Questões Militares de Enfermagem - Saúde Mental
Foram encontradas 91 questões
( ) Contenções mecânicas e químicas são absolutamente proibidas desde a Reforma Psiquiátrica.
( ) Em casos de agitação psicomotora, a contenção física deverá ser o último recurso a ser utilizado.
( ) O paciente psiquiátrico requer cuidados que são básicos, e ao mesmo tempo especiais, uma vez que se lida com a alteração de comportamento.
( ) Forçar os pacientes a tomarem a medicação, pedindo que levantem a língua para ver se for deglutida ou não, é uma das práticas consideradas ultrapassadas.
( ) Os pacientes devem ser estimulados ao autocuidado quanto ás suas necessidades físicas.
I. Um dos principais desafios da reforma psiquiátrica é o fortalecimento do trabalho como ferramenta de inclusão social dos usuários.
II. Sem o fortalecimento da rede básica ou da atenção primária à saúde para a abordagem das situações de saúde mental, não é possível desenhar respostas para o desafio da acessibilidade.
III. Um dos principais desafios para o processo de consolidação da reforma psiquiátrica brasileira é a formação de recursos humanos capazes de superarem o paradigma da tutela do louco e da loucura.
IV.A magnitude do problema exige uma rede de cuidados densa, diversificada e efetiva, afinal estima-se que 3% da população necessitam cuidados contínuos em saúde mental, em função de transtornos severos e persistentes.
V. Cerca de 10 a 12% da população têm transtornos graves e precisam de cuidados de saúde mental na forma de consulta médico-psicológica, aconselhamento, grupos de orientação e outras formas de atendimento.
Estão corretas apenas as assertivas
I. A Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003, institui o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes acometidos de transtornos mentais egressos de internações.
II. A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
III. A Lei nº 12.151, de 29 de julho de 1993, dispõe sobre a extinção progressiva dos hospitais psiquiátricos e sua substituição por outros recursos assistenciais, regulamenta a internação psiquiátrica compulsória, e dá outras providências.
IV. A Lei nº 11.802, de 18 de janeiro de 1995, dispõe sobre a promoção de saúde e da reintegração social do portador de sofrimento mental; determina a implantação de ações e serviços de saúde mental substitutivos aos hospitais psiquiátricos e a extinção progressiva destes; regulamenta as internações, especialmente a involuntária, e dá outras providências.
V. A Portaria GM nº 799, de 19 de julho de 2000, considera a necessidade de estabelecer medidas que permitam consolidar os avanços já conquistados na assistencial à saúde mental e retomar o desenvolvimento da política assistenciais desta área e institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o Programa Permanente de Organização e Acompanhamento das Ações Assistenciais em Saúde Mental.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que