Questões Militares
Sobre conservação da energia em engenharia elétrica
Foram encontradas 26 questões
Os problemas mais comuns que podem surgir nas instalações elétricas são os curtos-circuitos e a fuga de corrente.
Sobre curto-circuito nas instalações elétricas, avalie as afirmações a seguir.
I. Na corrente simétrica de curto-circuito, a componente cossenoidal da corrente se forma simetricamente em relação ao eixo do tempo.
II. Uma aplicação prática é o dimensionamento da seção dos condutores de malha de terra.
III. A impedância do sistema secundário é aquela que, a partir do transformador abaixador, representa as impedâncias de todos os componentes dos circuitos de tensão.
IV. Os geradores são a principal fonte das correntes de curto-circuito e, para analisar os diferentes momentos das correntes de falta nos terminais do gerador, é necessário conhecer o comportamento dessas máquinas quanto às reatâncias limitadoras.
V. Valores por unidade é um método para simplificar a resolução das questões relativas à determinação das correntes de curto-circuito e uma de suas vantagens é que a potência base é selecionada apenas para parte do sistema.
Está correto apenas o que se afirma em
A correção do fator de potência é o processo de aumentá-lo sem alterar a tensão ou a corrente para a carga original.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Ao observar a figura, nota-se que, em uma carga indutiva, é possível melhorar ou corrigir o fator de potência,
( ) Constatação da ausência de tensão. ( ) Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada. ( ) Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ( ) Seccionamento. ( ) Instalação da sinalização de impedimento de reenergização. ( ) Impedimento de reenergização.
Assinale a sequência CORRETA.
Em instalações industriais, é comum a necessidade de se fazer a correção do fator de potência devido ao uso dos mais diversos tipos de cargas. A correção, naturalmente, depende da natureza do problema. Contudo, mais comumente, os problemas são de natureza indutiva. A correção, nesses casos, é feita com a instalação de um banco de capacitores em local estabelecido por estudos e análises realizados para tais fins. No caso apresentado a seguir, a instalação do banco é feita para a correção de apenas um grupo específico de cargas. Esse grupo é alimentado por uma tensão de 120Vrms e uma corrente de 50Arms. Além disso, absorve uma potência de 3,6kW.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Para elevar o fator de potência do grupo para 0,9, a potência associada ao banco de capacitores, em kVAr,
deve ser de
A figura abaixo trata-se de um circuito elétrico resistivo, isolado de influências externas, em corrente contínua, composto por uma fonte de tensão, uma fonte de corrente e quatro resistências de Ω. Um voltímetro digital ideal, chamado de V1, com seus pólos conectados ao circuito, será utilizado para verificação da tensão entre A e B. Ainda, foram identificados todos os nós do circuito elétrico, nomeando-os como A, B, C, D e E. O voltímetro é ideal e considerando a referência no nó C, resulta em VC = 0 V.
Sabe-se que a potência fornecida por um circuito isolado de influências externas é totalmente consumida dentro do próprio circuito, obedecendo à lei da conservação de energia. Com o intuito de comprovar o balanceamento energético do circuito, calcule:
1. A potência da fonte de tensão de 12 V, PFT, segundo a convenção de potência fornecida negativa e potência consumida positiva.
2. A potência da fonte de corrente de 4 A, PFC, segundo a convenção de potência fornecida negativa e potência consumida positiva.
3. A potência total consumida em conjunto pelas quatro resistências de 1 Ω, Pcargas.
Assinale a alternativa que apresenta as grandezas solicitadas.
DADOS:
Valores de tangente:
tan(0°) = 0, tan(30°) = (√3)/3, tan(45°) = 1, tan(60°) = √3, tan(90°) = ∞, tan(180°-α) = -tan(α), tan(-α) = -tan(α).
Valores de seno:
sen(0°) = 0, sen(30°) = 1/2, sen(45°) = (√2)/2, sen(60°) = (√3)/2, sen(90°) = 1, sen(90°-α) = cos(α), sen(180°-α) = sen(α), sen(-α) = -sen(α).
Valores de cosseno:
cos(0°) = 1, cos(30°) = (√3)/2, cos(45°) = (√2)/2, cos(60°) = 1/2, cos(90°) = 0, cos(90°-α ) = sen(α), cos(180°-α) = -cos(α), cos(-α) = cos(α).
Transformada de Laplace:
L{f(t)} = F(s), L{exp(-at)} = 1/(s+a), L{1 - exp(-at)} = a/(s(s+a)), L{cos(at)} = s/(s2 +a2 ), L{sen(at)} = a/(s2 +a2).
Resistividade aproximada dos condutores de cobre:
seção transversal de 1,5 mm2 = 10 Ω/km, seção transversal de 2,5 mm2 = 7 Ω/km,
seção transversal de 4 mm2 = 4 Ω/km, seção transversal de 6 mm2 = 3 Ω/km.
Representação de número complexo em forma polar: a∠b onde a é o módulo e b o argumento.
Representação do complemento do valor A: Ā
Considere a instalação elétrica monofásica ilustrada na figura a seguir, onde a tensão nominal fase-neutro é de 100 V, os condutores são de cobre e têm características apenas resistivas, com as seguintes seções transversais: 6 mm2 entre o medidor e quadro de distribuição, e 1,5 mm2 entre o quadro de distribuição e as cargas (circuitos 1 e 2). A queda de tensão percentual máxima em relação à tensão nominal no circuito 1 é
Uma indústria possui em sua planta um conjunto de máquinas que consomem 800kW e 600kVAr, respectivamente, de potência ativa e reativa. Supondo que se deseja ter um fator de potência ideal, igual a 1, indique de quanto deverá ser o módulo da reatância capacitiva para realizar essa correção.
É a razão entre a potência utilizada e a potência instalada numa instalação elétrica:
Determine a potência do banco de capacitores necessários para corrigir o fator de potência para 0,92 indutivo de uma instalação de 2.500kW, sabendo-se que o fator de potência original desta instalção é de 0,81 indutivo. Assinale a opção que apresenta a resposta correta.
Dados: arc cos0,92 = 23,074°;
tg 23,074° = 0,426;
arc cos0,81 = 35,904°;
tg 35,904° = 0,724.