Questões Militares
Sobre infecção hospitalar em enfermagem
Foram encontradas 51 questões
I. A limpeza e a desinfecção da superfície e do painel das bombas de infusão devem ser realizadas a cada 24 horas e na troca de paciente.
II. O diafragma (borracha) do frasco-ampola e a ampola de vidro devem ser desinfetados com álcool 70% antes de inserir uma agulha ou de quebrar a ampola.
III. Deve-se trocar o equipo e dispositivo complementar de infusões lipídicas a cada 48 horas.
Está correto o que se afirma em
Acerca do sistema de coorte, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Consiste na alocação de pacientes portadores do mesmo microrganismo em um quarto, ala ou unidade exclusivas.
( ) Todos os pacientes devem ser mantidos em precaução de contato.
( ) Os profissionais de enfermagem devem ser alocados para atendimento exclusivo destes pacientes.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) A precaução padrão deve ser seguida para todos os pacientes, independentemente da suspeita ou não de infecções.
( ) A precaução por contato é indicada para prevenir a transmissão de patógenos que se disseminam pelo ar, sendo obrigatória a utilização de máscara N95 ou equivalente.
( ) A precaução por gotículas inclui o uso de máscaras cirúrgicas pelo profissional e quarto privativo para o paciente. As afirmativas são, respectivamente,
I. A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), em especial, é uma infecção adquirida por pacientes submetidos à suporte ventilatório.
II. É importante reduzir as taxas de uso da ventilação mecânica, pois ela auxiliará no aumento das taxas globais da PAV nas instituições, reduzindo os dias de internação e os custos relacionados à assistência ao paciente.
III. A faixa etária mais elevada pode ser considerada um fator de risco significativo para IRAS e se torna ainda mais importante quando associada com outros fatores, como procedimentos invasivos, clínica, uso de antibioticoterapia, prognóstico, entre outros.
IV.O desenvolvimento de instrumentos que previnem as IRAS é recomendado pelo Centers for Disease Controlvand Prevention (CDC), organização que norteia o fomento das boas práticas de assistência no controle e prevenção de agravos à saúde.
V. Na UTI adulta há necessidade de intervenções interdisciplinares que incluam resoluções de problemas, prevenção e boas práticas assistenciais, como o desenvolvimento de protocolos que facilitem a prática, diminuam os riscos ao usuário e incentivem a boa prática assistencial.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Considerando as recomendações do manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017), classifique as assertivas abaixo em V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) O mesmo cateter periférico pode ser reutilizado uma única vez na tentativa de punção venosa, desde que não tenha sido contaminado.
( ) A cobertura utilizada para proteger o sítio de inserção e fixar o dispositivo não deve ser trocada em intervalos pré-estabelecidos.
( ) Não se deve utilizar cateteres periféricos para a administração contínua de qualquer tipo de solução cuja osmolaridade seja superior a 900mOsmol/L.
( ) O dispositivo com agulha de aço só deve ser utilizado para a coleta de amostra sanguínea e a administração de medicamento em dose única.
( ) O preparo da pele utilizando o gliconato de clorexidine 0,5% deve respeitar o tempo de aplicação de 20 segundos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
A _________________ é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
( ) Recolher todo material suspeito de contaminação. ( ) Manter as informações em sigilo, pois é um dado confidencial. ( ) Comunicar os fatos ao farmacêutico responsável pela compra, distribuição e armazenamento dos materiais hospitalares. ( ) Comunicar os fatos a todos os profissionais do serviço, direta ou indiretamente envolvidos com os procedimentos supostamente contaminados.
I. As equipes multidisciplinares são formadas, prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas ou assistente social. II. Nutricionista e psicólogo podem compor as equipes de apoio.
III. Cada equipe pode atender, em média, 60 pacientes.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente,