Questões Militares
Sobre saúde da mulher em enfermagem
Foram encontradas 290 questões
( ) O enema deve ser realizado de forma rotineira em todas as gestantes, no início do trabalho de parto.
( ) Deve-se verificar a frequência das contrações uterinas de uma em uma hora.
( ) A tricotomia pubiana e perineal é contraindicada durante o trabalho de parto.
As afirmativas são, respectivamente,
I. A profilaxia de HPP deve ser realizada durante o terceiro estágio do parto e é recomendada rotineiramente somente para os partos normais.
II. A ocitocina é a medicação de primeira escolha para prevenção de HPP.
III. A via de primeira escolha para a administração da profilaxia de HPP é a endovenosa, podendo ser usada de forma excepcional a via intramuscular.
Está correto o que se afirma em
Essas consultas devem ser quinzenais
De acordo com recomendado pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais (MS, 2021), é correto afirmar que, para esse caso, a profilaxia antirretroviral para HIV
( ) Colher amostras de sangue de cordão para tipagem sanguínea e sorologias.
( ) Pingar nitrato de prata a 2% (preparar diariamente em frasco escuro), uma gota em cada olho.
( ) Colher sangue da mãe para tipagem sanguínea e reação sorológica para sífilis, quando indicado.
( ) Laquear o cordão a uma distância de 2cm do anel umbilical, usando álcool etílico a 70% e verificar a presença de uma veia e duas artérias.
( ) Verificar a vitalidade do RN por meio do índice de Apgar no 1 ° e 5° minutos, e, daí em diante, de 5 em 5 minutos, até que o Apgar seja maior que 6.
Diante do exposto acima, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As gestantes com diagnóstico de pré-eclâmpsia leve deverão ser internadas, devem ser solicitados os exames de rotina e avaliadas as condições maternas e fetais.
( ) A diminuição rápida de peso, edema facial ou outros sintomas sugestivos da doença requerem uma monitoração mais rigorosa da pressão arterial e a detecção de proteinúria.
( ) Na ausência de proteinúria, a suspeita de pré-eclâmpsia se fortalece quando percebe-se o aumento da pressão acompanhado por cefaleia, distúrbios visuais, dor abdominal, plaquetopenia e aumento de enzimas hepáticas.
( ) A presença dos seguintes sinais e sintomas demanda internação imediata: PA 150/100mmHg; proteinúria na fita ++ ou mais; aumento exagerado de peso; cefaleia grave e persistente; dor abdominal persistente, principalmente na região epigástrica e hipocôndrio; sangramento vaginal; diminuição dos movimentos fetais.
Método Contraceptivo
(1) Método sinto-térmico (2) Método do muco cervical ou Billings (3) Método da temperatura basal corporal (4) Método Ogino-Knaus (Ritmo, Calendário ou Tabelinha)
Orientação do profissional de saúde
( ) Registrar, diariamente, num gráfico apropriado, os dados sobre as características do muco cervical, as temperaturas e os sintomas que eventualmente possa sentir.
( ) Informar aos usuários que a tabela de uma mulher pode não ser adequada para outra, pois cada mulher tem um padrão menstrual único e os cálculos devem ser ajustados individualmente.
( ) Se a mulher tiver dificuldade em fazer o gráfico térmico, basta pedir-lhe para anotar os dias com as temperaturas correspondentes e trazer essas anotações ao serviço médico para que um profissional de saúde o faça.
( ) Para praticar este método, a mulher deve observar o muco (forma e sensação) ao longo do dia e registrar essas observações à noite. Se forem observados dois tipos de muco no mesmo dia, apenas o muco que apresenta maior fertilidade deve ser registrado no final do dia.
A sequência correta dessa classificação é:
Sobre estas estratégias, assinale a opção correta.
Com base na indicação dos termos a seguir, preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem essas etapas do atendimento prévias à coleta do material para o exame citopatológico do colo do útero.
( ) Identificação: checar nome, data de nascimento, endereço. ( ) Informação: explicar o propósito do exame citopatológico e as etapas do procedimento. ( ) Preenchimento dos dados nos formulários para requisição de exame citopatológico do colo do útero. ( ) Solicitar que a mulher esvazie a bexiga e troque a roupa, em local reservado, por um avental ou camisola. ( ) História clínica: perguntar a data da última menstruação e se faz uso de métodos anticoncepcionais, dentre outras informações. ( ) Preparação da lâmina: a lâmina e o frasco ou caixa de porta-lâminas que serão utilizados para colocar o material a ser examinado devem ser preparados previamente.
A sequência correta em que ocorre o processo é:
Assinale a alternativa correta que completa a frase acima.
O período de ___________ caracteriza o momento após a primeira hora após a ___________, quando o útero encontra-se ____________ com a formação do globo de segurança de _____________.
( ) É uma doença infecciosa aguda, leve, contagiosa e imunoprevenível. ( ) É popularmente conhecido como tétano umbilical ou “mal de sete dias”. ( ) Sua contaminação se dá durante a manipulação do cordão umbilical ou cuidados inadequados do coto umbilical. ( ) É uma doença infecciosa que se dá por meio de transmissão de pessoa para pessoa.
( ) A epsiotomia é uma incisão ou um corte cirúrgico realizado no períneo, especificamente no momento do coroamento, ampliando a região perineal, facilitando o desprendimento fetal e impedindo lacerações na vulva e na vagina. ( ) A dilatação do colo uterino é registrada em dedos e, quando se encontra completamente dilatado, não é possível apalpá-lo. ( ) Existem três fases do trabalho de parto: latente, ativa e de transição. ( ) Após a expulsão fetal e placentária, inicia-se vigorosa contração da musculatura uterina, a fim de controlar a perda de sangue.
1 – Protuso protrai com dificuldade. 2 – Semiprotuso quando estimulado, o mamilo não se torna saliente. 3 – Pseudoinvertido 4 – Invertido
( ) Apresenta-se pouco saliente; quando estimulado, protrai com dificuldade. ( ) Apresenta-se em sentido oposto e, mesmo quando estimulado, o mamilo não se torna saliente. ( ) Apresenta-se saliente e bem delimitado. ( ) Apresenta-se em sentido oposto, mas, quando estimulado, pouco se exterioriza, ficando quase plano.