a acidose respiratória, é correto encontrarmos os seguintes achados:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2015 - HNMD - Enfermeiro |
Q1356066 Enfermagem

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas da sentença abaixo.


A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um estado patológico caracterizado por _________________ do fluxo de ar que não é totalmente reversível. A DPOC pode incluir as doenças que causam obstrução do fluxo de ar, como por exemplo o (a)____________ e o (a)______________ . Na DPOC a progressiva limitação do fluxo de ar está associada a __________________________________________________ . 

Alternativas
Ano: 2014 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2014 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345993 Enfermagem
0 Cor pulmonale é uma doença cardíaca pulmonar resultante da hipertensão pulmonar. 0 cor pulmonale é considerado uma condição onde ocorre
Alternativas
Ano: 2014 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2014 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345981 Enfermagem
Expectoração de sangue proveniente do trato respiratório é
Alternativas
Ano: 2016 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2016 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345914 Enfermagem
A embolia pulmonar refere-se à obstrução da artéria pulmonar ou de um de seus ramos por um trombo. É correto afirmar que
Alternativas
Q993882 Enfermagem

A pneumonia é uma infecção de vias respiratórias inferiores grave e atinge especialmente algumas faixas populacionais.


A esse respeito, é correto afirmar que uma das maneiras de prevenção é a vacinação de população-alvo vulnerável a infecções por Streptococcus pneumoniae, sendo que o enfermeiro deve realizar busca ativa e orientar a vacinação de pessoas com

Alternativas
Q993869 Enfermagem

O enfermeiro atendeu uma criança com crise asmática, determinando assim o Diagnóstico de Enfermagem de “Padrão respiratório ineficaz”.


Pelo diagnóstico apresentado, é correto afirmar que um possível fator relacionado para esse diagnóstico é

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: B
6: B
7: D
8: A
9: D
10: D
11: A
12: A
13: A
14: A
15: E
16: D
17: B
18: C
19: A
20: C