Questões Militares de Enfermagem - Fisiologia do Sistema Músculo Esquelético.
Foram encontradas 11 questões
Informações sensoriais oriundas do sistema locomotor avisam o Sistema Nervoso Central (SNC) sobre a posição corporal e sua posição em relação ao espaço. Sensores presentes no músculo e nas articulações – os proprioceptores, detectam estímulos de diferentes naturezas, possibilitando a correta execução de movimentos e a manutenção do tônus muscular. Sobre os proprioceptores, analise as afirmativas a seguir.
I. O Fuso Muscular (FM) está localizado entre as fibras musculares e informa sobre o estiramento (comprimento) do músculo.
II. O Órgão Tendinoso de Golgi (OTG), que está localizado na junção do músculo com o tendão, informa sobre a tensão durante a contração muscular ou quando o tendão é estirado.
III. Mecanoceptores são encontrados nas articulações e estão relacionados com a detecção da posição (ângulo) da articulação.
IV. O FM contém fibras musculares esqueléticas modificadas dentro de sua cápsula fibrosa (intrafusais) e entre as fibras musculares regulares (extrafusais) que formam a massa muscular.
Está correto o que se afirma em
O metabolismo celular envolve vias metabólicas que visam, predominantemente, a produção de trifosfato de adenosina (ATP) que serve como fonte energética na fibra muscular. Os estoques intracelulares de ATP são limitados, por este motivo, diferentes vias metabólicas precisam ser acionadas durante a atividade física, que demanda um maior consumo de energia. Sobre as vias metabólicas, analise as afirmativas a seguir.
I. A via ATP-fosfocreatina (ATP-CF) é a mais simples e rápida da fibra muscular.
II. A via oxidativa é a via geradora de ATP mais complexa, duradoura e eficiente, sendo capaz de utilizar diferentes substratos energéticos como: glicose, ácidos graxos e aminoácidos.
III. A via oxidativa necessita de oxigênio (aeróbio) enquanto a via glicolítica pode ocorrer tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. Por outro lado, a via ATP-fosfocreatina é anaeróbia.
IV. A via glicolítica e oxidativa são altamente energéticas, enquanto a via ATP-fosfocreatina (ATP-CF) possui uma baixa eficiência energética.
Está correto o que se afirma em