Questões Militares
Sobre conservação da energia em engenharia elétrica
Foram encontradas 26 questões
Os problemas mais comuns que podem surgir nas instalações elétricas são os curtos-circuitos e a fuga de corrente.
Sobre curto-circuito nas instalações elétricas, avalie as afirmações a seguir.
I. Na corrente simétrica de curto-circuito, a componente cossenoidal da corrente se forma simetricamente em relação ao eixo do tempo.
II. Uma aplicação prática é o dimensionamento da seção dos condutores de malha de terra.
III. A impedância do sistema secundário é aquela que, a partir do transformador abaixador, representa as impedâncias de todos os componentes dos circuitos de tensão.
IV. Os geradores são a principal fonte das correntes de curto-circuito e, para analisar os diferentes momentos das correntes de falta nos terminais do gerador, é necessário conhecer o comportamento dessas máquinas quanto às reatâncias limitadoras.
V. Valores por unidade é um método para simplificar a resolução das questões relativas à determinação das correntes de curto-circuito e uma de suas vantagens é que a potência base é selecionada apenas para parte do sistema.
Está correto apenas o que se afirma em
A correção do fator de potência é o processo de aumentá-lo sem alterar a tensão ou a corrente para a carga original.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Ao observar a figura, nota-se que, em uma carga indutiva, é possível melhorar ou corrigir o fator de potência,
Em instalações industriais, é comum a necessidade de se fazer a correção do fator de potência devido ao uso dos mais diversos tipos de cargas. A correção, naturalmente, depende da natureza do problema. Contudo, mais comumente, os problemas são de natureza indutiva. A correção, nesses casos, é feita com a instalação de um banco de capacitores em local estabelecido por estudos e análises realizados para tais fins. No caso apresentado a seguir, a instalação do banco é feita para a correção de apenas um grupo específico de cargas. Esse grupo é alimentado por uma tensão de 120Vrms e uma corrente de 50Arms. Além disso, absorve uma potência de 3,6kW.
Para elevar o fator de potência do grupo para 0,9, a potência associada ao banco de capacitores, em kVAr,
deve ser de
No circuito abaixo, os instrumentos de medição são ideais. Os valores lidos pelo amperímetro e pelo voltímetro são, respectivamente, de 40A e 250V. A medição feita com o wattímetro é de 8kW. As cargas 1, 2 e 3 são motores instalados em um certo local.
Em relação à carga 4, sabe-se apenas que é de natureza capacitiva.
Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.
Considerando as informações apresentadas, a potência aparente fornecida pela rede elétrica é de
( ) Constatação da ausência de tensão. ( ) Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada. ( ) Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ( ) Seccionamento. ( ) Instalação da sinalização de impedimento de reenergização. ( ) Impedimento de reenergização.
Assinale a sequência CORRETA.
A figura abaixo trata-se de um circuito elétrico resistivo, isolado de influências externas, em corrente contínua, composto por uma fonte de tensão, uma fonte de corrente e quatro resistências de Ω. Um voltímetro digital ideal, chamado de V1, com seus pólos conectados ao circuito, será utilizado para verificação da tensão entre A e B. Ainda, foram identificados todos os nós do circuito elétrico, nomeando-os como A, B, C, D e E. O voltímetro é ideal e considerando a referência no nó C, resulta em VC = 0 V.
Sabe-se que a potência fornecida por um circuito isolado de influências externas é totalmente consumida dentro do próprio circuito, obedecendo à lei da conservação de energia. Com o intuito de comprovar o balanceamento energético do circuito, calcule:
1. A potência da fonte de tensão de 12 V, PFT, segundo a convenção de potência fornecida negativa e potência consumida positiva.
2. A potência da fonte de corrente de 4 A, PFC, segundo a convenção de potência fornecida negativa e potência consumida positiva.
3. A potência total consumida em conjunto pelas quatro resistências de 1 Ω, Pcargas.
Assinale a alternativa que apresenta as grandezas solicitadas.
É a razão entre a potência utilizada e a potência instalada numa instalação elétrica:
( ) O nível de tensão acima do nominal traz consequências positivas para o fator de potência. ( ) Motor de indução operando em vazio é prejudicial para o fator de potência das instalações. ( ) Transformadores superdimensionados são prejudiciais para o fator de potência das instalações.