Questões Militares
Sobre saúde mental em enfermagem
Foram encontradas 88 questões
I. Um dos principais desafios da reforma psiquiátrica é o fortalecimento do trabalho como ferramenta de inclusão social dos usuários.
II. Sem o fortalecimento da rede básica ou da atenção primária à saúde para a abordagem das situações de saúde mental, não é possível desenhar respostas para o desafio da acessibilidade.
III. Um dos principais desafios para o processo de consolidação da reforma psiquiátrica brasileira é a formação de recursos humanos capazes de superarem o paradigma da tutela do louco e da loucura.
IV.A magnitude do problema exige uma rede de cuidados densa, diversificada e efetiva, afinal estima-se que 3% da população necessitam cuidados contínuos em saúde mental, em função de transtornos severos e persistentes.
V. Cerca de 10 a 12% da população têm transtornos graves e precisam de cuidados de saúde mental na forma de consulta médico-psicológica, aconselhamento, grupos de orientação e outras formas de atendimento.
Estão corretas apenas as assertivas
I. A Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003, institui o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações.
II. A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
III. A Lei nº 12.151, de 29 de julho de 1993, dispõe sobre a extinção progressiva dos hospitais psiquiátricos e sua substituição por outros recursos assistenciais, regulamenta a internação psiquiátrica compulsória, e dá outras providências.
IV. A Lei nº 11.802, de 18 de janeiro de 1995, dispõe sobre a promoção de saúde e da reintegração social do portador de sofrimento mental; determina a implantação de ações e serviços de saúde mental substitutivos aos hospitais psiquiátricos e a extinção progressiva destes; regulamenta as internações, especialmente a involuntária, e dá outras providências.
V. A Portaria GM nº 799, de 19 de julho de 2000, considera a necessidade de estabelecer medidas que permitam consolidar os avanços já conquistados na assistencial à saúde mental e retomar o desenvolvimento da política assistenciais desta área e institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Programa Permanente de Organização e Acompanhamento das Ações Assistenciais em Saúde Mental.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Uma estratégia terapêutica aplicada neste CAPS é a Intervenção Breve (IB). Analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir sobre a IB.
I. Uma das metas da IB pode ser conhecer mais sobre os riscos e os problemas associados ao uso de álcool e outras drogas.
II. Na primeira etapa da IB, aplica-se a escala de Morse, que é um instrumento padronizado de rastreamento de riscos associados ao uso de álcool e outras drogas.
III. A duração de uma IB pode variar de 5 a 30 minutos.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente,
1– senso percepção; 2– pensamento; 3– orientação; 4– consciência; 5– atenção.
( ) Organização das ideias de forma, curso e conteúdo sintonizados entre si. ( ) Capacidade de se concentrar em determinado objeto ou acontecimento. ( ) Competência, do ponto de vista neurológico, de captar o ambiente e de se orientar adequadamente. ( ) Capacidade de situar-se quanto a si mesmo, ao ambiente e a outros aspectos. ( ) Primeira etapa da cognição, isto é, do conhecimento do mundo externo.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre as ações de enfermagem no momento de uma emergência psiquiátrica.
( ) Mostrar-se interessado e não julgar ou criticar. ( ) Posicionar-se em frente ao usuário, o que é menos ameaçador para ele. ( ) Manter o usuário com outras pessoas com objetivo de tranquilizar o ambiente. ( ) Informar claramente ao usuário sobre o que será feito para ajudá-lo a sair da crise. ( ) Aproximar-se calmamente, porém firme, com um único socorrista servindo de interlocutor, identificando-se de forma clara, simples e declarando sua intenção de ajuda.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
De acordo com portaria nº 3.588, de 21 de dezembro de 2017, relacionada à Rede de Atenção Psicossocial, avalie as afirmativas sobre as atividades de atenção integral ao usuário no CAPS AD IV.
I. Oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível universitário ou de nível médio. II. Estimular o protagonismo dos usuários e familiares, promovendo atividades participativas e de controle social. III. Atendimento individual para consultas de rotina e de emergência, atendimento psicoterápico e de orientação. IV. Ofertar cuidados às famílias de usuários, independentemente da vinculação do usuário aos serviços daquele CAPS AD IV.
Está correto apenas o que se afirma em
A atuação do enfermeiro na saúde mental é essencial e deve ser aplicada em todos os locais de trabalho, desde a atenção básica até em unidades de terapia intensiva.
Qual conduta deve ser tomada pelo enfermeiro frente a um paciente com sofrimento/problema mental?
A atenção ao paciente com sofrimento mental é uma das atribuições do enfermeiro. Na atual sociedade, encontramos muitas pessoas com sofrimento e distúrbios mentais graves ou não. O enfermeiro deve compreender os processos que levam ao sofrimento mental e identificar possíveis transtornos. Isso permite que ele realize intervenções o mais breve possível e facilite o manejo de problemas aparentes.
Acerca do sofrimento e transtornos mentais, assinale se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Os indicadores para detectar o uso abusivo de álcool são a quantidade e a frequência da ingestão de bebidas alcóolicas.
( ) O abuso de substâncias psicoativas está ligado ao aumento da incidência de outras afecções, tais como doenças infecciosas.
( ) Os sintomas de esquizofrenia são inicialmente identificados através de retração social, redução do rendimento escolar e início de delírios/alucinações.
( ) Em processos de crise é essencial que o profissional estabeleça conexão com serviços de internação hospitalar, visando a melhora clínica do paciente através de usos da medicação necessária.
A sequência correta é
( ) Contenções mecânicas e químicas são absolutamente proibidas desde a Reforma Psiquiátrica.
( ) Em casos de agitação psicomotora, a contenção física deverá ser o último recurso a ser utilizado.
( ) O paciente psiquiátrico requer cuidados que são básicos, e ao mesmo tempo especiais, uma vez que se lida com a alteração de comportamento.
( ) Forçar os pacientes a tomarem a medicação, pedindo que levantem a língua para ver se for deglutida ou não, é uma das práticas consideradas ultrapassadas.
( ) Os pacientes devem ser estimulados ao autocuidado quanto ás suas necessidades físicas.
O cuidado ao paciente com doença mental modificou-se ao longo dos anos, sofrendo grande influência da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Uma das mudanças que podem ser citadas é no planejamento do cuidado ao paciente com base no exercício de uma clínica ampliada, que pressupõe o emprego de dispositivos como o Projeto Terapêutico Singular (PTS), de maneira a deslocar-se do sintoma e da doença para o sofrimento e o contexto em que eles aparecem. No que se refere ao PTS, analise as afirmativas a seguir:
I. O PTS pode ser definido como uma estratégia de cuidado que articula um conjunto de ações resultantes da discussão e da construção coletiva de uma equipe multidisciplinar e leva em conta as necessidades, as expectativas, as crenças e o contexto social da pessoa ou do coletivo para o qual está dirigido.
II. A utilização do PTS como dispositivo de intervenção desafia a organização tradicional do processo de trabalho em saúde, pois pressupõe a necessidade de maior articulação interprofissional e o emprego das reuniões de equipe como um espaço coletivo sistemático de encontro, reflexão, discussão, compartilhamento e corresponsabilização das ações com a horizontalização dos poderes e conhecimentos.
III. O PTS pode ser empregado como analisador qualitativo e apregoado para todos os usuários dos serviços estratégicos de Saúde Mental, como os Caps; na Atenção Básica é imprescindível a elaboração de um PTS a todos os pacientes atendidos que possuam doenças mentais.
Assinale
O tratamento de indivíduos com transtorno mental no Brasil tem tomado um rumo diferente após a publicação da Lei 10.216/2001. Essa lei dispôs sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redirecionou o modelo assistencial em saúde mental. Após a promulgação dessa lei, o movimento de desospitalização cresceu e uma nova forma de tratamento e de acompanhamento dos pacientes com algum transtorno mental modificou. A criação dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) foi essencial para a melhora da atenção à população e permitiu um aumento da cobertura do cuidado à saúde mental da população brasileira – possibilitando um cuidado mais humano e eficaz. Com um papel importante na atenção a distúrbios mentais, o enfermeiro deve conhecer as características dos CAPS disponíveis em sua região, permitindo assim que encaminhe e/ou oriente o paciente para o local mais adequado para o controle de sua saúde mental.
Sendo assim, sobre a característica de cada CAPS, é correto afirmar que o