Questões Militares de Enfermagem - Enfermagem em Oncologia
Foram encontradas 53 questões
(1) Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
(2) Leucemia Mieloide Crônica (LMC)
(3) Leucemia Linfocítica Aguda (LLA)
(4) Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)
( ) Resulta da proliferação descontrolada de células imaturas derivadas da célula-tronco linfoide e pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em crianças.
( ) A medula expande-se dentro das cavidades de ossos longos, e as células também são formadas no fígado e no baço, resultando no aumento do tamanho desses órgãos.
( ) É a forma mais comum de leucemia, bem como a causa mais comum de morte de todas as leucemias. As alterações das células sanguíneas incluem neutropenia, anemia e trombocitopenia.
( ) Muitos pacientes são assintomáticos e são diagnosticados incidentalmente durante exames físicos de rotina ou durante o tratamento para outra doença. Sempre se observa linfocitose e a linfadenopatia é comum.
I. mantendo a agulha no local, conectou uma seringa ao dispositivo e aspirou a medicação residual existente e o volume possível do extravasado para os tecidos, retirando a agulha a seguir;
II. manteve o membro abaixo do nível do coração, após a retirada da agulha;
III. aplicou compressa gelada, por 20 minutos, na área de extravasamento;
IV. fotografou a área para documentação e acompanhamento, e
V. prescreveu a aplicação de compressas quentes, por 15 a 20 minutos, 4 vezes ao dia.
Frente a essa situação, Bonassa e cols (2012) recomendam a realização dos cuidados apresentados apenas em:
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
(Boletim do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas. Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, 2021. Fragmento.)
Não há uma causa específica para esta doença; porém, uma associação de fatores genéticos, hormonais, estilo de vida e, possivelmente, ambientais pode aumentar o risco de seu desenvolvimento. São considerados fatores de risco para o câncer de mama, EXCETO:
( ) Duas formas são geralmente reconhecidas nas crianças: leucemia linfoide aguda e leucemia não linfoide aguda (mieloide). ( ) A leucemia é uma proliferação irrestrita de glóbulos brancos maduros nos tecidos formadores de sangue do corpo. ( ) As meninas parecem ter prognóstico mais favorável que os meninos. ( ) O processo leucêmico e a maioria dos agentes quimioterápicos causam mielossupressão. ( ) A criança deve ser precocemente imunizada com vacinas virais vivas (sarampo, rubéola e caxumba) independente de sua resposta imunológica.
O câncer gástrico é um mal incidente na população mundial, em especial a asiática. Um dos tratamentos indicados é a realização da gastrectomia e a retirada da parte do órgão com o tumor. Uma das complicações possíveis, após a cirurgia, é a ocorrência da síndrome de dumping.
Para evitar essa síndrome, é correto afirmar que o paciente deve
Paciente hospitalizado na unidade de oncologia para tratamento quimioterápico por Leucemia Mieloide Aguda (LMA) evolui com neutropenía. Sobre os cuidados de enfermagem neste caso, analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Restringir visitantes gripados, resfriados ou com alguma infecção.
( ) Minimizar procedimentos invasivos.
( ) Comunicar ao médico acerca de quaisquer mudanças nos sinais vitais,
particularmente aumento da temperatura - febre.
A leucemia é um dos tipos de neoplasias mais frequentes no Brasil (DATASUS, 2016).
Sobre a Leucemia Linfocitica Crônica (LLC), é correto afirmar que
Paciente de 35 anos, em tratamento para lesão tumoral do SNC com dexametasona. Desenvolve febre, infiltrado pulmonar, choque, insuficiência respiratória, insuficiência renal e a lesão de pele abaixo:
O provável diagnóstico é