Questões Militares Sobre enfermagem

Foram encontradas 4.256 questões

Q3074733 Enfermagem
Para que ocorra a cicatrização de feridas, é necessária uma cascata de eventos perfeita e coordenada levando a completa reconstituição tecidual. Independente do agente causador, o processo de cicatrização é comum a todas as feridas, sendo ele dividido em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. Acerca dos seus conhecimentos sobre a cicatrização, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2551786 Enfermagem
A leishmaniose visceral é uma doença causada por parasitos do complexo Leishmania donovani, o qual reúne duas espécies: Leishmania donovani e Leishmania infantum. É uma doença crônica, grave, de alta letalidade se não tratada, e apresenta aspectos clínicos e epidemiológicos diversos e característicos para cada região onde ocorre. Sobre o tema, marque a opção incorreta.
Alternativas
Q2551785 Enfermagem
A AIDS é uma doença causada por meio de infecção pelo HIV e caracteriza-se por uma profunda imunossupressão acompanhada por infecções oportunistas e tumores malignos, emaciação e degeneração do Sistema Nervoso Central (SNC). Sobre essa doença e a infecção pelo vírus HIV, marque a opção correta.
Alternativas
Q2551774 Enfermagem
Por muitos anos, o diagnóstico de diabetes foi dependente, unicamente, da demonstração de hiperglicemia. Para tal, recursos laboratoriais como a glicemia de jejum e o teste oral de tolerância à glicose eram utilizados. Atualmente, dentre as possibilidades de exames para o diagnóstico de diabetes, tem-se também a hemoglobina glicada. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo.
I. Concentrações de glicose plasmática em jejum de 126 mg/dL ou superior, em mais de uma ocasião, são diagnósticos de diabetes melito.
II. O aparecimento de diabetes tipo 2, laboratorialmente, ocorre, pelo menos, de quatro a sete anos antes dos achados clínicos e, por essa razão, recomenda-se o rastreio dessa doença em pessoas assintomáticas, acima dos 45 anos, ou mais jovens em caso de aumento de risco por glicemia de jejum ou hemoglobina glicada a cada 3 anos.
III. Embora mais sensível do que determinação da glicemia de jejum, o teste de tolerância à glicose é pouco reprodutível e deve ser interpretado com cuidado. Além disso, ele não deve ser utilizado em pacientes hospitalizados, com doença aguda ou inativos.
IV. A hemoglobina glicada além de ser utilizada no diagnóstico de diabetes, também é utilizada no rastreio. Valores de 5,7 a 6,4% de hemoglobina glicada indicam indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes. Valores iguais ou maiores que 6,5% são utilizados para o diagnóstico.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2551772 Enfermagem
Sobre o diagnóstico da pancreatite aguda, analise as afirmativas abaixo.
I. A avaliação da atividade sérica da amilase é sensível, mas inespecífica, pois esta pode estar aumentada em casos de inflamação da glândula salivar.
II. A avaliação da atividade sérica da lipase é um exame altamente específico e sua alteração permite o diagnóstico de pancreatite aguda.
III. É recomendável em situações de emergência que a lipase substitua a amilase no teste diagnóstico inicial para a pancreatite aguda.
IV. Uma elevação da lipase maior que 3 vezes o valor de referência superior é um achado diagnóstico mais específico do que o aumento da atividade da amilase no soro.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2551770 Enfermagem
As causas mais importantes do aumento de aminotransferases no soro são as doenças hepáticas. Na maior parte dos tipos de doenças hepáticas, a atividade de ALT (alanina aminotransferase) é maior do que a atividade de AST (aspartato aminotransferase). Em doenças do fígado associadas à necrose hepática aguda, as atividades séricas de AST e ALT estão elevadas, mesmo antes que os sinais clínicos e sintomas apareçam. A persistência de ALT aumentada por mais de 6 meses depois de um episódio de hepatite aguda é usada para o diagnóstico de hepatite crônica. Sobre essas enzimas, analise as afirmativas abaixo.
I. Na hepatite alcoólica, na cirrose e na neoplasia hepática, a atividade sérica de ALT se mostra maior que a atividade de AST.
II. O limiar mais eficiente da ALT para diagnosticar doença hepática aguda está em 7 vezes o valor de referência superior (sensibilidade clínica e especificidade de > 95%). A maioria dos pacientes com hepatite crônica possui o máximo de ALT menor que 7 vezes o valor de referência superior.
III. A ALT é a enzima aminotransferase mais específica do fígado.
IV. A AST sérica pode ser encontrada aumentada após infarto agudo do miocárdio e na distrofia muscular. Alterações leves a moderadas são notadas na doença hemolítica.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2551769 Enfermagem
Diversas doenças parasitárias apresentam formas ou estágios que podem ser diagnosticados em amostras de sangue, como a malária, a filariose brancroftiana, a babesiose e a doença de Chagas em sua fase aguda. Outros parasitas como o Ascaris lumbricoides e o Strongyloides stercoralis colonizam o intestino, sendo, por esta razão, diagnosticados em amostras de fezes. Sobre os métodos parasitológicos realizados em amostras de sangue e em fezes, marque a opção correta.
Alternativas
Q2551763 Enfermagem
A Trombose é a formação de massas sólidas de plaquetas e fibrina na circulação. Sobre esse tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A trombose arterial relaciona-se, principalmente, à aterosclerose da parede vascular com fatores de risco, como a hipertensão.
( ) A trombose venosa relaciona-se a anormalidades genéticas de fatores da coagulação, como o fator V Leidein; estase da circulação, ou a um aumento adquirido dos fatores de coagulação, como ocorre no tratamento com estrogênios, no pós-operatório e na gestação, podendo também ter causas não esclarecidas.
( ) Para a prevenção e tratamento de trombose venosa são utilizados fármacos anticoagulantes como a heparina cuja ação é monitorada pelo exame Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA) e a varfarina, um antagonista da vitamina K, que tem sua atividade monitorada pelo Tempo de Protrombina (TP) e Relação Normatizada Internacional (RNI).
( ) Fármacos antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico, clopidogrel e dipiridamol são utilizados no tratamento e prevenção de trombose arterial.
Alternativas
Q2547504 Enfermagem
Sobre os resíduos de serviços de saúde, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - Todos os resíduos do Grupo A que forem encaminhados para tratamento devem ser acondicionados em saco vermelho.
II - É permitido o reaproveitamento dos sacos, exceto os de cor vermelha.
III - Os sacos para acondicionamento de resíduos do grupo A devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 (dois terços) de sua capacidade ou então a cada 48 (quarenta e oito) horas, independentemente do volume.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2543357 Enfermagem
Dentre as etapas do processamento dos produtos para a saúde realizadas no Centro de Material e Esterilização tem-se a recepção, a limpeza, o preparo, a esterilização ou desinfecção e o armazenamento. De acordo com GRAZIANO et al. (2011), em relação à etapa de limpeza de materiais contaminados, analise as alternativas abaixo e assinale a opção INCORRETA:
Alternativas
Q2543356 Enfermagem
A tricotomia pré-operatória, ou seja, a remoção de pelos do sítio cirúrgico antes da cirurgia, pode evitar interferências com a incisão e com a aderência do campo cirúrgico, bem como de placas/almofadas de aterramento do paciente. Considerando os princípios e a técnica da tricotomia préoperatória, de acordo o manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017), analise as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA
Alternativas
Q2543355 Enfermagem
O documento Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017) apresenta recomendações para o uso de cateteres periféricos. Em relação aos cuidados de enfermagem no uso desses dispositivos, analise as alternativas abaixo e marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q2543354 Enfermagem
As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, tendo um impacto significativo na morbidade e mortalidade do paciente. Diante destes impactos e considerando a sua evitabilidade, torna-se imprescindível a implementação de medidas de prevenção dessas ISC por meio da adesão a boas práticas. De acordo com o manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017), são recomendações básicas e abordagens que visam prevenir Infecções do Sítio Cirúrgico, EXCETO
Alternativas
Q2543353 Enfermagem
Uma avaliação neurológica abrangente do paciente criticamente doente analisa o estado mental, a função motora, a resposta pupilar, a função dos nervos cranianos, os reflexos e a sensibilidade. O exame do estado mental inclui testes para avaliar o nível de consciência e atenção, a orientação espacial e o conteúdo do pensamento. A capacidade de resposta pode ser categorizada de acordo com a resposta do paciente a estímulos externos. De acordo com MORTON E FONTAINE (2019) e as terminologias clínicas para a gradação das respostas do paciente, analise as assertivas abaixo e enumere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira) e, ao final, responda o que se pede:

( 1 ) Lúcido

( 2 ) Em coma
( 3 ) Letárgico
( 4 ) Torporoso
( ) Sonolento, mas obedece a comandos simples quando estimulado.
( ) Muito difícil de ser ativado; pode obedecer a comandos simples ou dizer palavras soltas ou expressões curtas de maneira inconsistente; movimento espontâneo limitado.
( ) Consciência plena.

( ) Pode responder por posturas reflexas, quando estimulado, ou não apresentar nenhuma resposta aos estímulos.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2543352 Enfermagem
Paciente J.A.C., 34 anos, admitido no Pronto Atendimento com relato de queda de moto em alta velocidade. À avaliação inicial, apresentava sinais de traumatismo cranioencefálico. De acordo com MORTON e FONTAINE (2019), a avaliação neurológica do paciente começa ao primeiro contato. Quando há suspeita de lesão cerebral, a Escala de Coma de Glasgow (ECG) é um instrumento confiável para avaliar o nível de consciência e atenção. Considerando a ECG, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2543351 Enfermagem
Sepse e choque séptico são importantes problemas de saúde, afetando milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. Com base no artigo Campanha de Sobrevivência à Sepse: Diretrizes Internacionais para o Manejo da Sepse e Choque Séptico (2021), analise as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA sobre o tratamento de pacientes com essa disfunção clínica: 
Alternativas
Q2543350 Enfermagem
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (2017), são considerados direitos dos profissionais de enfermagem, EXCETO
Alternativas
Q2543349 Enfermagem
A Colite Pseudomembranosa é a forma mais extrema de infecção por Clostridium difficile em ambientes hospitalares. Segundo o Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica Brunner e Suddarth (2020), analise as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA que contém o tipo de precaução indicada na assistência de enfermagem ao paciente com essa patologia:
Alternativas
Q2543348 Enfermagem
A maioria dos casos de Lesão por Pressão (LPP) pode ser evitada por meio da identificação dos pacientes em risco e da implantação de estratégias de prevenção confiáveis para todos os pacientes identificados como de risco. Com relação às estratégias de prevenção de Lesões por Pressão, segundo o Protocolo para Prevenção de Úlcera por Pressão (Ministério da Saúde, 2013) analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede:

I - Inspecionar diariamente toda a superfície cutânea dos pacientes com risco de lesão por pressão.
II - Proteger a pele da exposição à umidade excessiva, através do uso de produtos de barreira, de forma a reduzir o risco de lesão por pressão.
III - Realizar o manejo da umidade, mantendo o paciente seco e com a pele hidratada. Durante a hidratação cutânea, massagear áreas de hiperemias.
IV - Redistribuir a pressão sobre a pele, seja pelo reposicionamento a cada 02 (duas) horas ou pela utilização de superfícies de redistribuição de pressão.


Estão CORRETAS as assertivas:
Alternativas
Q2543347 Enfermagem
De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde (2014), classifique as afirmativas abaixo em “V” (verdadeira) ou “F” (falsa) e, ao final, responda o que se pede:

( ) Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2°C e +10°C, sendo ideal +7°C.
( ) A vacina BCG é administrada por via intradérmica, com o volume de cada dose correspondente rigorosamente a 0,1ml.
( ) O volume a ser administrado da vacina hepatite B (recombinante) monovalente é de 0,5 ml até os 19 anos de idade e 1 ml a partir dos 20 anos, por via intramuscular.
( ) A vacina Poliomielite 1, 2 e 3 Inativada (VIP) é administrada exclusivamente por via subcutânea, integrando o esquema sequencial com a vacina Poliomielite 1, 2 e 3 Atenuada (VOP).

Marque a opção que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: B
6: C
7: B
8: C
9: D
10: A
11: D
12: C
13: A
14: C
15: B
16: B
17: D
18: D
19: C
20: A