Questões Militares de Enfermagem - Trans-Operatório

Foram encontradas 18 questões

Q2131463 Enfermagem
Assinale a alternativa que indique a sequência correta dos tempos cirúrgicos. 
Alternativas
Q2131458 Enfermagem
O tempo cirúrgico em que é realizada a remoção de uma parte ou a totalidade de um órgão ou tecido é denominado.  
Alternativas
Q2089981 Enfermagem
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, instituiu o protocolo de cirurgia segura, com o objetivo de reduzir o risco de incidentes cirúrgicos. Esse protocolo é composto por um checklist que se divide em três momentos: entrada (antes da indução anestésica); time out ou pausa (antes da incisão); e,saída (antes de o paciente deixar o centro cirúrgico). Como parte desse processo, o profissional responsável pela lista deverá realizar algumas checagens antes da indução anestésica – Sign in como:
Alternativas
Q2045291 Enfermagem
Acerca das atribuições do técnico de enfermagem no centro cirúrgico e na sala de recuperação pós-anestésica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1612841 Enfermagem
No que diz respeito às técnicas assépticas a serem observadas na fase intraoperatória, para a prevenção de infecções do local cirúrgico, devem ser considerados, entre outros aspectos, que
Alternativas
Q997339 Enfermagem
Segundo Consenso de Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as etapas em que são identificadas as variáveis de risco associadas a complicações cardíacas, por exemplo, dados da história, do exame físico e de teste diagnósticos, estabelecimento do risco intríseco associado ao tipo de procedimento e decisão sobre a necessidade de testes para avaliação complementar, compreendem
Alternativas
Q997314 Enfermagem
A OMS faz algumas recomendações a fim de evitar que seja operado o doente ou o local errado. Para tanto, é imprescindível
Alternativas
Q890357 Enfermagem
São tipos de drenos cirúrgicos:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2017 - PM-MG - 2º Tenente - Enfermagem |
Q835799 Enfermagem
Em relação às medidas de prevenção de infecção cirúrgica preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q735569 Enfermagem
Os instrumentais de hemostasia, assim classificados pela função que desempenham durante o ato cirúrgico, são:
Alternativas
Q675603 Enfermagem
Em relação ao período perioperatório assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q656367 Enfermagem
Qualquer paciente cirúrgico em efeito anestésico pode desenvolver complicações potenciais ainda na fase intra-operatória, devendo a enfermagem prestar cuidados em tempo hábil de forma a minimizar possíveis complicações no pós-operatório. Dentre as alternativas abaixo, indique que complicações potenciais podem surgir na fase intra-operatória.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: UEPA Órgão: PM-PA Prova: UEPA - 2012 - PM-PA - 2º Tenente - Enfermeiro |
Q650457 Enfermagem

                                                                   Texto II



Paciente masculino, 52 anos, viúvo, dois filhos adultos, procedente de Marabá/PA, ASA 1 (American Society of Anesthesia); internado para submeter-se a nefrectomia para doação do rim a filha. Procedimento cirúrgico realizado sob anestesia geral endovenosa e regional sem intercorrências. Admitido na Unidade de Recuperação pósanestésica (URPA) no Período pós-operatório imediato (POI), ainda sedado, com tremores generalizados e apos 20 minutos de admissão na UR, referia dor na ferida operatória (FO), no flanco direito, de intensidade 8/10 na escala numérica verbal (ENV), caracterizada por ardência, de início súbito e ao tentar movimentar-se; apresentava expressão facial de dor e tensão muscular na região supraescapular e nos membros inferiores e superiores.  

Sobre o período perioperatório da experiência cirúrgica do Texto II, identifique as afirmativas abaixo, em V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) O consentimento informado por escrito protege o paciente contra uma cirurgia não autorizada e protege o cirurgião contra queixas de uma operação não autorizada.

( ) A tricotomia ou rebaixamento de pelos da área a ser operada, deve ser realizada, preferencialmente, na unidade de internação, duas horas antes do procedimento cirúrgico.

( ) O paciente deve ser orientado a esvaziar a bexiga, imediatamente, antes de sua ida para o centro cirúrgico.

( ) A URPA deve ser localizada em área adjacente ao centro cirúrgico, possuindo as mesmas características arquitetônicas da sala de cirurgia.

A sequência correta é:

Alternativas
Q635105 Enfermagem

 Em relação a posição do paciente para o processo cirúrgico, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. 

Posição                             

1. Lateral                 

2. Proclive               

3. Trendelenburg      

4. Prona ou Decúbito Ventral

5. Supina ou Decúbito Dorsal

6. Litotomia


Cirurgias

( ) Cirurgias de ombro, neurocirurgias de fossa posterior, cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgias plásticas de face e nariz, oftalmológicas, cirurgias de mamas.

( ) Cirurgias de joelho, cirurgias de abdômen superior, colectomias, urológicas, gastroplastias.
( ) Cirurgias de cisto pilonidal, vasculares, cirurgias de calcâneos, colangio pancreatografias.

Alternativas
Q507122 Enfermagem
Em relação aos cuidados perioperatórios, marque V para (verdadeiro) e F para (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

(   ) O cuidado pré-operatório cuidadoso e atencioso ajuda a evitar futuras complicações para o paciente.
(   ) A pneumonia hipostática é uma complicação que pode ser evitada com exercícios pós-operatórios.
(   ) O período intra-operatório começa com transferência do paciente para o leito da sala de cirurgia e termina com a admissão na RPA.
(   ) O período pós-operatório estende-se desde o momento em que o paciente deixa a sala cirúrgica até a primeira, e única, visita do cirurgião.
Alternativas
Q266874 Enfermagem
Cirurgias seguras salvam vidas. Esse é um desafio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente. No que diz respeito à realização de “pausa cirúrgica”, que é uma etapa prevista no Protocolo Universal, é correto afirmar:

Alternativas
Q266137 Enfermagem
Um homem de cinquenta e sete anos de idade, com história clínica de dificuldades urinárias há um ano, jato fraco, gotejamento, incontinência e hematúria, foi avaliado pelo urologista, que  programou uma cirurgia da próstata por via endoscópica. Após avaliações, foi necessária cirurgia com remoção aberta, tendo sido realizada prostatovesiculectomia radical retropúbica. Ele encontra-se no primeiro dia de pós-operatório e apresenta frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto, frequência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 86 mmHg e temperatura de 36 ºC. Queixa-se de pequeno incômodo no sítio cirúrgico, sem náuseas, e consegue alimentar-se. Está em uso de sonda vesical de demora com irrigação contínua. A ferida cirúrgica encontra-se ainda coberta com o curativo realizado no centro cirúrgico, mostrando-se molhada de sangue. De acordo com o relato cirúrgico, foi instalado um dreno de Penrose. O paciente encontra-se com dispositivo de acesso venoso periférico. Foram prescritas pelo médico ciprofloxacina 400 mg por via intravenosa e heparina por via subcutânea.

Julgue o item a seguir, relativo à assistência de enfermagem ao paciente do quadro clínico acima descrito.


A conduta cirúrgica utilizada permite abordagem mais completa da próstata, visto que parte da próstata é retirada por meio de incisão na bexiga, proporcionando maior visão dos vasos hemorrágicos.
Alternativas
Q245602 Enfermagem
Tratando-se de cuidados de enfermagem perioperatórios, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: B
6: A
7: B
8: D
9: D
10: A
11: D
12: C
13: A
14: A
15: D
16: D
17: E
18: C