Questões Militares de Enfermagem - Enfermagem em Oncologia

Foram encontradas 53 questões

Q2470698 Enfermagem
As leucemias são neoplasias hematológicas comumente classificadas de acordo com a linhagem de células-tronco envolvida e, também, conforme o tempo decorrido até a evolução de sintomas e a fase de desenvolvimento celular que é interrompida. No que diz respeito a esse tema, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a única alternativa que contém a sequência de respostas, CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
(1) Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
(2) Leucemia Mieloide Crônica (LMC)
(3) Leucemia Linfocítica Aguda (LLA)
(4) Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)
(  ) Resulta da proliferação descontrolada de células imaturas derivadas da célula-tronco linfoide e pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em crianças. 
(  ) A medula expande-se dentro das cavidades de ossos longos, e as células também são formadas no fígado e no baço, resultando no aumento do tamanho desses órgãos.
(   ) É a forma mais comum de leucemia, bem como a causa mais comum de morte de todas as leucemias. As alterações das células sanguíneas incluem neutropenia, anemia e trombocitopenia.
( ) Muitos pacientes são assintomáticos e são diagnosticados incidentalmente durante exames físicos de rotina ou durante o tratamento para outra doença. Sempre se observa linfocitose e a linfadenopatia é comum. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262155 Enfermagem
Na unidade de oncologia, ao monitorar P.C., 62 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão (pequenas células), recebendo quimioterápico à base de vincristina, por via endovenosa, o enfermeiro observou sinais de extravasamento da droga. Entre outras ações, interrompeu imediatamente a infusão e

I. mantendo a agulha no local, conectou uma seringa ao dispositivo e aspirou a medicação residual existente e o volume possível do extravasado para os tecidos, retirando a agulha a seguir;
II. manteve o membro abaixo do nível do coração, após a retirada da agulha;
III. aplicou compressa gelada, por 20 minutos, na área de extravasamento;
IV. fotografou a área para documentação e acompanhamento, e
V. prescreveu a aplicação de compressas quentes, por 15 a 20 minutos, 4 vezes ao dia.

Frente a essa situação, Bonassa e cols (2012) recomendam a realização dos cuidados apresentados apenas em:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262154 Enfermagem
Em consulta de enfermagem, M.M., 25 anos, mostrou interesse em realizar o exame para prevenção do câncer de colo do útero porque sua mãe havia falecido há 6 meses em decorrência desse tipo de câncer, diagnosticado tardiamente. Relatou ser HIV positivo, fazer uso de terapia antirretroviral e que não iniciara vida sexual. Ao analisar os dados constantes do prontuário, o enfermeiro constatou que M.M. era portadora de HIV adquirido por transmissão vertical e, até o momento, não havia apresentado infecções oportunistas e neoplasias. Observou ainda, que a última contagem de CD4+, realizada há 90 dias, era de 1 020 cels/mm3 . Frente a essa situação, o enfermeiro deve, entre outras ações,
Alternativas
Q2090020 Enfermagem
No Brasil, o rastreamento do câncer do colo do útero é realizado pelo exame citopatológico (exame de Papanicolau). Para mulheres na faixa etária em que se recomenda tal exame, deve ser realizado a cada três anos quando obtiver resultado negativo para:
Alternativas
Q2090019 Enfermagem
Estadiar um câncer significa avaliar seu grau de disseminação refletindo a taxa de crescimento, a extensão da doença, o tipo de tumor e sua relação com o hospedeiro. O sistema de estadiamento mais utilizado é o preconizado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), denominado Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos. Tal sistema baseia-se somente na: 
Alternativas
Q2090014 Enfermagem

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

(Boletim do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas. Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, 2021. Fragmento.)


Não há uma causa específica para esta doença; porém, uma associação de fatores genéticos, hormonais, estilo de vida e, possivelmente, ambientais pode aumentar o risco de seu desenvolvimento. São considerados fatores de risco para o câncer de mama, EXCETO:

Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822210 Enfermagem
Ao receber o plantão, o enfermeiro foi informado de que M.O, sexo masculino, 62 anos, com diagnóstico de câncer de pâncreas, em estado terminal, estava recebendo analgesia e sedação por veia periférica e apresentava anorexia, anúria e períodos de sonolência alternados com agitação. Ao realizar visita ao paciente para atualizar o plano de cuidados de enfermagem, o enfermeiro constatou que M.O. estava sonolento e apresentava congestão respiratória. Frente à situação encontrada, enfermeiro deve
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2015 - HNMD - Enfermeiro |
Q1356050 Enfermagem
Um dos quimioterápicos antineoplásicos utilizados no tratamento de linfomas e leucemia, é a ciclofosfamida (CTX). A administração da MESNA é utilizada para prevenir qual efeito colateral relacionado a esta medicação?
Alternativas
Ano: 2016 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2016 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345930 Enfermagem
Os pacientes oncológicos podem apresentar quadros clínicos que são classificados como emergências oncológicas. Assinale a opção que NÃO é considerada uma emergência oncológica.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2018 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345712 Enfermagem
A leucemia é a forma mais comum de câncer infantil. Marque V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a seguir a alternativa correta.
( ) Duas formas são geralmente reconhecidas nas crianças: leucemia linfoide aguda e leucemia não linfoide aguda (mieloide). ( ) A leucemia é uma proliferação irrestrita de glóbulos brancos maduros nos tecidos formadores de sangue do corpo. ( ) As meninas parecem ter prognóstico mais favorável que os meninos. ( ) O processo leucêmico e a maioria dos agentes quimioterápicos causam mielossupressão. ( ) A criança deve ser precocemente imunizada com vacinas virais vivas (sarampo, rubéola e caxumba) independente de sua resposta imunológica.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2018 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345672 Enfermagem
Quais são os efeitos colaterais do sistema gastrointestinal mais comuns da quimioterapia que duram de 24 a 48 horas e que podem persistir até 1 semana após a administração?
Alternativas
Q993884 Enfermagem

O câncer gástrico é um mal incidente na população mundial, em especial a asiática. Um dos tratamentos indicados é a realização da gastrectomia e a retirada da parte do órgão com o tumor. Uma das complicações possíveis, após a cirurgia, é a ocorrência da síndrome de dumping.


Para evitar essa síndrome, é correto afirmar que o paciente deve

Alternativas
Q890378 Enfermagem
Inflamação dos tecidos orais, frequentemente associada a alguns agentes quimioterápicos e radioterápico na região da cabeça e pescoço. O texto refere-se a
Alternativas
Q890376 Enfermagem
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que tem em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. De acordo com o estadiamento do câncer em seus quatro estágios, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q867159 Enfermagem

Paciente hospitalizado na unidade de oncologia para tratamento quimioterápico por Leucemia Mieloide Aguda (LMA) evolui com neutropenía. Sobre os cuidados de enfermagem neste caso, analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Restringir visitantes gripados, resfriados ou com alguma infecção.

( ) Minimizar procedimentos invasivos.

( ) Comunicar ao médico acerca de quaisquer mudanças nos sinais vitais, particularmente aumento da temperatura - febre.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2017 - PM-MG - 2º Tenente - Enfermagem |
Q835790 Enfermagem
NÃO constitui uma intervenção de enfermagem no cuidado de um paciente com leucemia aguda com o diagnóstico de “Risco de infecção relacionado com granulocitopenia secundário ao tratamento com quimioterapia”:
Alternativas
Q830490 Enfermagem
A terapia que consiste na administração intravenosa de um isótopo radioativo terapêutico direcionado a um tumor específico, como por exemplo, o uso do iodo radioativo para o tratamento primário do câncer de tireoide, é denominada braquiterapia
Alternativas
Q830474 Enfermagem
Segundo Brunner & Suddarth (2011), a toxicidade da radioterapia localiza-se na região que está sendo irradiada. Dentre as alterações na mucosa oral secundária à radioterapia, pode-se citar:
Alternativas
Q821962 Enfermagem

A leucemia é um dos tipos de neoplasias mais frequentes no Brasil (DATASUS, 2016).

Sobre a Leucemia Linfocitica Crônica (LLC), é correto afirmar que

Alternativas
Q718630 Enfermagem

Paciente de 35 anos, em tratamento para lesão tumoral do SNC com dexametasona. Desenvolve febre, infiltrado pulmonar, choque, insuficiência respiratória, insuficiência renal e a lesão de pele abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

O provável diagnóstico é

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: E
6: A
7: E
8: A
9: D
10: A
11: E
12: C
13: A
14: D
15: A
16: D
17: A
18: E
19: A
20: B