Questões Militares de Enfermagem - Hepatites

Foram encontradas 22 questões

Q2194739 Enfermagem
Em relação às doenças infecciosas e parasitárias, informe verdadeiro (V) ou falso (F). Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, cujo quadro clínico apresenta-se, geralmente, com febre alta, cefaleia, mal-estar geral, anorexia, bradicardia relativa (dissociação pulso-temperatura, conhecida como sinal de Faget), esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséola tífica), obstipação intestinal ou diarreia e tosse seca. Pode haver comprometimento do sistema nervoso central.
( ) Hepatite B é uma doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas, desde formas subclínicas, oligossintomáticas, até as fulminantes (entre 2 e 8% dos casos). Os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal, porém há elevação das transaminases. A frequência de quadros ictéricos aumenta com a idade, variando de 5 a 10% em menores de 6 anos, chegando de 70 a 80% nos adultos.
( ) Leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde formas assintomáticas e subclínicas, até quadros clínicos graves associados às manifestações fulminantes. Caracterizada pela instalação abrupta de febre, comumente acompanhada de cefaleia e mialgia, anorexia, náuseas e vômitos. Podem ocorrer diarreia, artralgia, hiperemia ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular e tosse.
( ) Doença Meningocócica é uma doença em que geralmente o quadro clínico é grave, a exemplo de septicemia (meningococcemia), caracterizada por mal estar súbito, febre alta, calafrios, prostração, acompanhada de manifestações hemorrágicas na pele (petéquias e equimoses), e, ainda, sob a forma de meningite, com ou sem meningococcemia, de início súbito, com febre, cefaleia intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca, além de outros sinais de irritação meníngea.
( ) Estrongiloidíase é uma doença parasitária intestinal, frequentemente sintomática. As formas sintomáticas apresentam inicialmente alterações cutâneas, secundárias à penetração das larvas na pele e caracterizadas por lesões urticariformes ou maculopapulares ou por lesão serpiginosa ou linear pruriginosa migratória (larva currens). A migração da larva pode causar manifestações pulmonares, como tosse seca, dispneia ou broncoespasmo e edema pulmonar (síndrome de Löefler).
Alternativas
Q2131516 Enfermagem
Assinale a alternativa que indica o fluido corporal mais determinante na transmissão do vírus da Hepatite B em profissionais da saúde. 
Alternativas
Q2131507 Enfermagem
Relacione as colunas quanto aos agentes etiológicos das hepatites. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. 
1 – Hepatite A  2 – Hepatite B 3 – Hepatite C  4 – Hepatite D 5 – Hepatite E 
( ) Flaviviridae  ( ) Deltaviridae  ( ) Picornaviridae ( ) Hepeviridae ( ) Hepadnaviridae 
Alternativas
Q2089978 Enfermagem
Muitas doenças infecciosas estão associadas às variações sazonais, ou seja, à variação da incidência de uma doença que ocorre em sintonia com as estações do ano. São exemplos dessas doenças:
Alternativas
Q1898446 Enfermagem
Manifestação que tem associação constante com o vírus da hepatite C: 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356091 Enfermagem
A principal via de transmisão da hepatite B é a sexual, seguida da vertical.Quais os marcadores devem ser solicitados na suspeita de infecção pelo vírus da hepatite B?
Alternativas
Q970801 Enfermagem

O anticorpo detectado durante a fase aguda da hepatite B que pode indicar continuação do vírus da hepatite B (HBV) no fígado denomina-se

Alternativas
Q814571 Enfermagem
Hepatite é qualquer processo inflamatório que resulta em necrose de hepatócitos. A necrose é provocada por uma grande variedade de agentes infecciosos e de substâncias tóxicas que podem lesar o fígado, resultando numa constelação de manifestações clínicas, bioquímicas, imunológicas e morfológicas. De acordo com os comportamentos virais da hepatite, correlacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta. 1 – Virus A 2 – Virus E 3 – Virus Delta 4 – Virus C ( ) É o principal agente causal da hepatite pós-transfusional. ( ) É prevalente em regiões subdesenvolvidas, com condições precárias de higiene; comum em crianças e jovens, muitas vezes é inoperante. ( ) É uma forma de hepatite não A, não B. É um vírus não envelopado, com características biofísicas semelhantes ao calcivírus. Adquire-se também por ingestão de água contaminada, banho de rios ou praias. ( ) É um vírus incompleto com genoma RNA, um patógeno do vírus B. A partícula utiliza como envoltório uma substância com constituição antígena.
Alternativas
Q686626 Enfermagem
Hepatites virais são doenças infecciosas causadas por vírus, tendo como órgão alvo o fígado. Assinale a opção que apresenta a forma de transmissão do vírus da Hepatite A.
Alternativas
Q682898 Enfermagem

Com relação aos tipos de doenças e seu período de incubação, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

(1) Cólera

(2) Hepatite E

(3) Hepatite A

(4) Leptospirose


( ) A incubação é de 15 a 64 dias.

( ) A incubação varia de 15 a 45 dias.

( ) A incubação em média é de 10 dias.

( ) A incubação pode ocorrer das primeiras horas após a contaminação até 5 dias.

Alternativas
Q664627 Enfermagem

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir.

Quanto às vias de transmissão das hepatites virais, é correto afirmar que a principal via de transmissão das hepatities ____e ____ é a via oral-fecal.

Alternativas
Q664268 Enfermagem
A hepatite é uma inflamação aguda do fígado, marcada pela destruição da célula hepática. Assinale o tipo que é transmitido quase exclusivamente por via fecal-oral.
Alternativas
Q654804 Enfermagem
Quanto às vias de transmissão das hepatites virais, assinale a alternativa que apresenta a transmissão por via parenteral:
Alternativas
Q654803 Enfermagem
O Programa de Prevenção e Controle de Doenças Imunopreveníveis tem como objetivo prevenir e manter sob controle as doenças passíveis de imunização. Não é uma doença imunoprevenível:
Alternativas
Q646687 Enfermagem
Na Hepatite B, qual o primeiro marcador que aparece no curso da infecção pelo HBV, e que na hepatite aguda, ele declina a níveis indetectáveis rapidamente.
Alternativas
Q646499 Enfermagem
A hepatite A, tem maior prevalência em áreas com más condições sanitárias e higiênicas. Ela é considerada uma doença:
Alternativas
Q646420 Enfermagem
Nas Hepatites Agudas, é o único anticorpo que confere imunidade ao vírus da Hepatite B (HBV), além de estar presente isoladamente em pessoas vacinadas para a Hepatite B:
Alternativas
Q507165 Enfermagem
Sobre hepatite B, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q507142 Enfermagem
Dentre os vários tipos de hepatite, assinale a alternativa que contenha apenas tipos de hepatite transmitidas por via parenteral.
Alternativas
Q418600 Enfermagem
Sao possíveis vias de transmissão das hepatites virais B e C exceto:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: A
6: E
7: B
8: B
9: C
10: C
11: C
12: A
13: B
14: C
15: A
16: A
17: E
18: D
19: C
20: C