Questões Militares Sobre outras doenças infecciosas e parasitárias em enfermagem

Foram encontradas 91 questões

Q2551786 Enfermagem
A leishmaniose visceral é uma doença causada por parasitos do complexo Leishmania donovani, o qual reúne duas espécies: Leishmania donovani e Leishmania infantum. É uma doença crônica, grave, de alta letalidade se não tratada, e apresenta aspectos clínicos e epidemiológicos diversos e característicos para cada região onde ocorre. Sobre o tema, marque a opção incorreta.
Alternativas
Q2551769 Enfermagem
Diversas doenças parasitárias apresentam formas ou estágios que podem ser diagnosticados em amostras de sangue, como a malária, a filariose brancroftiana, a babesiose e a doença de Chagas em sua fase aguda. Outros parasitas como o Ascaris lumbricoides e o Strongyloides stercoralis colonizam o intestino, sendo, por esta razão, diagnosticados em amostras de fezes. Sobre os métodos parasitológicos realizados em amostras de sangue e em fezes, marque a opção correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2023 - EsSA - Sargento - Saúde |
Q2509830 Enfermagem
Após uma atividade de campo, um militar compareceu na unidade de saúde apresentando pequena lesão cutânea, expansiva, do tipo mácula ou pápula de coloração avermelhada no local em que o carrapato sugou o sangue, queixando-se de mal-estar, febre, cefaleia, rigidez de nuca. De acordo com o relato do paciente, marque a alternativa correta que corresponde a uma doença transmitida pelo carrapato.
Alternativas
Q2262182 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre a influenza sazonal.
Alternativas
Q2262181 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre o sarampo.
Alternativas
Q2199896 Enfermagem
Selecione o tipo de precaução indicado para cada situação descrita e marque a alternativa correspondente:
TIPOS DE PRECAUÇÃO A= AÉREA C = CONTATO G = GOTICULAS P = PADRÃO
( ) Herpes simples, abcessos, celulites, furunculose, piodermites, conjuntivites, contato entérico, contato com secreções respiratórias.
( ) Rubéola, caxumba, difteria, coqueluche, adenovírus, meningococco.
( ) Tuberculose, sarampo, varicela.
( ) Sistema que deve ser adotado por todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência, independente da doença inicialmente diagnosticada no paciente assistido. 
Alternativas
Q2194739 Enfermagem
Em relação às doenças infecciosas e parasitárias, informe verdadeiro (V) ou falso (F). Em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, cujo quadro clínico apresenta-se, geralmente, com febre alta, cefaleia, mal-estar geral, anorexia, bradicardia relativa (dissociação pulso-temperatura, conhecida como sinal de Faget), esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséola tífica), obstipação intestinal ou diarreia e tosse seca. Pode haver comprometimento do sistema nervoso central.
( ) Hepatite B é uma doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas, desde formas subclínicas, oligossintomáticas, até as fulminantes (entre 2 e 8% dos casos). Os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal, porém há elevação das transaminases. A frequência de quadros ictéricos aumenta com a idade, variando de 5 a 10% em menores de 6 anos, chegando de 70 a 80% nos adultos.
( ) Leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde formas assintomáticas e subclínicas, até quadros clínicos graves associados às manifestações fulminantes. Caracterizada pela instalação abrupta de febre, comumente acompanhada de cefaleia e mialgia, anorexia, náuseas e vômitos. Podem ocorrer diarreia, artralgia, hiperemia ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular e tosse.
( ) Doença Meningocócica é uma doença em que geralmente o quadro clínico é grave, a exemplo de septicemia (meningococcemia), caracterizada por mal estar súbito, febre alta, calafrios, prostração, acompanhada de manifestações hemorrágicas na pele (petéquias e equimoses), e, ainda, sob a forma de meningite, com ou sem meningococcemia, de início súbito, com febre, cefaleia intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca, além de outros sinais de irritação meníngea.
( ) Estrongiloidíase é uma doença parasitária intestinal, frequentemente sintomática. As formas sintomáticas apresentam inicialmente alterações cutâneas, secundárias à penetração das larvas na pele e caracterizadas por lesões urticariformes ou maculopapulares ou por lesão serpiginosa ou linear pruriginosa migratória (larva currens). A migração da larva pode causar manifestações pulmonares, como tosse seca, dispneia ou broncoespasmo e edema pulmonar (síndrome de Löefler).
Alternativas
Q2131505 Enfermagem
Assinale a alternativa correta quanto ao meio de transmissão de cólera e seu período de incubação.
Alternativas
Q2131496 Enfermagem
Em relação à varicela, marque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Infecção viral primária febril, aguda, não contagiosa, caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculopapular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui lentamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas secas infecciosas. ( ) Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral o quadro clínico é mais exuberante. ( ) A varicela é popularmente conhecida como cobreiro. ( ) O período prodrômico da varicela inicia-se com febre baixa, cefaleia, anorexia e vômito, podendo durar de horas até três dias. ( ) No período exantemático, as lesões comumente aparecem em surtos sucessivos de máculas que evoluem para pápulas, vesículas, pústulas e crostas . 
Alternativas
Q2131478 Enfermagem
“É uma infecção sistêmica causada pela Salmonella Typhi, geralmente por ingestão de alimentos ou água contaminados.” A qual doença se refere essa definição? 
Alternativas
Q2131472 Enfermagem
Complete as lacunas e assinale a alternativa correta.
      A ____________ é uma doença infectocontagiosa ____________ aguda. Sua transmissão ocorre mais frequentemente pela ______________. 
Alternativas
Q2090006 Enfermagem
Um grupo de diferentes enfermidades e agravos compõe o rol das doenças tropicais negligenciadas. Mesmo não existindo um critério universal para inseri-las nesse grupo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui, atualmente, 17 doenças classificadas como doenças tropicais negligenciadas. Dentre elas estão as geo-helmintíases, que são transmitidas pelo solo e água. São agentes etiológicos destas doenças, EXCETO: 
Alternativas
Q2090005 Enfermagem
“Dentre os agentes etiológicos, em geral, o Streptococcus pneumoniae permanece como a bactéria de maior prevalência na Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC). Em crianças entre dois meses e quatro anos, com sinais de infecção respiratória aguda como febre e tosse, a frequência respiratória deverá ser sempre avaliada. Na ausência de _____________, as crianças com taquipneia podem ser diagnosticadas com PAC.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2089997 Enfermagem
A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Seu agente etiológico é:
Alternativas
Q2089980 Enfermagem
A sífilis se desenvolve em três estágios caracterizados por diferentes sintomas; a diferenciação dos estágios clínicos é fundamental para escolher o método diagnóstico. Na fase latente da doença, o paciente: 
Alternativas
Q2089978 Enfermagem
Muitas doenças infecciosas estão associadas às variações sazonais, ou seja, à variação da incidência de uma doença que ocorre em sintonia com as estações do ano. São exemplos dessas doenças:
Alternativas
Q2050320 Enfermagem
Uma criança de 6 anos apresentou sinais e sintomas clínicos compatíveis com sarampo. Teve contato com um primo de 12 anos, que apresentou sintomas da mesma doença, há menos de 21 dias, e teve confirmação de sarampo por diagnóstico laboratorial (esse primo foi considerado a fonte de infecção). Nesse contexto, é mais adequado que essa criança de 6 anos seja classificada como caso
Alternativas
Q2050313 Enfermagem
Sobre a História Natural das Doenças e seus níveis de prevenção, referente à Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983514 Enfermagem
No Brasil, particularmente na região amazônica, a malária constitui um grave problema de saúde pública. Em relação a essa doença, é correto afirmar que 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2021 - EsSA - Sargento - Saúde |
Q1879414 Enfermagem
A capacidade que um determinado bioagente tem de induzir imunidade no hospedeiro é chamada de imunogenicidade, ou poder imunogênico. Há agentes dotados de alto poder imunogênico, que geralmente promovem imunidade permanente, e outros com baixo poder imunogênico, que apenas conferem imunidade temporária aos suscetíveis. Assinale a alternativa que contenha apenas agentes considerados de baixo poder imunogênico:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: D
6: C
7: D
8: D
9: D
10: A
11: B
12: D
13: A
14: C
15: A
16: A
17: D
18: B
19: E
20: D