Questões Militares Sobre infecções sexualmente transmissíveis (ist) em enfermagem

Foram encontradas 38 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262156 Enfermagem
Adolescente, 16 anos, sexo feminino, foi atendida em uma unidade de referência para vítimas de violência sexual, relatando estupro há 60 horas. Informou que ocorrera relação sexual vaginal, que o agressor fizera uso de preservativo durante todo o ato sexual e que, para se defender, havia mordido fortemente o indivíduo no ombro e na orelha, o que resultou em ferimento sangrento. Frente a essa situação, entre outras ações, foram realizados os testes rápidos para HIV, hepatite B e sífilis, que apresentaram resultado não reagente.
De acordo com recomendado pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais (MS, 2021), é correto afirmar que, para esse caso, a profilaxia antirretroviral para HIV
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262154 Enfermagem
Em consulta de enfermagem, M.M., 25 anos, mostrou interesse em realizar o exame para prevenção do câncer de colo do útero porque sua mãe havia falecido há 6 meses em decorrência desse tipo de câncer, diagnosticado tardiamente. Relatou ser HIV positivo, fazer uso de terapia antirretroviral e que não iniciara vida sexual. Ao analisar os dados constantes do prontuário, o enfermeiro constatou que M.M. era portadora de HIV adquirido por transmissão vertical e, até o momento, não havia apresentado infecções oportunistas e neoplasias. Observou ainda, que a última contagem de CD4+, realizada há 90 dias, era de 1 020 cels/mm3 . Frente a essa situação, o enfermeiro deve, entre outras ações,
Alternativas
Q2199901 Enfermagem
Assinale a alternativa correspondente à lesão inicial da sífilis primária:
Alternativas
Q2194725 Enfermagem
Com base na produção de informações que permitam conhecer a magnitude e as tendências da epidemia de DST/AIDS no País, e para nortear as ações de prevenção e controle, são desenvolvidas estratégias pela vigilância epidemiológica, para a obtenção de informações por meio de notificação compulsória de algumas doenças (AIDS e sífilis congênita).
Sobre estas estratégias, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2089980 Enfermagem
A sífilis se desenvolve em três estágios caracterizados por diferentes sintomas; a diferenciação dos estágios clínicos é fundamental para escolher o método diagnóstico. Na fase latente da doença, o paciente: 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983507 Enfermagem
R.S., 19 anos, compareceu à unidade de saúde referindo atraso menstrual, sendo confirmada sua gravidez após realização do teste rápido. Aproveitando a oportunidade, entre outras ações, o enfermeiro realizou os testes rápidos para sífilis e HIV, obtendo, resultado reagente para sífilis e não-reagente para HIV. Com essa situação, investigou, detalhadamente, a presença de sinais e sintomas da doença. Durante a realização da anamnese, foi informado pela gestante que iniciara atividade sexual aos 16 anos, se relacionara com dois parceiros, sendo um deles o atual companheiro. A gestante relatou ainda que há cerca de um ano apresentou eritema nas palmas das mãos e pés e queda de cabelos, o que pensou ser um “quadro de alergia”, que desapareceu espontaneamente, mesmo sem tratamento, após algum tempo. Ao exame físico, o enfermeiro não constatou a presença de sinais/ alterações compatíveis com quadro de sífilis.
Frente a essa situação, entre outras ações, a conduta do enfermeiro deve compreender: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822225 Enfermagem
Para responder a questão, considere o relato apresentado a seguir.

    Após retornar de licença, J.G., 22 anos, soldado, procurou o ambulatório de saúde da organização militar – OM, onde prestava serviços, com história e queixas que caracterizavam doença de transmissão sexual. Face a essa situação, o enfermeiro que estava realizando o atendimento ofereceu a realização de testes rápidos para sífilis e HIV. Ao fazê-lo, explicou que J.G. poderia ou não aceitar realizá-los e orientou sobre sua importância, a forma com que são feitos e o significado e as limitações de seus resultados. Após obter sua concordância, solicitou a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e deu segmento aos procedimentos de coleta de material e realização dos testes obtendo resultado “reagente” para sífilis e “não reagente” para HIV. Face a essa situação, realizou as orientações necessárias e deu prosseguimento ao caso de acordo com as medidas propostas pelo Ministério da Saúde.
Frente ao resultado obtido no teste rápido para sífilis, o enfermeiro deve, entre outras ações,
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1774802 Enfermagem
S.L., 32 anos, sexo masculino, casado, 3° sargento do exército, compareceu ao ambulatório para exame periódico de saúde. Em consulta de enfermagem, S.L não referiu queixas, e, ao exame físico, não foram observadas alterações ou anormalidades. Conforme protocolo, entre outras ações, o enfermeiro realizou o teste rápido para sífilis, obtendo resultado “reagente”. Assim sendo, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, foi solicitado o exame de VDRL, cujo resultado foi “não reagente”. Ao analisar os exames e registros existentes no prontuário, o enfermeiro constatou que, há cinco anos, S.L. fora tratado para sífilis e considerado curado após queda adequada de títulos em testes não treponêmicos.
Frente a essa situação, o enfermeiro deve considerar que
Alternativas
Q1668549 Enfermagem

A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (IST), de grande prevalência na população mundial. A sintomatologia da doença é pouco característica e não costuma causar grandes problemas ao indivíduo infectado. Entretanto, atualmente, essa doença tem aumentado sua importância epidemiológica devido a relação com outras IST, sendo necessário sua identificação precoce e tratamento, além da orientação de adoção de práticas sexuais seguras.


A tricomoníase, devido a sua fisiopatologia, aumenta a infectividade de qual outra IST?

Alternativas
Q1612817 Enfermagem
. S.L., 32 anos, sexo masculino, casado, 3º sargento do exército, compareceu ao ambulatório para exame periódico de saúde. Em consulta de enfermagem, S.L não referiu queixas, e, ao exame físico, não foram observadas alterações ou anormalidades. Conforme protocolo, entre outras ações, o enfermeiro realizou o teste rápido para sífilis, obtendo resultado “reagente”. Assim sendo, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, foi solicitado o exame de VDRL, cujo resultado foi “não reagente”. Ao analisar os exames e registros existentes no prontuário, o enfermeiro constatou que, há cinco anos, S.L. fora tratado para sífilis e considerado curado após queda adequada de títulos em testes não treponêmicos.
Frente a essa situação, o enfermeiro deve considerar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356088 Enfermagem

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema paliidum.Sobre essa doença, avalie as afirmações abaixo:


I- A transmissão pode ser sexual e vertical.

II- É classificada em sífilis primária, secundária e terciária.

III- A penicilina G benzatina é o medicamento de escolha para o tratamento, sendo administrada sempre em três doses.

IV- O diagnóstico pode ser feito por testes treponêmicos, sendo Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) teste em cartão da reagina plasmática rápida (RPR-CT) os mais utilizados.

V- As lesões da sífilis primária e secundária são altamente infecciosas.


As alternativas corretas são:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2018 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345711 Enfermagem
Que doença se caracteriza por uma cervicolpite ou vulvite, considerada sexualmente transmissível, que causa secreção de odor fétido, de coloração amarelo esverdeada abundante, prurido, polacíúria, dispareunia, disúria e hiperemia da mucosa vaginal?
Alternativas
Q894993 Enfermagem
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) têm diversas etiologias e apresentações clínicas.Aidentificação e o tratamento das IST, bem como o tratamento dos parceiros sexuais, evita possíveis complicações e, consequentemente, interrompe sua cadeia de transmissão. Com base no exposto, associe as duas colunas, relacionando a doença com seus respectivos sinais e sintomas.
DOENÇAS (1) Tricomoníase (2) Cancroide (3) Candidíase (4) Sífilis primária
SINAIS E SINTOMAS
( ) Prurido, disúria, dispareunia, corrimento branco, grumoso e de aspecto caseoso. ( ) Corrimento abundante, amarelo esverdeado, prurido, disúria, hiperemia da mucosa. ( ) Úlcera geralmente única, indolor, de base endurecida. ( ) Lesões múltiplas, dolorosas, de borda irregular, com contornos erimatoedematosos e odor fétido.
A sequência correta dessa classificação é
Alternativas
Q890388 Enfermagem
É causada por um crescimento excessivo de bactérias anaeróbicas e Gardnerella vaginalis, que ocorre normalmente na vagina e na ausênsia de lactobacilos. Os fatores de risco incluem o uso de duchas após a menstruação, tabagismo, múltiplos parceiros sexuais e outras doenças sexualmente transmissíveis. Analise o texto e responda a que doença o texto se refere:
Alternativas
Q873849 Enfermagem
Marque a opção que corresponde à doença de transmissão exclusivamente sexual.
Alternativas
Q873837 Enfermagem
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é definida como a forma mais grave de um espectro de doenças associadas à infecções pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Sendo assim, marque a opção correta.
Alternativas
Q873812 Enfermagem
A Portaria n°54, de 18 de novembro de 2013, do Ministério da Saúde incorpora a vacina quadrivalente contra o HPV para a prevenção de que doença?
Alternativas
Q781838 Enfermagem
A sífilis congênita é o resultado da transmissão do Treponema pallidum da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para o feto. Sobre esta doença infectocontagiosa, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q735570 Enfermagem
Sobre as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) é correto afirmar que:
Alternativas
Q709466 Enfermagem
De acordo com CARVALHO (2002) , lesão ulcerada, róseo-avermelhada, com bordos irregulares, assoalho necrótico e purulento nos genitais externos, ulceração dolorosa e destrutiva, sendo comum o comprometimento ganglionar inguinal supurativo, são sinais e sintomas de
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: D
5: A
6: B
7: C
8: D
9: A
10: D
11: E
12: D
13: C
14: C
15: E
16: B
17: A
18: A
19: D
20: B