Questões Militares
Sobre segurança do paciente em enfermagem
Foram encontradas 34 questões
Considerando a RDC nº 36 de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança dos pacientes em serviços de saúde, marque a alternativa CORRETA:
Considerando as recomendações do manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017), classifique as assertivas abaixo em V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) O mesmo cateter periférico pode ser reutilizado uma única vez na tentativa de punção venosa, desde que não tenha sido contaminado.
( ) A cobertura utilizada para proteger o sítio de inserção e fixar o dispositivo não deve ser trocada em intervalos pré-estabelecidos.
( ) Não se deve utilizar cateteres periféricos para a administração contínua de qualquer tipo de solução cuja osmolaridade seja superior a 900mOsmol/L.
( ) O dispositivo com agulha de aço só deve ser utilizado para a coleta de amostra sanguínea e a administração de medicamento em dose única.
( ) O preparo da pele utilizando o gliconato de clorexidine 0,5% deve respeitar o tempo de aplicação de 20 segundos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
I. Deve-se conferir se o paciente não é alérgico ao medicamento prescrito.
II. Deve-se verificar se o diluente (tipo e volume) foi prescrito e se a velocidade de infusão foi estabelecida, analisando sua compatibilidade com a via de administração e com o medicamento em caso de administração por via endovenosa.
III. Doses escritas com “zero”, “vírgula” e “ponto” devem receber atenção redobrada, conferindo as dúvidas com o prescritor sobre a dose desejada, pois podem redundar em doses 10 ou 100 vezes superiores à desejada.
IV Deve-se perguntar ao paciente somente seu primeiro nome antes de administrar o medicamento
Estão CORRETAS as assertivas:
( 1 ) Embolia aérea ( 2 ) Infiltração ( 3 ) Extravasamento ( 4 ) Tromboflebite
( ) Administração não intencional de uma solução não vesicante ou de um medicamento no tecido adjacente. Isso pode ocorrer quando a cânula intravenosa se desloca ou transecciona a parede da veia.
( ) Refere-se à existência de um coágulo e inflamação na veia. É evidenciada por dor localizada, eritema, calor e edema ao redor do local de inserção ou ao longo do trajeto da veia.
( ) Causada pelo ar que entra das veias centrais e chega ao ventrículo direito, bloqueando o fluxo de sangue do ventrículo para as artérias pulmonares. As manifestações incluem palpitações, dispneia, tosse contínua, respiração ruidosa, cianose, hipotensão, pulso fraco e rápido, alteração do estado mental.
( ) Administração inadvertida no tecido adjacente, de solução vesicante ou irritante, como vasopressores, preparações de potássio e cálcio, e agentes quimioterápicos. Podem ocorrer formação de bolhas, inflamação e necrose tecidual.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
( ) As contenções não são uma solução para um problema dos pacientes, mas sim um meio temporário para manter a segurança do paciente. ( ) A contenção não inclui aparelhos tais como os prescritos ortopedicamente, curativos cirúrgicos ou ataduras, capacetes de proteção, ou outro método que envolva segurar fisicamente um paciente para realizar exames ou testes físicos de rotina. ( ) A contenção química é qualquer método manual físico ou mecânico que mobiliza ou reduz a capacidade de um paciente para mover seus braços, pernas, corpo ou cabeça livremente. ( ) As contenções não devem ser removidas periodicamente, e a enfermeira avalia o paciente para determinar se há necessidade de continuar com as contenções.
Frente a essa situação, ao realizar os registros de enfermagem, o enfermeiro deve classificar a úlcera como estágio
| - Segurança do Paciente. ll - Dano.
lII - Incidente.
IV - Evento adverso.
V - Cultura de Segurança.
VI - Gestão de risco.
( ) comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
( ) incidente que resulta em dano ao paciente. ( ) evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. ( ) redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. ( ) configura-se a partir de cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização. ( ) aplicação sistêmica e continua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
Sobre este tema, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. Após a limpeza e demais etapas do processo, os produtos para a saúde considerados “críticos” devem ser submetidos à esterilização.
II. Após a limpeza, os produtos para a saúde considerados “não-críticos” devem ser, no mínimo, submetidos à desinfecção.
III. Os produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória deverão ser submetidos à desinfecção por imersão química líquida em saneantes a base de aldeídos.
Está correto o que se afirma em
A esse respeito, avalie as afirmativas.
I. As relações que as enfermeiras estabelecem com as famílias de crianças hospitalizadas estão voltadas para a transmissão de informações básicas sobre os cuidados no ambiente hospitalar. II. A Política Nacional de Atenção Hospitalar enfatiza a importância do cuidado integral no serviço de saúde, para promover a qualidade do atendimento baseando-se na humanização, na eficiência e na atuação em rede. III. A informação sobre os procedimentos realizados pela equipe de enfermagem auxilia na adesão ao tratamento; neste caso, quando o familiar compreende as orientações dos profissionais ocorre a participação da criança nos cuidados que são considerados necessários. IV. No primeiro contato, o propósito é coletar dados sobre o estado geral da criança. As enfermeiras reconhecem a importância da presença das mães e as angústias que são apresentadas, mas não existe uma preparação destas profissionais para um acolhimento especializado, e nem a inclusão da família no processo de cuidado da criança.
Está correto o que se afirma em