Questões Militares Sobre transformador de corrente em engenharia elétrica

Foram encontradas 30 questões

Q1057983 Engenharia Elétrica
A impedância que aparece no primário de um transformador devido a uma carga ligada ao secundário e cujo valor é determinado pela relação de transformação, é chamada de
Alternativas
Q993963 Engenharia Elétrica
O transformador de corrente (TC) é um equipamento capaz de reduzir a corrente que circula no seu primário para um valor inferior no secundário, compatível com o instrumento registrador de medição. A característica do TC do tipo enrolado é que
Alternativas
Q895243 Engenharia Elétrica
Na realização de medidas elétricas nos sistemas de potência, é muito comum o emprego de dois tipos especiais de transformadores para a realização dessas medidas. Um deles é o Transfomador de Potencial (TP) e o outro é o Transformador de Corrente (TC). Embora sejam na prática transformadores e se fazem uso dos mesmos princípios empregados nos transformadores largamente empregados na energia elétrica, eles são diferenciados para otimizar a sua finalidade de medição.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre TPs e TCs.
( ) Os TPs têm a característica de manter eletricamente conectados o primário de alta tensão e o secundário de baixa tensão, colaborando com a segurança nas medições. ( ) Os TCs possuem enrolamentos primário e secundários com fraco acoplamento magnético, enquanto os TPs possuem enrolamentos com forte acoplamento magnético. ( ) Tanto TCs quanto TPs tem a finalidade de reduzir o módulo da grandeza elétrica a ser medida, sem alterar a forma de onda, a natureza elétrica e tampouco a frequência do sinal. ( ) Os TCs têm de permanecer com o secundário sempre em circuito fechado de baixa impedância (curto-circuito), característica essa normal dos amperímetros de medição, sob pena de se desenvolverem tensões elevadas nos enrolamentos de secundário.
Marque a alternativa com a sequência correta.
Alternativas
Q821530 Engenharia Elétrica

“O Transformador de Corrente (TC) para serviço de medição é um equipamento capaz de reduzir a corrente que circula em seu primário para um valor inferior no secundário, compatível com o uso ligado a instrumentos de medição.” (MAMEDE FILHO, 2007, p. 401- adaptado)

Sobre o TC para serviço de medição, marque a alternativa correta.

Alternativas
Q695265 Engenharia Elétrica
Um TC (Transformador de Corrente) possui um fator de sobrecorrente de 20. Qual é a máxima carga que se pode conectar ao secundário do TC classe 10H400, cuja relação é 600/5 A?
Alternativas
Q691373 Engenharia Elétrica

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da assertiva a seguir.

“Nos transformadores, a imobilidade de suas partes componentes prejudica a ________ do calor, que resulta das ________ no cobre e no ferro”.

Alternativas
Q691372 Engenharia Elétrica

Leia atentamente a afirmação abaixo.

“O líquido isolante de um transformador, a fim de executar devidamente suas funções deve possuir determinadas características importantes”.

Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas características.

Alternativas
Q668549 Engenharia Elétrica
O líquido mais conveniente e universalmente empregado em um transformador é o óleo
Alternativas
Q660373 Engenharia Elétrica

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Todo _________________ é constituído de um núcleo e de pelo menos um ___________________ (_____________ - primário; ______________________ ou saída).

Alternativas
Q660360 Engenharia Elétrica

Sobre as prescrições que se aplicam aos transformadores de corrente, leia as proposições abaixo.

I. Os valores limites térmicos de corrente de curta duração de um transformador devem ser escolhidos em função do valor máximo da corrente de curto-circuito presumida no local onde o transformador é instalado e do eventual poder limitador do dispositivo de proteção contra os curtos-circuitos.

II. Os transformadores de corrente destinados às medições devem ser escolhidos de tal maneira que os aparelhos de medição que eles alimentam não sejam danificados quando a corrente secundária atinge o valor da corrente de curto-circuito no ponto de instalação.

III. Os transformadores de corrente destinados a proteção devem ser escolhidos de modo que seu fator limite de precisão seja suficientemente elevado para que os erros de corrente em caso de curto-circuito não sejam muito grandes.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Q660348 Engenharia Elétrica

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Os _______________ devem ser, de preferência, alimentados por intermédio de _______________ de enrolamentos ______________.

Alternativas
Q660329 Engenharia Elétrica

No que diz respeito ao transformador de três enrolamentos, leia as proposições abaixo.

I. Transformadores com três ou mais enrolamentos, conhecidos como transformadores de múltiplos enrolamentos ou de múltiplos circuitos, são usados frequentemente para interconectar três ou mais circuitos que podem ter tensões diferentes.

II. O transformador de múltiplos enrolamentos custa mais e é mais eficiente do que um número equivalente de transformadores de um enrolamento.

III. Os transformadores com um primário e múltiplos secundários são encontrados frequentemente em fontes de alimentação CA de saídas múltiplas para aplicações em eletricidade.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Q655449 Engenharia Elétrica
Sabendo que a relação de tensão de um transformador é 1/50, qual a tensão no secundário se aplicarmos uma tensão de 12Vca no primário?
Alternativas
Q655447 Engenharia Elétrica
Qual a corrente nominal de saída de um transformador monofásico ideal abaixador de 120kVA e 240V/120V?
Alternativas
Q655444 Engenharia Elétrica
Considere um transformador ideal com os seguintes dados: tensão no primário 110Vca; tensão no secundário 440Vca; 400 espiras no enrolamento secundário. Qual o número de espiras no enrolamento primário?
Alternativas
Q654345 Engenharia Elétrica
Qual a razão de espiras de um transformador usado para casar uma carga de 500kΩ no primário com uma carga 20kΩ no secundário?
Alternativas
Q654294 Engenharia Elétrica
Num transformador, considere N1 o número de espiras do enrolamento primário e N2 o número de espiras do enrolamento secundário. Se a relação N2/N1 for maior que 1 (um), podemos afirmar que o transformador é
Alternativas
Q654291 Engenharia Elétrica
Em um transformador, quando o enrolamento secundário (N2) tiver mais espiras que o enrolamento primário (N1), a tensão induzida no enrolamento secundário é __________ que a tensão no primário.
Alternativas
Q653264 Engenharia Elétrica

A respeito de transformadores, avalie se as afirmações abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As perdas por correntes parasitas são denominadas perdas no cobre e correspondem à potência total perdida nos enrolamentos primário e secundário do transformador.

( ) A perda por histerese representa uma parcela das perdas que ocorrem no núcleo de um transformador.

( ) A perda no cobre dos dois enrolamentos pode ser medida por meio de um wattímetro. O wattímetro é inserido no circuito do primário do transformador enquanto o secundário é aberto.

Alternativas
Q653219 Engenharia Elétrica

Considerando as premissas relativas a transformadores, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

(1) Produz o fluxo magnético e alimenta as perdas por histerese e por correntes parasitas no núcleo.

(2) São correntes induzidas que circulam no material do núcleo de um transformador resultando em perdas.

(3) Está atrasada em relação à tensão aplicada ao primário de 90°.

( ) Corrente de Foucault

( ) Corrente sem carga

( ) Corrente de magnetização

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: D
5: A
6: D
7: B
8: D
9: D
10: C
11: D
12: A
13: D
14: D
15: A
16: A
17: B
18: A
19: D
20: D