Questões Militares Sobre imunização em enfermagem

Foram encontradas 184 questões

Q3275617 Enfermagem
Em 2024, o Ministério da Saúde começou a disponibilizar a vacina contra a dengue na rede pública de saúde. Acerca dessa vacina, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3275613 Enfermagem
Com base nas recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI) acerca da organização das caixas térmicas para armazenamento e transporte de vacinas, analise as afirmativas a seguir.

I. Depois de organizar as bobinas de gelo, as caixas térmicas devem ser mantidas fechadas e deve-se aguardar cerca de duas horas para que a temperatura se estabilize, antes de colocar as vacinas em seu interior.
II. O termômetro de máxima/mínima ou o registrador de dados na caixa de vacina devem ser colocados, idealmente, no centro da caixa.
III. As bobinas de gelo do fundo e da lateral da caixa térmica devem ser substituídas sempre que a temperatura atingir 8 0C.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2543347 Enfermagem
De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde (2014), classifique as afirmativas abaixo em “V” (verdadeira) ou “F” (falsa) e, ao final, responda o que se pede:

( ) Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2°C e +10°C, sendo ideal +7°C.
( ) A vacina BCG é administrada por via intradérmica, com o volume de cada dose correspondente rigorosamente a 0,1ml.
( ) O volume a ser administrado da vacina hepatite B (recombinante) monovalente é de 0,5 ml até os 19 anos de idade e 1 ml a partir dos 20 anos, por via intramuscular.
( ) A vacina Poliomielite 1, 2 e 3 Inativada (VIP) é administrada exclusivamente por via subcutânea, integrando o esquema sequencial com a vacina Poliomielite 1, 2 e 3 Atenuada (VOP).

Marque a opção que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Q2470688 Enfermagem
Considerando o Calendário de Vacinação do adulto (20-59 anos) recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm- 2023-2024), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2262178 Enfermagem
Um jovem de 22 anos programa uma viagem para a região Amazônica e não se lembra se tomou a vacina contra a febre amarela. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262162 Enfermagem
Ao participar das ações para recuperar os índices de vacinação e a proteção dos povos originários contra as principais doenças que podem ser prevenidas por vacinação, o enfermeiro constatou que um adolescente da etnia pataxó, sexo masculino, 11 anos de idade, nunca havia recebido vacinas. Frente a essa situação, de acordo com o calendário nacional de vacinação dos povos indígenas (2023), deve orientar a aplicação da primeira dose das vacinas
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262161 Enfermagem
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o tipo de vacina (V), os efeitos adversos que podem ser observados após sua aplicação (EfA) e a conduta (C) a ser adotada pelo enfermeiro frente ao relato/confirmação de sua ocorrência.
Alternativas
Q2194744 Enfermagem
Analise as assertivas abaixo, quanto aos principais eventos adversos pós-vacinação.

I. Reação tipo I são reações anafiláticas mediadas por Ige, são incomuns em pessoas com alergias. Podem ocorrer após qualquer vacina ou soro, principalmente os que são de origem humana.
II. Reações de tipo II são ligadas à formação de anticorpos que se fixam a células do organismo, levando à sua destruição por ação do complemento e por linfócitos que se fixam aos anticorpos, provocando destruição celular.
III. Reações de tipo III são provocadas pela formação de complexos imunes, que ocasionam vasculite e necrose tecidual no sítio da aplicação, como pode ocorrer após número exagerado de doses de vacinas difteria e tétano (fenômeno de arthus), ou manifestações generalizadas, como na doença do soro.
IV.Reações de tipo IV são chamadas de hipersensibilidade tardia, que envolvem a imunidade celular, com linfócitos T citotóxicos direcionados contra alvos do próprio corpo, a exemplo do que ocorre na síndrome de Guillain-Barré́ e na encefalomielite pós-infecciosa aguda. As manifestações também podem ser localizadas em indivíduos que apresentam reações cutâneas à neomicina e ao timerosal, usados como conservantes em várias vacinas.
Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2194742 Enfermagem
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
É necessário tomar os seguintes cuidados no que se refere ao uso de imunobiológicos:

( ) História de hipersensibilidade a qualquer componente dos imunobiológicos.
( ) Ocorrência de hipersensibilidade (reação anafilática) confirmada após o recebimento de dose anterior.
( ) Ocorrência de febre acima de 38,5ºC, após a administração de uma vacina, constitui contraindicação à dose subsequente.
( ) Prematuridade ou baixo peso ao nascer: as vacinas não devem ser administradas na idade cronológica recomendada, que deve ser administrada nas crianças com peso ≥ 2 kg.
Alternativas
Q2194736 Enfermagem
Os procedimentos para administração de soros e imunoglobulinas fazem parte das atribuições do enfermeiro.
Sobre os procedimentos necessários após a administração do soro, marque a opção correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173738 Enfermagem
A vacinação apresenta papel fundamental na prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como na redução da morbimortalidade por certos agravos.
No que diz respeito ao calendário de vacinação da criança, do Ministério da Saúde, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173119 Enfermagem
As vacinas permitem a prevenção, o controle, a eliminação e a erradicação das doenças imunopreveníveis, assim como a redução da morbimortalidade por certos agravos. Com relação ao Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde (2014), marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2090025 Enfermagem
As falsas contraindicações das vacinas incluem: ocorrência de evento adverso em dose anterior de uma vacina como reações locais, história de alergia não específica, individual ou familiar, quando o usuário é contato domiciliar de gestante, uma vez que os vacinados não transmitem os vírus vacinais do sarampo, caxumba ou rubéola e, dentre outras, a prematuridade ou o baixo peso ao nascer. A vacina que deve ser adiada em recém-nascidos com menos de 2 kg, até que atinjam este peso, corresponde à:
Alternativas
Q2089999 Enfermagem
As vacinas contra influenza acontecem em campanhas anuais. Com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), as campanhas são modificadas anualmente de modo a incluir as cepas mais prevalentes. Nesse caso, a via e a dose recomendadas em uma situação normal são:
Alternativas
Q2089993 Enfermagem
As imunizações reduzem o risco de infecção e protegem, não apenas a saúde dos profissionais da área da saúde, mas também dos pacientes e familiares. Recomenda-se a avaliação e a comprovação sorológica de imunidade para hepatite B, sendo o esquema vacinal três doses da vacina em intervalos de zero, um e seis meses. Para a confirmação desta resposta vacinal deverá ser realizado:
Alternativas
Q2045287 Enfermagem
Com a regulamentação do Programa Nacional de Imunização (PNI), pela Lei Federal nº 6.259/1975, em 1977, o Brasil criou a caderneta de vacinação com o primeiro calendário vacinal nacional. A respeito da vacinação de crianças e adolescentes no Brasil, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. 
I. A primeira campanha de vacinação contra poliomielite foi realizada em 1961 e, em 1989, o Brasil registrou o último caso da doença, erradicando o poliovírus selvagem. O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. II. A vacina tríplice bacteriana que protege contra difteria, tétano e coqueluche é administrada aos 02, 04 e 06 meses como pentavalente e, aos 12 meses de idade, como 1º reforço. III. A vacina contra HPV tem como populaçãoalvo principal para a vacinação as meninas de 11 a 14 anos antes de se tornarem sexualmente ativas e meninos de 9 a 14 anos. IV. O tétano neonatal é uma das doenças que foram controladas por meio da vacinação. Isso se deve ao fato de a imunização do bebê contra o tétano ser realizada logo após o nascimento, ainda no primeiro mês de vida. V. O calendário vacinal varia de acordo com a região e também fase de vida do indivíduo. O calendário vacinal do adolescente diferenciase do infantil, principalmente, pelo acréscimo da vacina contra HPV e meningocócica ACWY.
Alternativas
Q2045274 Enfermagem
Uma mãe levou o adolescente de 14 anos para vacinação na UBS. Ao abrir o cartão de vacina, o profissional notou que faltavam as seguintes vacinas: hepatite B, meningocócica C e febre amarela. Nesse caso, qual é a melhor abordagem que o profissional deve adotar, a fim de resolver o problema?
Alternativas
Q2045258 Enfermagem
É considerada uma medida de prevenção primária
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983517 Enfermagem
Considere os diferentes aspectos relacionados à administração das vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização – PNI e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1871171 Enfermagem
De acordo com o Programa Nacional de Imunização, a vacina da febre amarela é recomendada para todo o Brasil. Considerando a população não indígena, analise as afirmativas a seguir sobre essa vacina.

I. no caso de crianças, o esquema básico é feito a partir dos 4 anos de idade, mas em caso de viagem para região endêmica, recomenda-se a partir de dois meses de vida;
II. a vacina é feita com vírus vivo atenuado, administrada em dose única em esquema básico, por via subcutânea na região do deltoide;
III. o serviço de saúde deve avaliar a pertinência desta vacina para pessoas com 60 anos ou mais, de acordo com o cenário epidemiológico da doença.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: C
5: E
6: A
7: C
8: D
9: D
10: A
11: D
12: A
13: A
14: C
15: C
16: E
17: D
18: B
19: D
20: B