Questões Militares de Enfermagem - Parada Cardiorespiratória (PCR)

Foram encontradas 61 questões

Q2543344 Enfermagem
O desfibrilador é um dispositivo que permite aplicar descargas elétricas para restaurar o ritmo cardíaco normal. Estar familiarizado com o uso do dispositivo é importante para sua segurança e seu uso efetivo. A respeito do uso do desfibrilador, tendo como base Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica (2020) e MORTON E FONTAINE (2019), analise as alternativas abaixo e assinale a opção INCORRETA
Alternativas
Q2543342 Enfermagem
Durante o plantão, o paciente F.S.M, 50 anos, evoluiu para uma PCR (Parada Cardiorrespiratória), sendo rapidamente iniciadas as manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) pela equipe médica e de enfermagem, com oferta de oxigênio e monitorização. Tendo como base as Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020) e MORTON E FONTAINE (2019), analise as condutas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2470681 Enfermagem
A American Heart Association publicou em 2020 os principais tópicos e mudanças nas Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE). Com relação a essa atualização, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262146 Enfermagem
De acordo com os Destaques das Diretrizes de RCP e ACE da American Heart Association – AHA (2020), após êxito nos procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar aplicados em uma mulher adulta, na fase de estabilização inicial, entre outras ações, o enfermeiro deve observar que a saturação de oxigênio (SpO2 ) e a pressão arterial sistólica (PAS) ou a pressão arterial média (PAM), sejam mantidas
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173744 Enfermagem
Considerando as recomendações para suporte básico e avançado de vida pediátrico conforme as Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173725 Enfermagem
O atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR) é permeado por vários desafios, especialmente em condições atípicas.
Considerando as Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173723 Enfermagem
Um lactente de 9 meses, pesando 8 quilogramas, deu entrada no pronto atendimento pediátrico com quadro de prostração e esforço respiratório importante. Ao ser avaliado, o enfermeiro observou que a criança não estava respondendo aos estímulos verbais e dolorosos, apresentando gasping e pulso não palpável. Imediatamente acionou ajuda e iniciou as compressões torácicas intercaladas com as ventilações. Assim que o desfibrilador estava disponível, foi constatado que o lactente se encontrava com ritmo de atividade elétrica sem pulso.
Em relação ao atendimento deste lactente, de acordo com as Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173117 Enfermagem
De acordo com o algoritmo de PCR (Parada Cardiorrespiratória) para adultos contido nas Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020), há ritmos de PCR chocáveis e não chocáveis. A respeito desse assunto, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173116 Enfermagem
O paciente E.C.S., de 65 anos, encontrava-se internado na Unidade de Internação do Hospital X e apresentou um mal súbito, sendo imediatamente diagnosticado com PCR (Parada Cardiorrespiratória) pela equipe de plantão. As Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020) estabelecem os elos da cadeia de sobrevivência para PCR intra-hospitalar. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo, enumere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira) e, ao final, responda o que se pede:
( 1 ) Primeiro elo da cadeia de sobrevivência  ( 2 ) Segundo elo da cadeia de sobrevivência ( 3 ) Terceiro elo da cadeia de sobrevivência ( 4 ) Quarto elo da cadeia de sobrevivência ( 5 ) Quinto elo da cadeia de sobrevivência
( ) Reanimação cardiopulmonar de alta qualidade ( ) Cuidados pós PCR ( ) Reconhecimento e prevenção precoces da PCR ( ) Desfibrilação ( ) Acionamento do serviço médico de emergência
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Q2090010 Enfermagem

Considerando as novas diretrizes para manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), analise as afirmativas a seguir.


I. É aconselhável que os profissionais estabeleçam acesso intraósseo se o acesso intravenoso não estiver prontamente disponível.


II. Para a otimização da ventilação e oxigenação pós-PCR (Parada Cardiorrespiratória), é aconselhável que o FIO2 (Fração Inspirada de Oxigênio) seja titulado para que a saturação de oxigênio seja ≥ 97%.


III. Para os pacientes com ritmo chocável, prioriza-se a desfibrilação e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e, se a tentativa inicial com RCP e desfibrilação não for bem-sucedida, a epinefrina deverá ser administrada.


IV. No período pós-PCR (Parada Cardiorrespiratória), o controle direcionado da temperatura deve ser iniciado em pacientes comatosos com a finalidade de prevenção da lesão neurológica irreversível e melhora do prognóstico neurológico.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas
Q2090009 Enfermagem
Fibrilação atrial é uma arritmia supraventricular caracterizada por atividade elétrica atrial desorganizada, secundária a múltiplos focos de despolarização atrial. O enfermeiro pode prever, nesses casos, que um exame de ecocardiograma transesofágico poderá ser realizado. Podemos afirmar que as manifestações clínicas da fibrilação atrial que se destacam pela gravidade são os quadros de instabilidade hemodinâmica e de: 
Alternativas
Q2090008 Enfermagem
As taquiarritmias – alterações do ritmo cardíaco caracterizadas por Frequência Cardíaca (FC) maior ou igual a 100 batimentos por minuto (bpm), com a presença de pulso – podem causar sinais e sintomas de instabilidade clínica quando a FC está maior ou igual a 150 bpm. Nesses casos, a cardioversão elétrica pode ser indicada. Os critérios de instabilidade para a indicação da cardioversão elétrica incluem, EXCETO: 
Alternativas
Q2089991 Enfermagem
O monitoramento fisiológico da qualidade das manobras de ressuscitação cardiopulmonar é aconselhável, a fim de otimizar a qualidade dessas manobras. Esse monitoramento vem como um marcador da qualidade da ressuscitação cardiopulmonar, e depende da aferição do valor de:
Alternativas
Q2089990 Enfermagem

Considerando que as causas de Parada Cardiorrespiratória (PCR) em bebês e crianças diferem da PCR em adultos e um número crescente de evidências pediátricas específicas corroboram com algumas recomendações, analise as afirmativas a seguir.


I. Durante a RCP, o tórax deve ser comprimido com força, em velocidade de 100 a 120/min, permitindo o retorno total do tórax.


II. As interrupções devem ser minimizadas.


III. Se estiver sem via aérea avançada, a relação compressão-ventilação deve ser de 15:1.


IV. A carga do choque utilizada para desfibrilação deve ser de 2 joules/Kg no primeiro choque. 


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2089986 Enfermagem
Na cadeia de sobrevivência (American Heart Association – AHA, 2015) pediátrica, o primeiro elo de atendimento a uma parada cardiorrespiratória no ambiente extra-hospitalar é: 
Alternativas
Q2089933 Enfermagem
Dentre os cuidados pós-PCR em adultos, tem-se a hipotermia terapêutica como uma das condutas que devem ser conduzidas de acordo com as condições clínicas e recomendações das diretrizes atuais de ressuscitação cardiopulmonar. Sobre a hipotermia terapêutica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2089931 Enfermagem
Dentre as causas mais comuns de Parada Cardíaca (PCR) podemos relacionar, de acordo com as novas diretrizes da American Heart Association (AHA), 5Hs e 5Ts. Considerando os 5Hs como causas de PCR, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2089930 Enfermagem

A parada cardiorrespiratória é um dos problemas mais graves de saúde e se caracteriza pela ausência de atividade mecânica cardíaca efetiva, confirmada por ausência de pulso juntamente com falha na mecânica ventilatória. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Carga do choque: Bifásica: recomendação do fabricante (dose inicial de 120 a 200 J); Monofásica: 360 J.


II. Retorno da Circulação Espontânea (RCE): pulso e pressão arterial; aumento abrupto prolongado na PETCO2; ondas de pressão arterial espontâneas com monitoramento intra-arterial.


III. Início precoce de RCP por socorristas leigos: recomendação de que leigos iniciem a RCP para uma suposta PCR, pois o risco de dano ao paciente é baixo se o paciente não estiver em PCR.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2089929 Enfermagem
Dentre os ritmos de parada cardiorrespiratória encontra-se a Assistolia e Atividade Elétrica sem Pulso (AESP). Qual a droga/dose de escolha a ser administrada durante a ressuscitação cardiopulmonar nesses doisritmos?
Alternativas
Q2089928 Enfermagem
Após a identificação da Parada Cardíaca (PCR) e do início da Reanimação Cardiopulmonar (RCP) básica pelo BLS, a chegada de um monitor cardíaco e um desfibrilador manual inicia a etapa “avançada” do algoritmo. Nesse contexto, assinale a prioridade de atendimento para dar sequência à assistência, bem como os aspectos das novas diretrizes de atendimento.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A
5: A
6: D
7: A
8: C
9: D
10: D
11: C
12: A
13: A
14: E
15: A
16: B
17: C
18: A
19: B
20: D