Questões Militares
Sobre aterramentos em engenharia elétrica
Foram encontradas 41 questões
Com relação aos aterramentos elétricos, considere as assertivas a seguir.
I. De maneira geral, quanto maior a umidade do solo, menor a sua condutividade elétrica.
II. O Método da Queda de Potencial (ou Curva de Resistência de Terra versus Distância) e o Método de Frank-Wenner permitem obter diretamente o valor da resistência de aterramento.
III. O tratamento químico do solo consiste em uma estratégia prática de redução da resistência de aterramento que deve ser empregada somente para condições muito específicas.
Assinale a opção que indica as assertivas incorretas.
Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir.
Aterramento tem por finalidade estabelecer uma referência para a rede elétrica e permitir que fluam para a terra correntes elétricas, tais como correntes de raio e descargas eletrostáticas. Um aterramento ______________ é o aterramento de um condutor vivo objetivando o funcionamento correto da instalação. Um aterramento ______________ é destinado a garantir equipotencialidade e ser mantido continuamente durante uma intervenção na instalação elétrica. Um aterramento ______________ é o aterramento das massas e dos elementos estranhos.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
MÉTODOS DE PROTEÇÃO (1) Do ângulo de proteção (2) Das malhas (3) Das esferas rolantes
DESCRIÇÕES ( ) Utiliza a propriedade das pontas metálicas propiciando o escoamento das cargas elétricas para a atmosfera ( ) Baseia-se na delimitação do volume de proteção dos captores de um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, podendo ser utilizados hastes, cabos ou mesmo uma combinação dos dois. ( ) É indicado, para edificações com uma grande área horizontal, onde seria necessária uma grande quantidade de captores do tipo haste, tornando o projeto muito oneroso.
A sequência correta dessa associação é
I. É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino. II. Como medida de proteção individual, é vedado o uso de adornos pessoais nos trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades. III. Todo projeto só deve prever condições para a adoção de aterramento temporário, quando solicitado.
Está correto apenas o que se afirma em
SISTEMAS (1) TN-S (2) TN-C (3) TN-C-S (4) TT (5) IT
CLASSIFICAÇÕES ( ) O ponto de alimentação da instalação é diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a eletrodos de aterramento independentes do eletrodo da alimentação. ( ) O condutor neutro e o condutor de proteção são distintos. ( ) As funções de neutro e de proteção estão combinadas num único condutor em uma parte do sistema. ( ) As funções de neutro e de proteção estão combinadas em um único condutor ao longo de todo o sistema. ( ) O ponto de alimentação não é aterrado diretamente.
A sequência correta dessa associação é
Nos sistemas de aterramento, o esquema TN possui um
ponto de alimentação diretamente aterrado, sendo as massas
ligadas a esse ponto por condutores de proteção. Assinale a
alternativa que contém a afirmação correta com relação aos
esquemas TN’s possíveis.
Sobre o uso de dispositivos de seccionamento e proteção de circuitos, assinale a alternativa com as afirmações corretas.
I – A capacidade de condução de corrente do condutor fase deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor utilizado.
II – Os dispositivos de proteção contra curtos-circuitos podem ter a corrente nominal maior que a capacidade de condução de corrente dos condutores utilizados.
III – Para seccionamento dos condutores de um circuito polifásico, o condutor neutro deve ser seccionado antes dos condutores fase.
Os efeitos térmicos e mecânicos das sobrecorrentes podem danificar a isolação, as conexões e os materiais próximos aos condutores e, por isso, todos os condutores de fase de uma instalação devem ser protegidos contra elas.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre a ligação a terra.
( ) O aterramento de proteção consiste na ligação a terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação, visando à proteção contra choques elétricos por contato direto.
( ) O terminal de terra dos limitadores de sobretensão deve ser ligado a um conjunto interligado, compreendendo todas as massas de instalação e todos os elementos condutores estranhos à instalação dos locais servidos por ela.
( ) O aterramento funcional consiste na ligação a terra de um dos condutores do sistema (geralmente o neutro) e está relacionado ao funcionamento correto, seguro e confiável da instalação.
( ) Toda tubulação PVC deverá ter uma ligação a terra, suficiente para o desvio de correntes estranhas; a resistência a terra em qualquer ponto da tubulação não deve exceder a 30 ohms.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Os diversos esquemas de aterramento diferem entre si em função da situação da alimentação e das massas com relação a terra.
Associe corretamente o esquema de aterramento à sua característica.
ESQUEMAS DE ATERRAMENTO
(1) TN-C
(2) TN-S
(3) TN-C-S
(4) TT
(5) IT
CARACTERÍSTICAS
( ) O condutor neutro (N) e o condutor de proteção (PE) são separados.
( ) As funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor (PEN) ao longo de toda a instalação.
( ) Possui um ponto de alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a pontos de aterramento distintos do ponto de aterramento da instalação.
( ) Não possui nenhum ponto da alimentação diretamente aterrado, no entanto, as massas da instalação estão diretamente aterradas.
( ) As funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor (PEN) em uma parte da instalação.
A sequência correta dessa associação é
COLUNA I 1. Terra de referência 2. Resistência equivalente de aterramento 3. Condutor de ligação 4. Subsistema de aterramento 5. Elevação de potencial de terra
COLUNA II ( ) Condutor empregado para conectar o objeto a ser aterrado ao eletrodo de aterramento ou para efetuar a ligação de dois ou mais eletrodos. ( ) Região na terra, suficientemente afastada do eletrodo considerado, na qual a diferença de potencial entre dois pontos quaisquer, causados pela corrente nesse eletrodo, é desprezível. ( ) É a tensão produzida no eletrodo de aterramento quando este dispersa corrente à terra em relação ao terra remoto. ( ) Parte do SPDA externo destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descarga atmosférica na terra, podendo também estar embutido na estrutura. ( ) Relação entre a elevação de potencial de terra de um eletrodo e a corrente por este injetada no solo.
Assinale a sequência CORRETA.
A Norma Regulamentadora nº 10 – NR 10, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego é documento de observância obrigatória em todas as instalações nas quais exista a presença de profissional regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
A partir da NR 10 pode-se afirmar que
DADOS:
Valores de tangente:
tan(0°) = 0, tan(30°) = (√3)/3, tan(45°) = 1, tan(60°) = √3, tan(90°) = ∞, tan(180°-α) = -tan(α), tan(-α) = -tan(α).
Valores de seno:
sen(0°) = 0, sen(30°) = 1/2, sen(45°) = (√2)/2, sen(60°) = (√3)/2, sen(90°) = 1, sen(90°-α) = cos(α), sen(180°-α) = sen(α), sen(-α) = -sen(α).
Valores de cosseno:
cos(0°) = 1, cos(30°) = (√3)/2, cos(45°) = (√2)/2, cos(60°) = 1/2, cos(90°) = 0, cos(90°-α ) = sen(α), cos(180°-α) = -cos(α), cos(-α) = cos(α).
Transformada de Laplace:
L{f(t)} = F(s), L{exp(-at)} = 1/(s+a), L{1 - exp(-at)} = a/(s(s+a)), L{cos(at)} = s/(s2 +a2 ), L{sen(at)} = a/(s2 +a2).
Resistividade aproximada dos condutores de cobre:
seção transversal de 1,5 mm2 = 10 Ω/km, seção transversal de 2,5 mm2 = 7 Ω/km,
seção transversal de 4 mm2 = 4 Ω/km, seção transversal de 6 mm2 = 3 Ω/km.
Representação de número complexo em forma polar: a∠b onde a é o módulo e b o argumento.
Representação do complemento do valor A: Ā